A muito tempo essa arte erudita, agradável e gostosa de se ver vem sofrendo decadências, o circo, apesar de viver sob pressão do rádio, da TV e da internet ainda encanta muita gente tanto quanto desde sua origem á milhares de anos.
Fora encontrada na China ah 5.000 anos pintura de contorcionistas, acrobatas e equilibrista, no Egito foi encontrado em pirâmides registros em gravuras malabaristas, Na Índia, os números de contorção e saltos fazem parte dos milenares espetáculos sagrados, junto com danças, música e canto, já em Roma por volta do século VII antes de cristo foi inaugurado o "CIRCUS MAXIMUS" onde apresentavam corridas de carruagens, domação de animais, pessoas com habilidades estranhas e depois gladiadores, com capacidade de para até 250.000 pessoas.

Só em 1768 foi que surgiu o circo que temos até hoje: um tenda de lona de forma circular imitando as grandes arenas romanas. A palavra circo vem do formato de circunferência seguindo de forma padrão no seu exterior e interior. Um circo é formado por um picadeiro de frente arredondado, em torno uma arque bancada seguindo a circunferência e em volta coberto por uma lona formando assim uma grande tenda. Esse formato foi dado pelo ex-militar Philip Astley que inaugurou em 1768 em Londres Inglaterra o "ROIAL ANPHITEATRE OF ARTS", o "Anfiteatro Real das Artes", que para quebrar o gelo e atrair principalmente o público mais popular aderiu as apresentações de palhaços, malabaristas e acrobatas.
O sucesso de Astley foi tamanho que meio século depois o circo inglês ganhou a Europa e espalhou pelo mundo todo, e, segue até os dias de hoje com o nome CIRCO.
FONTES
WIKIPEDIA,
BRASIL CULTURA
INFO ESCOLA