Entre os sucesso do São João do Morro, nesse fim de semana no dia 23 deste mês de Junho, o povoado de São Rafael mas uma vez foi destaque. Com sua grande tradição das fogueira em pé, o povoado que é uma das comunidades que mais tem a essência cultural e tradicional ao longo da sua história, faz essa espécie de tradição das FOGUEIRAS EM PÉ.
Nesse São João a comunidade teve nove fogueiras em pé, segundo os moradores já teve São João com vinte e seis, cada casa que faz a fogueira acolheu as pessoas oferecendo comidas típicas do festejo, bebidas e musicalidades, nas fogueiras tem os diversos prêmios para os "pegadores de fogueiras", as pessoas ficam ansiosas esperando a queda da próxima fogueira, todas ela caem numa sequência, primeiro em uma casa depois em outra, tem por costume uma organização em que ascende uma fogueira quando a que já está queimando esta próximo a cair, depois o público vai para que então está queimando. Segue essa sequencia até chega na última.
É uma das festas mais juninas e conservada da região, por tradição são tocado forrós pé de serra. Nesse, a associação comunitária do povoado que é um ponto de cultura chamado PONTO DE CULTURA FOGUEIRA CULTURAL, faz uma grande preservação em contatar trios de forró pé de serra para esquentar a parte dançante da festa. o São João de São Rafael é dos melhores do Morro para ser apreciado.
O PONTO DE CULTURA faz um trabalho de valorização cultural o ano todo, dando como proposta para os jovens da comunidade arte, esporte e educação tradicional com diversas linguagens. Mantém a tradição da quadrilha junina que carrega o nome de QUADRILHA MARCOS BAGANO, Marcos Bagano foi um dos maiores lutadores pela manteção das tradições do lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE O SEU COMENTÁRIO