COMO SERÁ A CULTURA COM O NOVO PRESIDENTE ELEITO JAIR BOLSONARO?


No dia 28 deste mês de outubro 2018, foi eleito novo presidente do Brasil com o voto livre do povo no exercício da democracia. Entre todos os 13 candidatos do primeiro turno foram os mais votados Fernando Haddad do PT e Jair Bolsonaro do PSL, passando esses para a segunda disputa de forma mais enxuta no processo, sendo a segunda votação no dia 28 do referido mês, tendo assim eleito o então Jair Bolsonaro o maior percentual dos votos livres entre todos os eleitores cidadãos brasileiros.

E como será a cultura nesse novo governo que começa a partir de janeiro de 2019?

Bolsonaro atacou duramente algumas iniciativas públicas voltadas para os diversos enfrentamentos, inclusive na cultura artística diversificada, como por exemplo a lei Rounet, parecendo um ar de zombaria em um vídeo dentro de um carro, ele falava em colocar o ator Alexandre Frota como ministro da cultura, em tempo que que o mesmo falava em extinguir o ministério da cultura, depois o próprio Bolsonaro desfez dos primeiros discursos falando outras forma contrárias do que já tinha dito, que iria fazer uma reorganização no campo cultural do país. Não somente na cultura mais em diversas outras questões. O presidente recém eleito começou dizendo em discurso de uma forma e depois ele mudou as falas para a forma contrária nas etapas finais da sua campanha.

Fica uma dúvida na concepção de muitos artista que vinha com uma grande movimentação criada nos últimos 10 anos do governo passado, em que foram criado diversas iniciativas para grupos pequenos com as políticas de territórios de identidade, com editais nacionais, estaduais e até municipais, com programas voltados para arte e cultura, com leis de incentivos, com medidas que vinha para ser valorizada principalmente as linguagens regionais tradicionais e diversas outras que foram construídas durante um tempo em que o Brasil procura se ajustar com o povo menos favorecido, não somente na cultura como em diversas questões sociais.

A dúvida é... o que será que deve acontecer a partir de janeiro quando Jair Bolsonaro tomar posse? Se ele mal dizia das diversas iniciativas públicas sociais mas teve algumas conversas que ele depois desdisse? Qual a segurança se deve ter? Porque depois do anuncio de vitória ele disse que iria governar para todos os brasileiros, porém, seus discursos não condisseram com esse sentido.

Fica uma insegurança na maioria dos artistas, principalmente nos artistas que não são empresas, nem de grande escalão nacional e que vem povo humilde, que faz a arte por gosto e por tradição de seus costumes, que as diversas iniciativas pública do país vinha dando o suporte obrigatório por lei, leis essas conquistada pelos próprios artistas.




O QUE VOCÊ ACHA? DEIXE SEU COMENTÁRIO NA CAIXA DE COMENTÁRIOS

IMAGENS DA INTERNET

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...