LAMPARINAS DO SERTÃO, finalista do Prêmio Itaú UNICEF 2017, em sua 12ª Edição.
O Grupo Cultural LAMPARINAS DO SERTÃO tem a satisfação em divulgar que o projeto "SER TÃO CÊNICO: O artista nasce na escola" é um dos 96 finalistas do Prêmio Itaú Unicef, entre mais de 1.600 projetos candidatos. A Bahia tem mais 2 projetos finalistas, além do Projeto do Lamparinas.
O Lamparinas do Sertão concorre nacionalmente por sua parceria cultural e educativa com a Escola Municipal de 1º Grau de Lagoa da Boa Vista, através de oficinas de teatro e incentivo a leitura para crianças entre 8 e 12 anos.
As oficinas do referido projeto foram pensadas, planejadas e aplicadas com o intuito de possibilitar o desenvolvimento criativo e motriz por meio de momentos de pintura e maquiagem, confecção de máscaras, desenho e confecção cenário e figurino, criação coletiva e encenação de textos teatrais. Momentos esses, diretamente estimulam a sensibilidade aos sentimentos e expressões, às causas sociais como organizar e expressar suas ideias e opiniões, o falar em público com firmeza e propriedade.
Diante disso, vale ressaltar o caso da aluna Tamara Kauanny, que chegou ao programa com muitas dificuldades e receios em participar dos momentos propostos, isso devido à extrema timidez. Um momento envolvendo tal aluna e que vale ser lembrado, ocorreu um ano antes do início do Mais Cultura, no Festival de Música - evento organizado anualmente pela escola parceira - no qual, devido ao nervosismo, a discente não conseguiu cantar a canção que havia preparado, demonstrando-se muito frustrada diante da situação. Contudo, ao ser inserida no projeto "Ser tão cênico: o artista nasce na escola" conseguimos observar e avaliar uma evolução contínua com o passar das aulas, uma vez que a passou a participar efetivamente dos momentos, tanto que se saiu muito bem no teste de escolha dos personagens para o espetáculo "Feiurinha, minha flor", com a personagem Cinderela Encantado, uma das princesas. Diante disso, esse foi considerado por toda equipe de execução do projeto, um caso de muito sucesso. Ao fim da estreia do espetáculo, a aluna, juntamente com toda família, em especial a mãe se demonstraram claramente emocionadas e satisfeitas com o resultado.
Atualmente, o empoderamento de Tamara Kauanny, se firma cada vez mais, já que ela se tornou um dos membros da Associação Comunitária Grupo Cultural Lamparinas do Sertão e tem se demonstrado assídua e participativa.
A festa de premiação foi nesse dia, 14/11/2017, em Recife-PE.
FONTE DE: RÔMULO LOPES