FORMAÇÃO DE CAIXA CÊNICA

PALCO MÍNIMO Um palco pequeno para teatro mede 6 metros de boca, 4 metros de profundidade por 3 metros de altura.

EQUIPAMENTOS QUE COMPÕE A UTILIDADE DE UMA CAIXA PARA UTILIDADE EM TEATRO
VARAS DE CENÁRIO Serve para sustentar cenários diversos, painéis e muitas vezes fazer elevadores e carretéis de sustentação. 

As varas de cenário são hasteadas nas laterais e são fixadas nas paredes ou estrutura do prédio. Em alguns casos faz-se uma estrutura para segurar somente as varas de cenário.

 
VARAS DE LUZ Segura todas as iluminarias, geralmente são travessadas de um lado a outro da caixa cênica na parte superior, geralmente fica uma no pro cênico, (frente do palco) uma no meio da caixa e outra no fundo.
Em palcos maiores tem mais de 3 varas de acordo com o seu tamanho.

BASTIDORES São divisórias colocadas estrategicamente, que cobre a visão do público em relação a coxia e dá visão de que tá na coxia para dentro da caixa cênica









RIBALTAS – São conjuntos de luz fixas nas varas de luz, localizadas nas laterais ou no fundo.
COXIAS São espaço (corredores) que ficam entre o cenário e as paredes do prédio do teatro
CAMARIM Reservados para concentração dos artistas. O camarim deve ter acesso livre para a coxia facilitando a entrada na cena.
ZONA DE ESCAPE São ou é alguma passagem do camarim até o público sem precisar passar por dentro da caixa cênica.
CORREDOR (ES) Divisão no meio ou nas laterais do público dando passagem do fundo do teatro até o palco. 
 
PECADOS CÊNICOS DE MONTAGENS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA CAIXA CÊNICA

PONTO CEGO DO PUBLICO EM RELAÇÃO A CAIXA Quando á falta de visão das cadeiras das laterais frente do público ao fundo da caixa.
PONTO CEGO DA COXIA Quando os bastidores tiram a visão de quem tá na coxia para o centro da caixa (centro do palco)
 Este erro acontece quando são colocados painéis, malhas e outro na frente dos bastidores impossibilitando visão, muitas vezes o cenário pede essa necessidade.
DESLUZ Acontece quando na montagem da iluminação as luzes ou uma luz não preenche todo o espaço cênico.
 O desluz deixa de ser um erro quando é feito propositalmente no plano de luz de um espetáculo, por exemplo luz de foco.
VAZAMENTO É quando a luz está mais intensa no meio e as laterais meio penumbra e a luz não especifica seu local devido.
A ILUMINAÇÃO
A iluminação de uma caixa de cena é dividida da seguinte forma:
Iluminação Lateral – as luminárias estão focadas nas laterais fazendo um corredor de ação dos atores. Servem para diversos tipos de espetáculos
Iluminação Central – as luminárias estão apontadas para o centro da caixa fazendo um circulo, deixando os cantos escuros, quando á necessidade de fechar esse circulo e usado luz de foco (com luminárias de lentes com grau).
Iluminação geral – nessa clareia toda a caixa cênica de forma que não dê desluz em nenhum lugar.
EFEITOS DE LUZ
Foco – clareia em um ponto específico do cenário ou no ator.
Sombria – espaço de pouca luz, ou onde algum obstáculo faz a sombra.
Foco Móvel – é feito com um canhão ou luz sob um tripé ou mesmo na mão do iluminador que seguirá o ator por onde ele andar no teatro.
Coloração de luz – são usados filtros coloridos na frente das luminárias. 

ALGUMAS LUMINÁRIAS PROFISSIONAIS PARA TEATROS

PAR – Parabólic Alumizer Reflector (refletor  parabólico de iluminação) e um refletor de luz dura e intensa, sua potencia varia de acordo com sua lâmpada.
PC – Plano Convexo é uma luz que funciona como canhão focando sua luz em um único lugar que em toda a caixa cênica sem deixar vazamento, sua potencia é de acordo com uma lâmpada alógena torre, seu foco regula o tamnaho com uma estrutura interna, a qual segura a lampada.
ELIPSO SODIAL – O elipso sodial ou simplesmente elípso, tem pessoas que o chama de lico. É um canhão que tem uma engenharia interna: calhas onde encaixam facas de redução e formação geométrica da luz, uma Iris que fecha e abre seu foco alem da lente e gobros onde se encaixa  pastilhas com desenhos para formação de cenário e efeitos luminosos.
FRESNEL – Parecido com o PC mas sua lente tem uma ondulação concentrada e sua luz é de alcance em lugares mais difíceis com luz dura  o nome Fresnel vem do seu criador August Fresnel, sua potencia também varia de acordo com sua lâmpada que é uma alógena torre.
SPOT – Luminárias comuns de luz abertas com risco de vazamento de acordo com sua distancia ou localização.

CARAVANA TEATRO ITINERANTE

NALDÃO
FRANCISNALDO SILVA DE SOUZA
ATOR E DIRETOR DRT BAHIA 33-38

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