LITERATURA DE CORDEL


 A literatura de cordel nasce no Brasil no século XVIII proveniente de Portugal. O nome cordel vem do pais de origem quando que os portugueses penduravam os livretos em cordões, fios ou cordas na frente das lojas ou nas ruas. A sua origem é desde o século XVI quando no renascimento popularizou-se a poesia escrita e principalmente os relatos impressos.
 No Brasil não prevalece os livretos em cordões mas mantem o nome, aqui, geralmente são expostos em barracas, malas, lonas ou são vendidos nas mão dos próprios autores o que enriquece muito sua popularidade. Outros fatores que torna o cordel brasileiro mais ainda popular, é que seus autores declamam, apresentam de forma melódica, interpretativa com bastante dinamismo e hoje em dia são muito apresentados nos teatros além de ser muito forte na música. 
 Seu conteúdo é bem seleto da cultura nordestina brasileira, os estados mais frequente são Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia e Alagoas. Neles são relatados desafios, paixões, aventuras, lendas, religiosidades, festas, políticas, mortes, heroísmos, milagres, vida dos cangaceiros, fábulas e outros.

 A cultura do cordel no Brasil se funde com a cultura do REPENTE, conhecido também como DESAFIO. 
 O repente é um estilo de desafio da tradição folclórica brasileira. Sua origem é da hera dos trovadores medieval. Seu modelo é muito complexo, existem vários estilos como martelo agalopado com dez versos e um mote acompanhado de vários instrumentos musicais como pandeiro, violão e acordeon, coco embolado acompanhado com os mesmo instrumento e ou rabeca. Tem varias métricas e segue um padrão no qual é chamado de trova entre os dois repentistas que por tradição no final sem perder a métrica acabam fazendo as pazes.
No repente os relatos se diferem, geralmente falam dos imigrantes do semiárido para os grandes centros, do amor á terra natal, dos abandonos inclusive políticos, da modernização dos costumes. Em sua forma de desafio com a PAJADA (repente cantado) em abbaaccddc, décima espinela, galope á beira mar, oitava quadrão e martelo respondido.
LEIA CORDEL!
CLIK NOS LINKS Á SEGUIR

ENCONTRÃO DO RETRATE


Neste sábado dia 22 de setembro de 2012, houve em salvador Bahia o encontrão do RETRATE Interior organizado pelo SATED Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos em Espetáculos de diversões do Estado da Bahia e pela SITORNE, escola de formação de ator.
 O encontro foi aberto com café da manhã com a participação das várias cidades do interior da Bahia onde o RETRATE esteve preparando os trabalhadores de teatro.
 Durante o café, o mesmo foi regrado por um grande e belíssimo recital de poesia puxado por Naldão e Simário da cidade de Morro do Chapéu, com poesia de vários gêneros e vários temas. Em meio ao recital se destacou todos os poetas intérprete e escritores em especial a poetisa intérprete e escritora da cidade de Camaçari.
 Depois o presidente do SATED Fernando Marinho, abril a palavra falando da jornada do curso (O RETRATE) juntamento com os professores, reforçando o incentivos aos grupos de artes cênica do interior do estado fazerem projetos de suas atividades para serem oferecidos á SECULT e outros órgãos mesmo da iniciativa privada em seus editais, nessa fala vários grupos e pessoas falaram de suas atividades de mobilização artísticas que eles praticam em suas cidades.
 Logo em seguida veio o almoço e um breve descanso para próxima jornada que foi as declarações dos professores do RETRATE como experiência com o curso, depois Fernando deu uma palestra sobre a questão DRT que é o registro profissional neste caso para ator e diretor de artes cênicas (TEATRO), a entrega dos certificados do curso e finalizou o encontro com as apresentações cênicas dos grupos formados, ou os grupos que já eram formados das cidades participantes do RETRATE como:

ALAGOINHAS
CAMAÇARI
CONCEIÇÃO DO COITÉ
JACOBINA
MORRO DO CHAPÉU
PORTO SEGURO (Porto Seguro foi uma apresentação solo com uma atriz)

VEJA MAIS FOTOS DO ENCONTRO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...