EQUIPAMENTOS QUE
COMPÕE A UTILIDADE DE UMA CAIXA PARA UTILIDADE EM TEATRO
VARAS DE CENÁRIO –
Serve para sustentar cenários diversos, painéis e muitas vezes fazer elevadores
e carretéis de sustentação.
As varas de cenário são hasteadas nas laterais e são fixadas
nas paredes ou estrutura do prédio. Em alguns casos faz-se uma estrutura para
segurar somente as varas de cenário.
VARAS DE LUZ – Segura
todas as iluminarias, geralmente são travessadas de um lado a outro da caixa
cênica na parte superior, geralmente fica uma no pro cênico, (frente do palco) uma
no meio da caixa e outra no fundo.
Em palcos maiores tem mais de 3 varas de acordo com o seu
tamanho.
BASTIDORES – São
divisórias colocadas estrategicamente, que cobre a visão do público em relação
a coxia e dá visão de que tá na coxia para dentro da caixa cênica
CAMARIM –
Reservados para concentração dos artistas. O camarim deve ter acesso livre para
a coxia facilitando a entrada na cena.
ZONA DE ESCAPE –
São ou é alguma passagem do camarim até o público sem precisar passar por
dentro da caixa cênica.
CORREDOR (ES) – Divisão
no meio ou nas laterais do público dando passagem do fundo do teatro até o
palco.
PECADOS CÊNICOS DE MONTAGENS NA ORGANIZAÇÃO DE UMA CAIXA CÊNICA
PONTO CEGO DO PUBLICO
EM RELAÇÃO A CAIXA – Quando á falta de visão das cadeiras das laterais
frente do público ao fundo da caixa.
PONTO CEGO DA COXIA –
Quando os bastidores tiram a visão de quem tá na coxia para o centro da caixa
(centro do palco)
Este erro acontece quando
são colocados painéis, malhas e outro na frente dos bastidores impossibilitando
visão, muitas vezes o cenário pede essa necessidade.
DESLUZ – Acontece
quando na montagem da iluminação as luzes ou uma luz não preenche todo o espaço
cênico.
O desluz deixa de ser
um erro quando é feito propositalmente no plano de luz de um espetáculo, por
exemplo luz de foco.
VAZAMENTO – É
quando a luz está mais intensa no meio e as laterais meio penumbra e a luz não
especifica seu local devido.
A ILUMINAÇÃO
A iluminação de uma caixa de cena é dividida da seguinte
forma:
Iluminação Lateral
– as luminárias estão focadas nas laterais fazendo um corredor de ação dos
atores. Servem para diversos tipos de espetáculos
Iluminação Central – as
luminárias estão apontadas para o centro da caixa fazendo um circulo, deixando
os cantos escuros, quando á necessidade de fechar esse circulo e usado luz de
foco (com luminárias de lentes com grau).
Iluminação geral
– nessa clareia toda a caixa cênica de forma que não dê desluz em nenhum lugar.
EFEITOS DE LUZ
Foco – clareia em
um ponto específico do cenário ou no ator.
Sombria – espaço
de pouca luz, ou onde algum obstáculo faz a sombra.
Foco Móvel – é
feito com um canhão ou luz sob um tripé ou mesmo na mão do iluminador que
seguirá o ator por onde ele andar no teatro.
Coloração de luz –
são usados filtros coloridos na frente das luminárias.
ALGUMAS LUMINÁRIAS PROFISSIONAIS PARA TEATROS
PAR – Parabólic Alumizer Reflector (refletor parabólico de iluminação) e um refletor de
luz dura e intensa, sua potencia varia de acordo com sua lâmpada.
PC – Plano Convexo é uma luz que funciona como canhão
focando sua luz em um único lugar que em toda a caixa cênica sem deixar
vazamento, sua potencia é de acordo com uma lâmpada alógena torre, seu foco
regula o tamnaho com uma estrutura interna, a qual segura a lampada.
ELIPSO SODIAL – O elipso sodial ou simplesmente elípso, tem
pessoas que o chama de lico. É um canhão que tem uma engenharia interna: calhas
onde encaixam facas de redução e formação geométrica da luz, uma Iris que fecha
e abre seu foco alem da lente e gobros onde se encaixa pastilhas com desenhos para formação de
cenário e efeitos luminosos.
FRESNEL – Parecido com o PC mas sua lente tem uma ondulação
concentrada e sua luz é de alcance em lugares mais difíceis com luz dura o nome Fresnel vem do seu criador August
Fresnel, sua potencia também varia de acordo com sua lâmpada que é uma alógena
torre.
SPOT – Luminárias comuns de luz abertas com risco de
vazamento de acordo com sua distancia ou localização.
CARAVANA TEATRO ITINERANTE
NALDÃO
FRANCISNALDO SILVA DE SOUZA
ATOR E
DIRETOR DRT BAHIA 33-38
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE O SEU COMENTÁRIO