A semiologia e uma palavra usada
no meio da medicina e é uma técnica em que o médico analisa o seu paciente como
se encontra de acordo com suas expressões e o estado clinico patológico em que
se encontra.
Como o medico pode identificar isso? Com o seu
questionário em seu primeiro contato com o paciente naquela consulta, a sua
aparência, as resposta coerente o não de acordo com as perguntas, em fim, uma
serie de coisa em que o médico pode fazer para compor sua semiologia ali no
momento. É preciso que o médico seja prático para que ele tenha bons resultados
na sua analise, a palavra se encontra lógica com um neologismo em que mistura
semblante com patologia.
A semiologia do Ator é claro que é diferente e ao mesmo tempo igual na sua área; o ator, diretor, autor ou dramaturgo precisa ter sua analise de percepção do que ele quer passar diante a mensagem, para isso, é preciso um estudo da situação na qual ele quer transmitir essa mensagem, tanto na realidade quanto nas suas inspirações lúdicas.
Essa semiologia tende desde o
público de um texto fechado (texto fixo
e decorado) a de um público de um texto
aberto (texto performático que permite variações de acordo com a situação
na que está apresentando). Isso é preciso na hora de uma analise do texto com
seu conteúdo, como se encaixa cada complemento, o que tem no subtexto, qual
carga psicológica natural, o quanto de energia e necessário para o ator
empregar no trabalho como um todo.
O ator e diretor precisa analisar com cuidados
o que cada personagem de um texto ou espetáculo é, como requer para uma boa montagem, não adianta o
ator analisar só a sua personagem, deve ser todas, o que cada uma quer, qual o
perfil dessa personagem no texto, de onde ela vem pra onde ela vai, qual a sua
função dentro daquela história, quem e o que ela é, em fim, tem que ter uma
análise geral de tudo e o que acontece. Um bom ator tem esse olho clinico
imediato por prática, outros precisa de mais tempo, mas ambos precisam fazerem
sua semiologia completa sem interferência de tempo.
Lembrando que a semiologia do ator
não quer dizer que entende o texto como um doente, mas como um seleto desafio
descobrindo cada desconhecido nas entre linhas do que está sendo montado,
quanto mais vai se descobrindo mais as coisas fluem, dando mais vida aos fatos
desde um gesto á um contexto completo, explorar além do que ali tem, quanto
mais a obra for rica mais o ator, o escritor, o diretos ou qualquer artista colori
sua obra de arte para ser apreciado pelo seu público que é a razão da sua
montagem, o público é o destino da mensagem a ser passada pelo ator, e de
acordo com o trabalho desse artista é o que seu público vai lhe ter como
referencia.
Outra categoria cênica que deve ter uma boa
semiologia é o palhaço, um bom palhaço semiólogo ele mede suas peripécia,
piadas, brincadeira e falas de acordo com o público respeitando o ambiente e
sendo mais criativo para a satisfação de si mesmo e do seu público, sem
constrangimento do que fez ou do que disse matando assim suas inspirações,
contemplando sua responsabilidade dentro dos seus ensembles. Nas diferenças
entre um público infantil e um público adulto o palhaço é o mesmo, até a
apresentação pode ser a mesma, mas a forma como se apresenta varia de acordo
com a linguagem para o receptor, fazendo uma harmonia entre os dois ensembles,
o ensemble do ator e o ensemble do público, e, isso é válido para qualquer tipo
de ator seja ele de teatro, de circo, de arena, de rua e etc.
Então antes de fazer ou concluir um trabalho
lembre-se que a semiologia do ator é de suma importância para cautela e
aprimoramento da sua técnica, quanto mais abrangente for suas fontes mais
completo será seu trabalho e isso faz a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE O SEU COMENTÁRIO