A PAIXÃO DE CRISTO EM BONITO BAHIA


 O grupo teatral BONARTES da cidade de Bonito Bahia localizado na Chapada Diamantina, apresentou nesse dia 27 de março de 2013 dia mundial do teatro, que, ja foi a comemoração do grupo para o dia, o grande espetáculo montado pelo grupo A PAIXÃO DE CRISTO, a peça foi marcada naquela comunidade desde sua primeira versão, tendo essa como a oitava. O grupo emocionou todos os munícipes que esteve presente ali formando um público de mais ou menos mil pessoas encantada e se locomovendo entre os quatro cenários da produção do evento.
 O BONARTES esteve em seu oitavo espetáculo da Paixão de Cristo dessa vez trilhando entre quatro cenário circulando em duas praças de Bonito. O grupo tem uma agenda marcada com mesmo trabalho para outras cidades carregando um vasto elenco entre as atrizes e os atores que dão um encanto de emoção durante o espetáculo.

Para ver as fotos da peça em Bonito CLICK AQUI

ORAÇÃO A DIONÍSIO (REFLEXÃO DO TEATRAL)

A  arte nasce como desabafo do fenômeno de sofrimento da alma. Expelindo um concreto que vem de dentro de um abstrato sofrimento da alma, a ansiedade de aliviar esses sentimentos o ser busca as diversas forma de demonstrar esse desabafo. Assim foi também com artes cênicas em seu surgimento, a tentativa desesperançosa em busca da alegria para aliviar as dores do espírito, claro que para tanto ainda vindo do berço grego dar se atribuição á um deus, o Deus Dionísio, como para todo deus tem ás suas preces aqui também uma ao Deus do vinho, da colheita e da fertilidade onde seus cultos (ditirambos) dá origem o que hoje mundialmente é o teatro.



ORAÇÃO Á DIONÍSIO
Ó grande Dionísio
Como sonho evocando lembranças da tua era
Evolui entre nós
A beleza da arte que consagrou a tua aparição entre os mortais
Como Deus da inovação e da regeneração
Tornai como sempre livres as expressões
Desinibe os sentimentos abafados pelos conceitos
Tornai como Mênades todas às represarias
Trazei de volta o prazer, a vida, a fartura
Tornais os palcos como o tímeles da tua presença
Refloresceis os corações e frutificai as almas
Tocai grande Dionísio!
No coração de cada ator em tua honra
Rejuvenesceis os seres
E envelheceis os preceitos caducos
Pois esta é a tua época
Floresce o gozo, o prazer entre os homens e as mulheres
Ultrapassando as fronteiras
Que nos separa da nossa natureza
Protegei o teatro tua casa e o teu meio
Que entre as trupes sejam sempre primaveras e outonos
Eleva toda fartura
Pois agora Dionísio é a tua época
Demonstra tua presença
Que o canto e a mímica expresse o inaudito
E que o sonho do prazer torne realidade.

NALDÃO.ARTES


CASA DA CULTURA DIONÍSIO ARTES JACOBINA


 Na cidade de Jacobina no interior da Bahia, foi aberta e comemorada antecipadamente nesse sabado dia 23 de março de 2013, a "CASA DA CULTURA DIONÍSIO ARTES" criada pelo "GRUPO DE TEATRO DIONÍSIO ARTES".
 Em comemoração ao dia mundial do teatro que será no dia 27 do referido mês, o Grupo de Teatro Dionísio Artes comemorou com arte e cultura antecipadamente, e, foi repleto de espetáculos começando ás 10 horas com o grupo de clown "TRUPE ALUADOS", logo depois recitais poéticos com as crianças do curso de teatro, Mario, Rosa, Farias e Naldão. No final da tarde começou com a "FILARMÔNICA JUVENIL RIO DO OURO" e logo depois mais recitas com as crianças do curso de teatro, Mario e Rosa além de cenas curtas com Farias e apresentação pela própria poetisa, do livro que foi tema das poesias declamadas pelas crianças.

 Depois foi o espetáculo, "A PAIXÃO DE CRISTO" interpretado pelo grupo de teatro Dionísio Artes. A representação foi marcada pela qualidade cênica dos atores e atrizes que se emocionaram juntos com o público das cenas fortes desde a ultima Seia até a ressurreição.

 No elenco da peça tinha grande homens que lutam pelo crescimento da cultura de Jacobina tais como Ubirajara Santos (bira radialista) e Corin Alvarenga, (produtor de cine vídeo), o espetáculo foi criado e dirigido pelo professor Mário Silva tendo como parceira e atriz sua esposa Rosa Maria.
 Foi uma representação onde se viu cerca de mais ou menos quinhentas pessoas se emocionando, tornando público o anseio pela arte cênica da cidade de Jacobina.

VEJA AS FOTOS

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...