O CLOWN PEDAGÓGICO


  Depois do palhaço ser usado nos hospitais, ruas, teatro, como os cirurgiões do riso, o remédio mais eficaz da alma, a alegria, a Companhia de Teatro Encenações organiza o esquema técnico do clown na escola criando assim o "Clown Pedagógico", que, para a base da criança e do adolescente golpeados pelas anfetaminas sociais tira-se as expressões de textos com palavrões, conotações preconceituosas, agressões (mesmo por brincadeira), como nas deficiências físicas, etimológicas, sociais e educacionais.
 O clown pedagógico busca colocar a criança e adolescente em contato com seu próprio eu, despertando a felicidade de trabalhar em grupo fazer algo que se sinta importante, realizado (a) além de trabalhar exatamente com sua cultura e educação de origem.
 Hoje em dia para a maioria dos profissionais da educação nas escolas mercadológica a alegria é desnecessária, a arte e o riso é uma bobagem em relação ao aprendizado, por exemplo: um desenho é bom por que desenvolve as habilidades motoras da criança e não o prazer, a alegria de desenhar, um texto teatral desenvolve a leitura, não pelo o gosto de interpretar, assim tudo vira trabalho um antônimo de prazer, e, para quem acha desnecessária a alegria o clown é o rei do riso.
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 COMO FUNCIONA
 Da mesma forma os palhaços realizam apresentações (GAGS), brincadeiras e números em que não tenha conotações humilhativas, palavrões, agressivas, obscenas ou outras do gênero, mas, que não perca a qualidade dos números nem animação, mantendo o brilho de toda a beleza que tem o palhaço.
 Uma das outras formas é as maquiagens menos carregadas para que não cause medo ou desconfiança na criança, as brincadeiras são de formas em que todos participem do início até o fim, os jogos são de forma em que ganha tanto que ganha a partida quanto quem perde. Uma das outras mais interessante dessa forma de palhaço, é que ela é mais baseada em brincadeiras e em que as Gags (pequenas peças) as crianças façam parte das mesmas, elas apresentando junto com o palhaço se sentem confiantes e aprendem a apresentação.
O Clown Pedagógico e essencial para escolas, aniversário, eventos infantis e outros. E também é muito preservado o teor artístico, a autoconfiança do palhaço, e técnicas para que mantenha sempre o controle de toda a animação.

ISTÓRICO DO CLOWN
Clown ou clod vem do inglês que quer dizer homem do campo, da terra, pessoa comum pouco rude ou, klonne do germânico, que quer dizer a mesma coisa. O clown traduzido em português quer dizer palhaço, mas as duas palavras tem origens diferentes, palhaço vem do italiano Paglia que quer dizer palha que os camponeses enchiam colchões, quando os colchões estavam velhos eles pegavam nas épocas festeiras e tiravam o pano que por sua vez eram listrados recortavam e faziam roupas para animar os festejos, nos lugares mais elevados do corpo eles colocavam as mesmas palhas para aliviar nas quedas e reboladas pelo chão, com a evolução começaram a representar como um tipo de interpretação o patrão e o empregado. Trazidos para o português principalmente no Brasil dá-se nome de palhaço como um coletivo de palhas, que já era o sentido usado. Na verdade clown e palhaço são termo diferentes para se tratar da mesma coisa, apesar de que quando se fala clown, se refere as artes circense diversificada, palhaço, somente o artista da animação livre, diferente de se achar que clown é um americanismo dessa arte.
 Essa modalidade vem desde a antiga Grécia e Roma nos festejos populares e religioso.
 Hoje tecnicamente o clown se divide em augusto, branco e o vermelho ou leal que são trabalhados com mimicas e pantomímicas ou mais esbanjado, nas GAGS (pequenas peças) e nas apresentações soltas. No teatro se divide em clown clássico e clown popular, o clássico tem movimentos mais balético utilizando mais da pantomímica, as vezes com os movimentos atrofiados e atrapalhados com expressões tristes e irônicas, o popular é mais souto, berrante, sempre interferindo com piadas, apelidos levando tudo na graça:
BRANCO – O branco é o espertalhão que sempre sai por cima geralmente nas gags. Historicamente quer dizer o patrão, o dono da terra, o mandão, está sempre de gravatinha, roupa mais bonita e um estilo mais charmoso.
AUGUSTO – É o bobo trapalhão que confunde tudo que faz, é o mais inocente. Refere-se ao empregado que não sabe nada, sempre obedece, cai nas tramoias, submisso.
VERMELHO OU LEAL – Os termos vermelho e leal é dado ao mesmo que tem características levemente diferentes: o vermelho é um intermediário entre o branco e o augusto, as vezes ele sobe ou desce o status, já o leal, também é um intermediário entre os dois mas procura não contrariar nem um nem o outro, sempre coloca o publico como júri da situação, muita vezes o leal é a interferência do dono do circo, no teatro é o terceiro palhaço e na rua usa mais na característica de vermelho.

 



EXEMPLOS DE ALGUMAS BRINCADEIRAS PARA O PALHAÇO EM APRESENTAÇÕES LIVRES ESCOLAS, RUA, FESTINHAS DE CRIANÇAS ETC.





“DANÇA DAS CADEIRAS COOPERATIVAS
OBJETIVOS: valorizar cada pessoa e a reconhecer a importância de todos.
MATERIAL: cadeiras com o mesmo número que o de participantes, som e cd.

 REGRAS DO JOGO: Terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem.
 Promovendo fundamentais mudanças na estrutura do jogo criamos um tipo de desafio que motive cada pessoa e o grupo para realizar um objetivo comum.
- Você consegue imaginar 80 pessoas sentadas em uma cadeira?
Um dos principais eixos dos jogos Cooperativos é o vinculo entre:
PARTICIPAÇÃO DE TODOS ↔ OBJETIVOS COMUNS
Para a “Dança das Cadeiras Cooperativas” colocamos em círculo, um número de cadeiras igual ao número de participantes. Em seguida propomos um “Objetivo Comum”:
Terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem!

DESENVOLVIMENTO:
Colocamos música e todos dançam girando em torno das cadeiras. Quando a música para, todos devem sentar usando os recursos que estão no jogo – cadeiras e pessoas. Podem sentar nas cadeiras, nos colos uns dos outros, ou de alguma outra maneira criada pelos participantes. Em seguida, todos levantam. Tiramos algumas cadeiras, ninguém sai do jogo e continuamos a dança.
- Dá pra continuar?
- Dááá!!
- Está confortável para todos?
- Estáaa!!
Aquele que está por baixo, já com umas 10 (dez) pessoas no colo, responde com um ar de satisfação:
- Táááh! Mas, vamos logo!!!
 Na medida em que se desprendem dos antigos hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão de “potencial cooperativo” para jogar e viver:
- Ver as cadeiras como ponto de encontro. (visão de abundância)
- Movimentam-se em todas as direções. (Flexibilidade, auto-mútua-confiança)
- Curtir a música. (Viver plenamente cada momento)
- Dançar livremente. (Ser a gente mesmo é Lindo!)
O jogo prossegue até onde o grupo desejar. Em geral, a motivação é tão intensa que, mesmo depois de sentarem TODOS em uma única cadeira, o jogo continua com uma cadeira imaginária. Daí em diante, é só dar asas a imaginação e... DANÇAR EM COMUNIDADE.

"JOGO DOS CEGOS"
OBJETIVO – Desenvolver criatividades dos participantes, a atenção de quem tá no jogo e o trabalho em grupo.
INÍCIO
Vamos dividir a turma em dois grupos cada grupo vai escolher o nome do seu time e escolher os seus jogadores:
Vamos ter um campo normal com duas traves e uma bola, a diferença, é que os jogadores vão estar com os olhos vedados e serão guiados apenas com as seguintes palavras, esquerda, direita, frente e trás falado pela torcida de cada time, a torcida pode chamar o jogador pelo nome que é o time.
A partida devera ser apenas com um jogador de cada time, que pode ser substituído a cada gol, a duração do jogo é o juiz (o clown) quem estipula.
OBSERVAÇÃO: Não é tão simples como parece guiar uma pessoa apenas com palavras quando ela esta em movimento.    
"BANDEIRINHA"
OBJETIVO:
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos.

MATERIAIS:
bandeirinhas, espaço amplo giz para marcar o campo. 
DESENVOLVIMENTO: Formam dois grupos ou dois times, com o mesmo número de crianças. Podem ser do mesmo sexo ou não. Uma linha é traçada dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha ( que pode ser também um pedaço de pau) em cada campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central, a bandeira do grupo A fica no campo do grupo e vice versa.
Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer a sua bandeira de volta. O time que conseguir primeiro é o vencedor.

 Durante o jogo a criança que for pega dentro do campo adversário será "colada" (fica parada). Se for pega com a bandeirinha na mão, ficará "colada" no local onde a bandeirinha estava fixada, se a criança colada não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colada no lugar onde foi pega. No início do jogo se decide se é do.
A criança pode ser deslocada por outro jogador do seu time que por acaso chegue ao campo adversário e conseguir tocar nela.
FORMANDO GRUPOS

OBJETIVOS:
 vivenciar as individualidades e as diferenças dentro do grupo.
MATERIAL: aparelho de som e CD.

DESENVOLVIMENTO: As crianças se movimentarão pelo espaço enquanto toca uma música de fundo, o palhaço pede para que formem duplas. para a musica e forma as duplas e vê que ficou de fora. Em seguida solta a musica, depois, o palhaço pede para que eles formem em trio ou quartetos, em seguida grupos de oito e assim por diante até a formação de um único grupo, lembrando que pode ser variado o pedido da formação dos grupos, e não especificamente na sequencia.

"CORRIDA DE BALÕES"
OBJETIVO:
Integração de grupo onde trabalha a ajuda e a Cooperatividade

DESENVOLVIMENTO:
Forma-se grupos, cada pessoa do grupo com seu balão e com um abanador, cada um vai abanando seu balão sendo de uma linha de partida até a outra, sendo vencedor grupo que chegar primeiro. Lembrando que devem chegar todos os participantes do grupo

OBS. É necessário que tenha balão de reserva, se um dos balões estourar pode ser trocado, na lembrança de que estamos trabalhando com crianças.

"BOLEADO"
OBJETIVOS:
 A importância do trabalho coletivo.
MATERIAL:
Bola.
DESENVOLVIMENTO: Faz-se um jogo de boleado convencional, a diferença é que esse a medida que vai boleando ninguém sai, o boleado vai para o time do adversário
OBJETIVO
O objetivo é o time (A) acertar a bola nos jogadores do time (B) e os do time (B) acertar a bola nos jogadores do time (A)
 Os lideres de cada time pode estar passando a bola para os seus jogadores e vice versa, se o participante conseguir segurar a bola que foi jogada para lhe bolear ele não sai e pode tentar acertar um do outro time, mas se a bola escapar de suas mãos e cair no chão o participante vai para o outro time que lhe acertou.  Ganha a partida o time que conseguir bolear todos os participantes do time adversário.Obs. (todos participam sem parar).

TERREMOTO
OBJETIVO:
O objetivo é trabalhar o companheirismo, o trabalho em grupo, reflexo e atenção.
DESENVOLVIMENTO:
 Faz-se grupo de três crianças, duas dão as mãos fazendo uma casinha e a terceira criança o morador dentro da casinha, quando o palhaço grita:
- Morador!
As crianças de dentro da casinha correm trocando de casa, quando o palhaço grita:
- Casa!
As casas trocam de morador e se o palhaço grita:
- Terremoto!
Todos trocam os parceiros de brincadeiras.

BARRA MANTEIGA
OBJETIVO:
Perceber estratégias para não perder no jogo
DESENVOLVIMENTO:
Divide-se a turma em dois grupos, divide o espaço em dois campos com uma linha riscada no chão e pega 2 crianças 1 de cada grupo tira no par ou impar, o que ganhar começa a brincadeira.
O grupo A fica de frente com o grupo B, digamos quem ganhou foi do grupo B, ele (a) vai até o grupo A escolhe alguém e toca na mão falando "barra manteiga" e corre, quem foi tocado corre a traz se pegar antes da linha ou seja no seu campo o que falou barra manteiga vai pro grupo A se passar da linha não vale mais, depois a pessoa que correu pra pegar é quem vai tocar na mão de alguém do grupo B, e assim sucessivamente.

"REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA"
      Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Brincadeiras populares
      Livro “Educação Física no Cotidiano Escolar
     Corpo & Movimento - Origem e Evolução da Dança através do Te.htm
      Corpo & Movimento - Tipos de Dança.htm
      Caderno Encenações
      Curso de Clown Juan Luca
      Postila Teatro de Tábuas
      Curso de básico de teatro encenaçõesteatro.com
FRANCISNALDO SILVA DE SOUZA
NALDÃO
PALHAÇO "GURI"
ATOR E DIRETOR DRT BAHIA - 33 38
CIA DE TEATRO ENCENAÇÕES
MORRO DO CHAPÉU BAHIA

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