A PANDEMIA E A CULTURA MORRENSE POR TANCLEIDE ALVES


A atual pandemia provocada pelo novo coronavírus afeta a produção e as cadeias globais de suprimentos, fecha fronteiras, derruba bolsas, cancela eventos no mundo todo e eleva temores de uma recessão global. 

Além dos impactos nos mercados e nos comércios globais, com interrupção da produção industrial e cancelamento de grandes eventos, a pandemia tem levado uma piora excludente na vida de vários artistas a nível Mundial.

Partindo desse pressuposto, aqui em Morro do Chapéu-BA, cidade que respira arte, com a cultura e o lazer não tem sido diferente. Mesmo com um potencial enorme de riquezas culturais, nossa terra não tem ofertado alternativas de sobrevivência, e há muitos artistas aqui, que dão suas vidas pela arte e cultura. Uma classe que também não tem um reconhecimento pelos gestores que até aqui chegaram, em sua maioria com o apoio desses personagens, que vislumbravam incentivos, para alavancar nossa cultura.



Nesse meio de incertezas, os artistas do País, se uniram em prol a criação da Lei Aldir Blanc, onde o Congresso Nacional aprovou esta que direciona para estados e municípios um auxilio emergencial para o setor da cultura, no valor global de 3 bilhões.

É plausível que nossa cidade tem buscado destaque na cultura por iniciativa dos grandes artistas que temos, nas varias formas de manifestação, prova disto foi a criação do Conselho Municipal de Políticas  Culturais. Espaço democrático, onde os debates objetivam melhorias para a classe.

Que possamos valorizar ainda mais nossas raízes culturais e tradições, isto é ato de reverencia, aos nossos antepassados, que muito buscaram para manter a cultura viva!


Autora: Tancleide Alves

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...