31 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DA POESIA BRASILEIRA



No dia 31 de outubro é comemorado no Brasil o dia da poesia, a data foi escolhida em homenagem ao grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Drummond nasceu no dia 31 de outubro na cidade de Itabira de Mato de Dentro no estado de Minas Gerais no ano de 1902. A homenagem foi instituída pelo projeto de lei 13.131, por isso se tornou oficial no ano de 2015.


Antes dessa data era comemorado o dia do poeta no dia 14 de março em homenagem ao poeta  Antônio de Frederico Castro Alves, porque também Castro Alves nasceu nessa data e foi um grande poeta do Romantismo, que teve sua trajetória marcada depois quando começou escrever poesia em favor dos negros escravizados. O problema é que o dia 14 março da poesia não foi oficializado por lei como o dia 31 de outubro.

Ambos poetas são bons, cada qual com uma forma e história diferente. Drummond escrevia mais sobre o cotidiano, Castro Alves escrevia sobre amores e depois começou escrever junto o sofrimento do negro escravizado diante o chicote e as péssimas condições dentro dos navios negreiros, são de período literário diferentes Drummond do Modernismo e Castro Alves do Romantismo.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...