XI ENARTE 2017 BONITO BAHIA

O BOM'NARTES ESTARÁ REALIZANDO O 11º ENARTE


O grupo teatral da cidade de Bonito Bahia estará nesses dias 24, 25 e 26 de novembro deste ano de 2017 realizando o se décimo primeiro evento do Encontro Regional de Artes Teatrais (ENARTE). Com a participação de diversos grupos teatrais do território da Chapada Diamantina, de outros território do estado da Bahia e cidades de outros estados.

O EANRTE será realizado com a mesma grade estrutural das Caravanas Teatro Itinerante, que é de onde as Caravanas vem, nesse caso tendo:

  • O DITIRAMBO MODERNO

  • OFICINAS TEATRAIS E DEMAIS LINGUAGENS

  • APRESENTAÇÕES NO COLÉGIO HEBERT DE SOUZA.

  • O Ditirambo Moderno, o cortejo do Ditirambo Moderno desse ENARTE será com o tema Comédia Dell'Arte. Onde os grupos participantes se caracterizarão das personagens da Comédia Dell'arte e poderão montar espetáculos com aproveitamento dos mesmos personagens. O grupo que tiver o melhor espetáculo dentro do tema será premiado com troféu pela Comissão Organizadora das Caravanas a COC.

  • Entre as oficinas terá uma oficina de formação de conselho de cultura pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, o senhor Emílio Tapioca. Vendo que muitas cidades ainda não tem um contingente de formar uma secretaria de cultura, essa ainda tem uma diretoria de cultura vinculada a secretaria de educação. A oficina de formação do conselho é uma oferta do evento junto ao Conselho Estadual, para melhorar as buscas de cada cidade e membros participantes, condições da pratica cultural em suas cidades, servirá para melhor conduzir a cultura dessas cidades, fazer uma busca basada e legalizada com as micros e médias empresas da região e principalmente na cobrança da participação dos governos municipais na cultura.

  • As apresentações serão de peças de teatro dança, música e poesia livre. Começarão a partir das 19 horas no palco do colégio Hebert de Souza, com entrada sendo cobrado apenas uma colaboração para o público para ajuda nos custeios do evento.


O EVENTO CONTA COM O APOIO DA DIRETORIA MUNICIPAL DE CULTURA DE BONITO




1ª MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA CASA DA ARTE EM MORRO DO CHAPÉU


Aconteceu nesse primeiro fim de semana desse mês de novembro de 2017 a PRIMEIRA MOSTRA DE ARTE E CULTURA DA CASA DA ARTE em Morro do Chapéu. O evento contou com a participação de vários artista locais, foram eles de teatro, artesãos, bandas, voz e violão, voz e teclados, dança e tantos outros mostrando o que Morro tem de bom e seleto na arte e na cultura.

Segundo o secretário de cultura Duda Felix a mostra vai acontecer todo mês no primeiro fim de semana, segundo o secretário, é uma forma de aquecer o fazer, a apreciação e a venda dos produtos culturais da cidade, tanto as culturas materiais como as imateriais. Diante os vários artistas e grupos presentes estiveram alguns destaques como:

  • A COMPANHIA DE TEATRO ENCENAÇÕES - SARAU DE POESIAS E PIROFAGIA
  • O GRUPO TEATRAL EMOCIONARTE E DANÇA GDM - DANÇA A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE 
  • A BANDA EXPRESSÃO RASTA - COM SHOW DE ROCK IN ROLL E REGGAE
  • CANTOR DUDA FELIX - FORRÓ, SERESTA E VÁRIAS
  • EXPOSIÇÕES DE ARTESANATOS - DE ARTESÃOS LOCAIS


Segundo alguns apreciadores e participantes, deveria haver uma preocupação de a secretaria de cultura de firmar parceria com outras secretarias e trazer o interior do município para participar também, acharam que deveria ser divulgado em outras cidades e aumentar a oferta dos produtos como mercadoria, deveria também depois incluir na grade turística para que seja mais ainda contemplada, por a mostra como uma toda, foi notado também a estrutura do espaço que deveria haver uma ação mais próxima das demais secretarias nas condições físicas.

Todos esses pontos forma pegos por conversas informais do pensamento do público presente pelo ENCENAÇÕES TEATRO.COM.

No entanto todos concordaram que o evento foi bom, teve algo de movimento sadio na cidade em que insentiva e estimula o povo morrense para ser cada vez mais apreciador, consumidor e praticante de arte e cultura como é composto o DNA da cidade de Morro do Chapéu como proposta da sua iodentidade. 

PARA VER FOTOS DO EVENTO CLICK AQUI

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...