VALORIZAÇÃO DO ATOR

É NOTÓRIO EM QUALQUER ESFERA DA SOCIEDADE BRASILEIRA VARIAS OPINIÕES REFERENTES AO ATOR.
 O ATOR É UM ARTISTA QUE SE DEDICA NA ARTE DA DRAMATURGIA, INTERPRETANDO TODOS E QUALQUER PERSONAGEM, PARA MELHOR RETRATAR A PESSOA ESPECTADORA COISAS DA VIDA QUE IDENTIFICA COM ELA MESMA.
 O ATOR MOSTRA PARA O MUNDO SUA PROPRIÁ CARA DE FORMA SUAVE OU CONTUNDENTE, É DESSA FORMA QUE SE DEVE VER A FUNÇÃO DO ATOR, UM INFORMADOR, FORMADOR DE OPINIÕES, UM PROFESSOR DO SÉRIO DENTRO DE CADA UM DE NÓS.

Á SEGUIR UM APANHADO DE FOTOS REFERENTES A ARTE DE ENCENAR E SEUS ENCENADORES DO FACE BOOK DE LÚCIO LIMA.













CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Atenção artistas e proponentes de qualquer seguimento cultural, é informada pela coordenadora do macro territória da cidade de Irecê, que está aberta a pré-inscrição para a oficina de elaboração de projetos do Qualicultura. Esta atividade é fruto de um convênio entre a SECULT e o  SEBRAE, atendendo aos apelos dos agentes culturais nas conferências Territoriais e Estadual. Se organizem e inscrevam-se.    (Maria Ribeiro)

Tendo em vista que parte do dinheiro destinado á cultura para a região as vezes volta, por falta de projetos ou por falta de conhecimento de como se inscreve tais projetos nos órgãos públicos, o atendimento desse apelo feito pelos argentes reforça e supre a necessidade e dificuldade que temos para concorrer aos editais, fazendo propostas áptas ás exigencias cobradas em tais editais.    (Naldão)


fonte da secult proveniente do e-mail de
Maria Ribeiro
Coordenação de Macro Território
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Superintendência de Cultura.

74 8109 8871/9123 4970

PROJETO NORDESTINAÇÃO





Á toda a sociedade morrense, o projeto de Cordel e Xilogravura é uma iniciativa dos artistas Léu escultor, Gilmar desenhista e Naldão. Artes.
 O projeto tem como objetivo disseminar a arte do cordel e da xilogravura em toda a sociedade através de cursos nessas áreas ministrados por Naldão, Léu e Gilmar. Os cursos terão um apanhado da história de cada arte (CORDEL E XILOGRAVURA), depois técnicas de como se pratica as mesmas. As aulas estão previstas para as escolas Teotônio Marques Dourado Filho, Chave do Saber e colégio estadual Jubilino Cunegundes a partir do dia 19 de novembro de 2012, das 18 ás 19 horas. Os objetivos gerais e específicos dos dois cursos busca desenvolver a criatividade de cada individuo através da xilogravura e da promoção ao desenvolvimento e criação da literatura de cordel com temáticas relacionadas á diversidade de cultural, regional, folclórica e espiritual.
 Com a duração de 6 (seis) meses, será montado um espetáculo teatral com cordel e mostra das xilogravura, que será apresentado á toda a sociedade como culminância do projeto, as obras apresentadas serão criadas pelo próprio alunado durante o período de aula.
Será de direito á toda e qualquer pessoa com idade mínima de 12 anos para cordel e 16 anos para esculpir as placas da xilo que são talhadas em madeiras.
 Esse projeto tem o total apoio da Funarte através do edital “MICRO PROJETOS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO”, e os parceiros para sua realização como as escolas aqui mencionadas neste informativo direto e as pessoas que se dispuseram de ajudar direto ou indiretamente para sua execução.



DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...