A HISTÓRIA DO CIRCO

 A muito tempo essa arte erudita, agradável e gostosa de se ver vem sofrendo decadências, o circo, apesar de viver sob pressão do rádio, da TV e da internet ainda encanta muita gente tanto quanto desde sua origem á milhares de anos.
 Fora encontrada na China ah 5.000 anos pintura de contorcionistas, acrobatas e equilibrista, no Egito foi encontrado em pirâmides registros em gravuras malabaristas, Na Índia, os números de contorção e saltos fazem parte dos milenares espetáculos sagrados, junto com danças, música e canto, já em Roma por volta do século VII antes de cristo foi inaugurado o "CIRCUS MAXIMUS" onde apresentavam corridas de carruagens, domação de animais, pessoas com habilidades estranhas e depois gladiadores, com capacidade de para até 250.000 pessoas. 

Destruído posteriormente por um grande incêndio no lugar do "CIRCUS MAXIMUS" foi construido o que até hoje é o grande cartão postal do mundo o COLISEU, assim Roma tem um papel muito importante na história do circo. Com o fim dos Césares os artistas começaram fazer apresentações em praças, feiras, portas de igrejas nascendo com esses as primeiras famílias Saltimbancos. Tanto na Europa como na Ásia, esse mambembes faziam contorcionismo, malabarismos, acrobacia, contavam histórias com muita animação como uma espécie de Anfiteatro, com mais detalhes que valem a pena se pesquisar no que segue a pré-história da arte circense.

 Só em  1768 foi que surgiu o circo que temos até hoje: um tenda de lona de forma circular imitando as grandes arenas romanas. A palavra circo vem do formato de circunferência seguindo de forma padrão no seu exterior e interior. Um circo é formado por um picadeiro de frente arredondado, em torno uma arque bancada seguindo a circunferência e em volta coberto por uma lona formando assim uma grande tenda. Esse formato foi dado pelo ex-militar Philip Astley que inaugurou em 1768 em Londres Inglaterra o "ROIAL ANPHITEATRE OF ARTS", o "Anfiteatro Real das Artes", que para quebrar o gelo e atrair principalmente o público mais popular aderiu as apresentações de palhaços, malabaristas e acrobatas.
O sucesso de Astley foi tamanho que meio século depois o circo inglês ganhou a Europa e espalhou pelo mundo todo, e, segue até os dias de hoje com o nome CIRCO.

FONTES
WIKIPEDIA, 
BRASIL CULTURA
INFO ESCOLA

2º FESTIVAL DE FORRÓ MORRO DO CHAPÉU BAHIA

 Do dia 21 ao dia 23 de junho deste ano de 2014 aconteceu em Morro do Chapéu o segundo Festival de Forró. O evento foi cheio de atrações dos manifestos juninos, entre eles foi apresentada pela primeira vez na interpretação da Companhia de Teatro Encenações um texto de Simário Seixas
 "O Casamento de Raspúdio".
 A apresentação foi proposta pela secretaria municipal de cultura, onde o grupo encenações criou a peça que é uma retratação de um casamento na roça e foi apresentada as 22 horas do dia 22 no mercado cultura da cidade, a peça encantou o público presente, como durante a representação tem tem intervenções com o público quem se destacou foi uma figura considerada folclórica da sociedade morrense na pessoa de "Bau Boca de Balde".


PARA VER MAIS FOTOS CLICK AQUI

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...