OS RISOLETOS APRESENTAM OS SALTIMBANCO

O grupo de animação teatral OS RISOLETOS estará mais uma vez apresentando um grande espetáculo da própria autoria, OS SALTIMBANCOS. Texto de Naldão que retratar de várias crianças em busca da liberdade na sua compreensão.
A
A PEÇA SERÁ APRESENTADA NOS DIAS 02 E 03 DE DEZEMBRO DESTE ANO DE 2017 NO MERCADO CULTURA DE MORRO DO CHAPÉU ÁS 20 HORAS HORÁRIO DA BAHIA

Nessa mesma data será comemorado uma MOSTRA CULTURAL que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Morro do Chapéu, em tempo de vários eventos no mesmo fim de semana a peça será contemplada e estará contemplando o evento da mostra. Com a contribuição de pessoas, do comércio local e de autoridades foi possível que a peça seja oferecida gratuitamente para o público em geral. como é com base no palhaço, a peça é para todas as idades com muita música e interpretada por crianças pré adolescentes.

SINOPSE
Os SALTIMBANCO RISOLETOS, trata de um turma de crianças incentivadas pelas personagens de TICA e PITUQUINHA a montarem um grupo de artistas saltimbancos para tratar de sensibilizar os adultos terem mais atenção com as crianças inclusive seus filhos. mas as coisa quando encontram os adultos não será do jeito que elas esperavam, e aí planejam uma nova forma de sensibilização. Destaque é a passagem de tempo com danças coreografadas formando uma espécie de musical. 

A peça OS SALTIMBANCOS RISOLETOS, traz uma reflexão tanto no mundo das crianças inclusive com a compreensão delas quanto uma grande reflexão para os adultos, atingindo os dois públicos. um outra grande destaque nas cenas é como a crianças entendem a violência

ENARTE 2017


Foi realizado do dia 24 ao dia 26 deste mês de novembro de 2017 o 11º Encontro Regional de Artes (ENARTE) na cidade de Bonito Bahia, com a presença de 11 cidades, o evento é o fechamento do grande programa teatral do interior baiano Caravana Teatro Itinerante. É do ENARTE, que surge as decisões das Caravanas para o ano seguinte.

Esse EANRTE foi iniciado com a abertura no dia 24 com a presença de autoridades da cidade de Bonito e região, onde houve recitais apresentações de dança e demais da linguagem teatral. No dia 25 (sábado) foi iniciado com a recepção dos grupos convidados de 11 cidades do interior da Bahia, desde a cidade de Senhor do Bom Fim até cidade de Seabra, logo em seguida pós café da manhã o grande cortejo o DITIRAMBO MODERNO com o tema COMÉDIA DELL'ARTE, pelas ruas da cidade parando na feira livre com um recital de poesias e cospe fogo. Depois as 16 horas houve uma oficina de JONGO com o ator e diretor teatral Naldão, nessa participando pessoas das várias cidades presentes no evento e em torno das 19 horas começou os espetáculos diversos no palco da colégio municipal Hebert de Souza.


No domingo foi feita a reunião geral da COC (Comissão Organizadora das Caravanas) e da RCCB (Rede Cênica e Cultural da Bahia), na reunião foi decidido diversas ações para o próximo ano de 2018 que precede o cronograma das caravanas. Nessa reunião as pautas foram:

LIVRO DA RCCB - Foi anunciado a contemplação do projeto em que se fará um livro de textos teatrais de autores da rede, pelo presidente Carlos Alberto, para que seja registrado e valorizado os trabalhos dos teatrólogos da RCCB.

LEITURA DA ATA DA REUNIÃO DA CARAVANA DE UTINGA - A ultima Caravana Teatro Itinerante que houve foi na cidade de Utinga no mês de setembro em que foi decidido questões, no EANRTE foi lida a referida ata e começada as pautas em seguida da presente reunião.

APROVAÇÃO DO PROJETO DAS CARAVANAS TEATRO ITINERANTE - Como sempre foi falado de um projeto para representar juridicamente a caravana no meio colaborador do programa, como pauta levantada na reunião passada o coordenador geral da Comissão Organizadora levou o projeto que após ser analisado por algumas pessoas que compões o evento foi aprovado por todos os diretores de grupos presentes.

ARRECADAÇÃO PARA UM CAIXA DA COMISSÃO - Novamente foi falado e decidido a forma de arrecadação para fazer um caixa para as necessidades básicas do programa Caravana Teatro Itinerante, ficando da seguinte forma: 
1) Na caravana de Morro do Chapéu no mês de Março será cobrado de forma colaborativa uma importância de R$ 30,00 (trinta reais) para os grupos que for se fazer presente na mesma. 
2) Será feito os trabalho de rua para rodar chapéus para fazer um outra forma de arrecadação. 
3) Terá fotos oficiais do evento sendo vendida, e também sendo pedida com antecedência para o fotógrafo estipulado para que o dinheiro também seja depositado em caixa do programa.
4) Terá brindes dos grupos vendidos também para que um percentual seja destinado para tal.

CRONOGRAMA DAS CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE 2018 - Como proposta da Comissão Organizadora, foi decidido novo cronograma para a realisação das Caravanas para o ano que vem (2018). Ficando da seguinte forma:

MÊS DE MARÇO - Caravana Teatro Itinerante da cidade de Morro do Chapéu nos dias 16, 17, e 18 do referido mês.

MÊS DE MAIO - Caravana Teatro Itinerante da cidade de Souto Soares
MÊS DE JULHO - Caravana Teatro Itinerante da cidade de Wagner
MÊS DE SETEMBRO - Caravana Teatro Itinerante da cidade Iraquara
MÊS DE NOVEMBRO - O XII ENARTE na cidade de Bonito.

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA - Foi anunciado pelo presidente da Rede Cênica Cultural da Bahia, Carlos Alberto da Silva, a eleição para compor o conselho estadual de cultura do estado da Bahia, em que segundo Causão, os integrantes da rede que fazem  evento tanto ENARTE como a Caravana Teatro Itinerante deveriam se candidatar nas eleições e o programa fazer a base para eleger uma representatividade da RCCB na esfera estadual, foi decidido que como candidatos da rede na eleição para o conselho foi o senhor Raumi Souza como sociedade governamental (por ser diretor de cultura da cidade Wagner) e como sociedade civil o senhor Venâncio Ferreira.

PARA VER AS FOTOS DO EVENTO CLICK NA IMAGEM


VEJA UM  DOS VÍDEOS

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...