SÃO JOÃO DO SÃO RAFAEL

É um dos São João mais tradicionais de hoje em dia


A comunidade de São Rafael tradicionalmente faz um são joão bastante rico em tradições típicas de festas juninas, com quadrilhas, casamentos na roça, barracas com comidas típicas, trajes respectivos, palhoças no arraiá e tantos outros que só o São Rafael faz com tanta dedicação.

foi levantado também as músicas que foram totalmente juninas com bandas de forró cantando exatamente que os junistas esperam o ano todo para acontecer: os arrasta pés, o baião, o forró, o xote, o coco e tantas outras músicas que são especialidades do São João. Alem, da bela ornamentação que a comunidade inteira se mobiliza para dá conta dos pequenos detalhes sem deixar faltar nada que agrade a própria comunidade e aos visitantes, tendo como força de incentivo a organização civil que é a Associação de Moradores de São Rafael (AMSR).

Nesse São João foi o destaque foi a culminância de uma das mostras das oficinas do ponto de cultura Fogueira Cultural, quando as crianças e adolescentes apresentaram seus aprendizados das oficinas de acordeon, mostrando já habilidade com o acordeon, zabumba e triangulo, oficina de teatro apresentando um casamento na roça "O Casamento de Fura Coco", oficina de dança apresentando a quadrilha junina e tantas outras que são oferecidas pelo ponto de cultura instalado na comunidade por intermédio da associação.

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria. Só uma retificação quanto ao nome do Ponto de Cultura: Ponto de Cultura Fogueira Cultural.

    ResponderExcluir

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...