
No Brasil não prevalece os livretos em cordões mas mantem o nome, aqui, geralmente são expostos em barracas, malas, lonas ou são vendidos nas mão dos próprios autores o que enriquece muito sua popularidade. Outros fatores que torna o cordel brasileiro mais ainda popular, é que seus autores declamam, apresentam de forma melódica, interpretativa com bastante dinamismo e hoje em dia são muito apresentados nos teatros além de ser muito forte na música.
Seu conteúdo é bem seleto da cultura nordestina brasileira, os estados mais frequente são Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia e Alagoas. Neles são relatados desafios, paixões, aventuras, lendas, religiosidades, festas, políticas, mortes, heroísmos, milagres, vida dos cangaceiros, fábulas e outros.
A cultura do cordel no Brasil se funde com a cultura do REPENTE, conhecido também como DESAFIO.

No repente os relatos se diferem, geralmente falam dos imigrantes do semiárido para os grandes centros, do amor á terra natal, dos abandonos inclusive políticos, da modernização dos costumes. Em sua forma de desafio com a PAJADA (repente cantado) em abbaaccddc, décima espinela, galope á beira mar, oitava quadrão e martelo respondido.
LEIA CORDEL!
CLIK NOS LINKS Á SEGUIR