CONVOCATÓRIA PARA O CMPC DE MORRO DO CHAPÉU


A secretaria de municipal de cultura de Morro do Chapéu convoca todos os agentes culturais do município, sede e interior para uma plenária em que será discutida o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) do município. para esse passo importantíssimo que é para os fazedores de cultura da cidade, a plenária está marcada para o dia 25 deste mês de janeiro ano 2020 na Casa da Arte as 9 (nove) horas.

Uma oportunidade para atores, dançarinos, músicos, artistas plásticos, artesãos, manifestadores tradicionais, confeiteiros (a), produtores culturais, entidades e demais fazedores da cultura morrense se manifestar sobre sua atividade, conhecer a importância da participação popular nas políticas de base na sua área, dar sugestão sobre os atos coletivos e públicos e tem diversas outras oportunidades em fazer parte dessa plenária.

É o momento de saber também o que é e como funciona o conselho de políticas culturas, formar as câmaras técnica ou diretorias dos seguimentos culturais e formar o colegiado para ter a eleição 30 dias pós publicação como reza a lei.

OS COLETIVOS CULTURAIS JUNTO A SECRETARIA DE CULTURA DE MORRO DO CHAPÉU ESPERA A PRESENÇA DE TODA A COMUNIDADE MORRENSE NESSE ATO

DIA DOS SANTOS REIS OU REISADO


Segundo a tradição evangélica o Dia de Santos Reis aconteceu entre o dia 5 de janeiro para o dia 6, quando os três reis magos vindo do oriente visitaram o menino jesus recém nascido. Essa data no Brasil é comemorada com o nome de reisado, esse nome veio com a colonização portuguesa em que os africanos foram os que mais embelezaram e mantiveram a tradição até os dias de hoje. É comemorado com festas de sambas, chulas, batuques, comidas típicas de cada região, com músicas que se fundem ou se diversificam de uma mesma origem católica e passa nas famílias de pais para filhos.

Um dos sentidos do reisado é a adoração ao presépio que representa o nascimento de Jesus, as música tanto cantam ao presépio quanto ao menino Jesus. Essa é uma preocupação dos meios culturais com a continuação dos reisados, que para isso não pode acabar a tradição de fazer as lapinhas ou os presépios. É uma questão que tende a se acabar com a proliferação de outras atrações que faz esquecer inclusive as tradições religiosas de fé.

Em Morro do Chapéu Bahia é forte essa tradição do reisado tanto na sede do município quanto em suas localidades rurais com os seus diversos grupos. A preocupação é também a mesma das organizações culturais, a falta dos presépios já que os reisados cantam para essas montagens como um ato de fé, sem as "lapinhas" como são chamados os presépios, os reisados perdem o sentido.

As comunidades católicas e os reverendos dessa doutrina cristã precisam se atentar e estimular mais aos fieis a construção das lapinhas e os convites dos reiseiros para essa prática que mistura entre liturgia e arte. É um dos mais belos rituais brasileiros que acontecem todo ano pegando entre o dia 26 de dezembro ao dia 06 de janeiro, tem lugar que essa data varia.





CLICK NA IMAGEM

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...