A Chapada Diamantina é um celeiro de Ternos de Reis, em todas as cidades que compõem o território da Chapada tem um terno ou teve. E quando se fala Chapada Diamantina é todo o complexo e não somente a demarcação territorial oficial pelo estado da Bahia.
Os Reisados são manifestações religiosas que as pessoas que o praticam fazem mais por um ato de fé do que exatamente cultural profissional, é nessa pegada que os ternos (grupos que praticam o reisado), geralmente são de famílias que vem de uma época mais antiga e que matem uma tradição. essas famílias andam quilômetros para visitar uma lapinha
Outra coisa é que os reisados cantam para os presépios que também são chamados de lapinhas, nesses presépios contam a história do nascimento de Jesus, as músicas tem uma mistura entre ritmos africanos e letras católicas. Nem sempre os donos dos presépios são reiseiros, mas são visitado por esses reiseiros quando os convidam. Diante a liturgia o presépio fica cada vez mais consagrado quando são recebidos pelos ternos que vão cantar as músicas evangélicas com ritmos afros.
Uma ameaça aos reisado não só os jovens de hoje que não praticam mais o ato de fé, mas também a falta de presépios para serem cantados, nesse caso tem municípios que fazem concursos de presépios para manterem a tradição dos presépios nas épocas natalinas, como também dá o sentido dos ternos continuarem vivos já que um é para o outro.
Depois das consagrações o grupo e as pessoas que estão apreciando podem curtir os reis com o samba de roda, ou com a piega com no ritmo de chula. os sambas são os mais praticado e o que as pessoas mais gostam, representam a felicidade de ter nascido o menino deus. Durante as piegas tem também os comes e bebes, alguns com bebida alcoólicas para os adultos e bebidas sem álcool para as crianças e adolescentes que acompanham.
Na Chapada Diamantina tem vários grupos, cada cidade tem um ou mais de um terno, como é no caso de Andaraí por exemplo. O Encenações Teatro.com entrou em contato com pessoas de algumas dessas cidades e trouxe alguns ternos da Chapada como o caso dos ternos da:
CIDADE DE ANDARAÍ
TERNO NOSSA SENHORA DA GRAÇA MESTRE AUGUSTO
TERNO CASA DE SÃO JORGE MESTRE ANTÔNIO BIDAL
CIDADE DE BONITO
TERNO ESTRELA DO ORIENTE MESTRE MESSIAS DOURADO
CIDADE DE IRAQUARA
CIDADE DE LENÇÓIS
CIDADE DE MORRO DO CHAPÉU
TERNO NOSSA SENHORA DA GRAÇA MESTRE MARCOLINO
CIDADE DE SEABRA
MESTRE DOMINGOS RAMOS (RAMINHO)
CIDADE DE WAGNER
TERNO DO MESTRE JONAS