DOMINGO CULTURAL NO PÓ SÓ


Nesse domingo dia 05 foi uma tarde de grande manifestação cultural na pousada e churrascaria Pó Só, teve um encontro de nome DOMINGO CULTURAL NO PÓ SÓ em que reuniu diversos artistas de música, teatro,  poesias e cine vídeo. 

O encontro foi para ser entregue os certificados do  M.arte (Morro em Arte), projeto com oficinas de Música, Teatro, e Poesia, realizado do dia 8 ao dia 12  de janeiro desse ano, organizado pela UFOBA, CEPAC, Secretaria de Municipal de Cultura de Morro do Chapéu e o mandato coletivo da professora e vereadora Sheila Cristina. Nesse evento participou pessoas do mundo da arte das cidades de Bonito Bahia e Morro do chapéu Bahia.

Para a entrega dos certificados mais do que justo uma apresentação dessas linguagens em que ficou com uma aparência de culminância, mesmo sendo que a culminância foi no dia 12 de janeiro no final das oficinas. Dessa vez foi uma celebração da entrega dos certificados em que se apresentou além de outros diversos: 

  • GRUPO CHAPADA CLÃ - POESIA
  • GRUPO ENCENAÇÕES - POESIA E TEATRO
  • GRUPO DE ANIMAÇÃO TEATRAL OS RISOLETOS - POESIA
  • JAILDA MIRANDA - POESIA E MÚSICA
  • EULER - MÚSICA
  • SHAOLIN - MÚSICA
  • BANDA CALANGO PRETO - MÚSICA
  • VENTURA FILMES - FILME ICÓ
  • BANDA EXPRESSÃO RASTA MÚSICA 

Além de vários outros com também outras manifestações, entre essas outras manifestações, a principal, o próprio espaço da pousada e churrascaria Pó Só que é um grande memorial de Morro do Chapéu, constituído pelo seu proprietário Oldegar mais conhecido por Dega do Pó Só, em seus conjuntos de fotos molduradas tem desde personagens de diversas áreas a artistas antigos que já passou pela histórica pousada como Raul Seixas, Valdic Soriano, Amado Batista, Antonio Carlos Magalhães, além de outros ainda mais atuais que passa pela pousada e Dega pede pra tirar uma foto para o seu memorial. 



O evento gratuito foi casa cheia, durou a tarde toda chegando ao início da noite, o público presente mesmo já quase no final mas manteve toda energia com o som da Banda Expressão Rasta que tocou muito reggae e rock in roll, tocou músicas de um tempo outrora que relembrou o passado de muitas pessoas mais experientes presente.




II ENCONTRO DE CACHEADOS



Nesse domingo dia 05 houve o segundo  encontro das Empoderadas e dos Empoderados na praça da Minerva ou praça do Mercado Cultural como é chamada popularmente,o nome oficial da praça é Augusto Públio.

O evento EMPODERA é uma forma de valorização da caracterização negra, de uma educação dentro desse parâmetro; vendo, descobrindo e mostrando a beleza dos cabelos cacheados onde meninas e meninos ficaram lindas e lindos com sua natureza tão esbanjada através de sua beleza que são as vezes reprimidas pela industrias da moda cosmética mercadológica em que impõe um padrão ignorando essa beleza negra, ou enxerga essa beleza, impõe um outro padrão para venda de seus produtos. Em detrimento do valor moral, esses padrões são de curto prazo para dar lugar ao próximo, enquanto a beleza negra é perpétua.

Um dos destaques dessa versão do encontro foi a quantidade de crianças que fizeram os penteados, sendo assim, as crianças já aprendem esse valor cedo, em que conscientiza sobre fisionomia natural, vendo que não é menor nem maior que qualquer outra. A cabeleireira foi Fernanda Correia, contribuindo com o projeto EMPODERA nesse enaltecimento dessa representação de um povo na sociedade.

PARA VER MAIS FOTOS CLICK AQUI

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...