HISTÓRICOS AO CORREIO DO SERTÃO

 COMO HISTÓRIA DA CIDADE E DO SEU MAIS ANTIGO JORNAL, ENCONTRAMOS UM PRESENTE EM FIGURA VIVA. NA UTILIDADE DA CULTURA, INFORMAÇÃO E IDENTIDADE DESSA TERRA. 

Filha de Ana Rufina da Silva e Antônio Lemos. Antônio Lemos ficou viúvo de dona Izalta a mãe de Honório Pereira, depois casou-se com Ana Rufina, ela é a irmã mais nova por parte de pai de Honório, Cicero e Messias. Estudou dos 9 aos 12 anos de idade, ou seja, até a 3ª série do ensino fundamental com a professora Maria Amélia esposa de Augusto Ribeiro, foi o suficiente para aprender ler e escrever e ainda ser professoras dos próprios filhos, até hoje em dia tem apreço por crianças inclusive de colo como mostra a foto.


Perdeu seu pai com 11 anos de idade, aos 15 em 1933 foi chamada por seu próprio irmão Honório Pereira para trabalhar no jornal criado no ano de 1917, o segundo mais antigo da Bahia, sua função era distribuidora de tipos depois das publicações dos redatores: o próprio Honorio, Tota e Zezé filho de Zé Gringo como assim lembra ela. 

Hoje com 96 anos ainda assinante do jornal, é fiel leitora junta com sua filha Lindenice Lemos. Estamos falando de dona 

GELÁSIA LEMOS DE SOUZA

Que, nasceu no dia 20 de dezembro de 1918 no distrito de Boca do Cedro nesta Cidade de Morro do Chapéu, é a atual funcionária mais antiga do CORREIO DO SERTÃO.

Fã do cangaço, conta dona Gelásia em uma entrevista dada ao seu neto Laênio Alves (Laênio China), que carregou no colo seu sobrinho também o atual redator mais antigo do jornal PAULO GABRIEL, que o jornal na época reportava noticias da cidade, falecimentos, aniversários, versos, poesias (que são ainda encontradas nos livros armazenados na biblioteca municipal Carneiro Ribeiro), alem desses, tinha ainda uma brincadeira publicada no jornal que era a ADIVINHA DE PERFIES. Era colocado (em escrito) todo o perfil de uma pessoa da cidade para que os leitores adivinhassem quem era a pessoa ali descrita nos dados.

Dona Gelálisia aos 96 anos de idade mora com sua filha Lindenice, conversa com seus parentes sobre sua própria história, toma vinho com seus netos, desenha e cria a história do desenho e lê junto com outros o Correio do Sertão.

VERSOS DE DONA GELÁSIA


"Nada te pertubes
Nada te espantes
Tudo passa
A paciência tudo alcança
Quem a Deus tem
Nada lhe falta
Só Deus basta".

"A oração por aqueles que no odeiam
Tem um efeito maior do que se pode imaginar".

"Curai os enfermos... 
Disse Jesus: o perdão é a cura".



Arquivo de reportagem
adquirido por seu neto 
Laênio China, como arquivo
de armazenamento, cultura e história ao 
ENCENAÇÕES TEATRO.COM.

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...