O QUE É O ANFITEATRO?

 Anfiteatros são arenas arredondadas como forma geométrica do Coliseu de Roma. 

 Desde a antiga Grécia que já era formada grandes circunferencias para espetáculos de diversões, e nessa dado o nome de ANFITEATROS que em grego quer dizer ANPHITHEATRON, para ser visto de ambos os lados, ANPHI= ambos lados, geral e THEATRON= para ser visto, ao alcance da visão.

Na Grécia essas formas arredondadas eram para as festas, espetáculos, rituais  e demais aglomerações onde a multidão teria que ter um ponto específico de atenção. Quando chega em Roma era dado mais aos grandes combates de gladiadores contra animas selvagens e até mesmo se gladiarem entre si, essa era a animação do povo romano na época.

Hoje em dia o maior e mais histórico original anfiteatro é o Coliseu, depois dele, a política da Romatização aos povos conquistados fez com construíssem grandes arenas, circos, fóruns, templos e teatros na mesma forma do coliseu. Por isso os circos, os Anfiteatros tem sua mesma característica: uma arquibancada voltada para o mesmo ponto que é o palco.

 As peças de teatro de rua também segue com essa mesma tendência, que quando o público fica em torno dos atores que estão representando, quando ainda o grupo é mais organizado e a peça é de classificação livre, coloca as crianças na frente e os adultos a traz para melhorar a visão de ambos, ou, pede-se que as pessoas que estão na frente se agachem para dar a mesma forma de uma fileira de traz mais alta que a da frente em busca da visão para todos.


DADOS DE PESQUISAS WEB 
E BIBLIOTECA PÚBLICA CARNEIRO RIBEIRO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...