Depois
do palhaço ser usado nos hospitais, ruas, teatro, como os cirurgiões do riso, o
remédio mais eficaz da alma, a alegria, a Companhia de Teatro Encenações
organiza o esquema técnico do clown na escola criando assim o "Clown
Pedagógico", que, para a base da criança e do adolescente golpeados pelas
anfetaminas sociais tira-se as expressões de textos com palavrões, conotações
preconceituosas, agressões (mesmo por brincadeira), como nas deficiências
físicas, etimológicas, sociais e educacionais.
O clown pedagógico busca colocar a criança e
adolescente em contato com seu próprio eu, despertando a felicidade de
trabalhar em grupo fazer algo que se sinta importante, realizado (a) além de
trabalhar exatamente com sua cultura e educação de origem.
Hoje em dia para a maioria dos profissionais
da educação nas escolas mercadológica a alegria é desnecessária, a arte e o
riso é uma bobagem em relação ao aprendizado, por exemplo: um desenho é bom por
que desenvolve as habilidades motoras da criança e não o prazer, a alegria de
desenhar, um texto teatral desenvolve a leitura, não pelo o gosto de
interpretar, assim tudo vira trabalho um antônimo de prazer, e, para quem acha desnecessária
a alegria o clown é o rei do riso.
.
Da mesma forma os palhaços realizam
apresentações (GAGS), brincadeiras e números em que não tenha conotações
humilhativas, palavrões, agressivas, obscenas ou outras do gênero, mas, que não
perca a qualidade dos números nem animação, mantendo o brilho de toda a beleza
que tem o palhaço.
Uma das outras formas é as maquiagens menos
carregadas para que não cause medo ou desconfiança na criança, as brincadeiras
são de formas em que todos participem do início até o fim, os jogos são de
forma em que ganha tanto que ganha a partida quanto quem perde. Uma das outras
mais interessante dessa forma de palhaço, é que ela é mais baseada em
brincadeiras e em que as Gags (pequenas peças) as crianças façam parte das
mesmas, elas apresentando junto com o palhaço se sentem confiantes e aprendem a
apresentação.
O Clown Pedagógico e essencial para
escolas, aniversário, eventos infantis e outros. E também é muito preservado o
teor artístico, a autoconfiança do palhaço, e técnicas para que mantenha sempre
o controle de toda a animação.
ISTÓRICO DO CLOWN –
Clown ou clod vem do inglês que quer dizer homem
do campo, da terra, pessoa comum pouco rude ou, klonne do germânico, que quer dizer a mesma coisa. O clown traduzido em português quer dizer
palhaço, mas as duas palavras tem origens diferentes, palhaço vem do italiano Paglia que quer dizer palha que os
camponeses enchiam colchões, quando os colchões estavam velhos eles pegavam nas
épocas festeiras e tiravam o pano que por sua vez eram listrados recortavam e
faziam roupas para animar os festejos, nos lugares mais elevados do corpo eles
colocavam as mesmas palhas para aliviar nas quedas e reboladas pelo chão, com a
evolução começaram a representar como um tipo de interpretação o patrão e o
empregado. Trazidos para o português principalmente no Brasil dá-se nome de
palhaço como um coletivo de palhas, que já era o sentido usado. Na verdade
clown e palhaço são termo diferentes para se tratar da mesma coisa, apesar de
que quando se fala clown, se refere as artes circense diversificada, palhaço,
somente o artista da animação livre, diferente de se achar que clown é um
americanismo dessa arte.
Essa modalidade vem desde a antiga Grécia e
Roma nos festejos populares e religioso.
Hoje tecnicamente o clown se divide em augusto,
branco e o vermelho ou leal que são trabalhados com mimicas e pantomímicas ou
mais esbanjado, nas GAGS (pequenas peças) e nas apresentações soltas. No teatro
se divide em clown clássico e clown popular, o clássico tem movimentos mais
balético utilizando mais da pantomímica, as vezes com os movimentos atrofiados
e atrapalhados com expressões tristes e irônicas, o popular é mais souto,
berrante, sempre interferindo com piadas, apelidos levando tudo na graça:
BRANCO – O branco é o espertalhão que sempre sai por cima
geralmente nas gags. Historicamente quer dizer o patrão, o dono da terra, o
mandão, está sempre de gravatinha, roupa mais bonita e um estilo mais charmoso.
AUGUSTO – É o bobo trapalhão que confunde tudo que faz, é o
mais inocente. Refere-se ao empregado que não sabe nada, sempre obedece, cai
nas tramoias, submisso.
VERMELHO
OU LEAL – Os termos
vermelho e leal é dado ao mesmo que tem características levemente diferentes: o
vermelho é um intermediário entre o branco e o augusto, as vezes ele sobe ou desce
o status, já o leal, também é um intermediário entre os dois mas procura não
contrariar nem um nem o outro, sempre coloca o publico como júri da situação,
muita vezes o leal é a interferência do dono do circo, no teatro é o terceiro
palhaço e na rua usa mais na característica de vermelho.
EXEMPLOS DE ALGUMAS
BRINCADEIRAS PARA O PALHAÇO EM APRESENTAÇÕES LIVRES ESCOLAS, RUA, FESTINHAS DE
CRIANÇAS ETC.
“DANÇA
DAS CADEIRAS COOPERATIVAS”
OBJETIVOS:
valorizar cada pessoa e a reconhecer a importância de todos.
MATERIAL: cadeiras
com o mesmo número que o de participantes, som e cd.
REGRAS DO
JOGO: Terminar o jogo com todos os
participantes sentados nas cadeiras que sobrarem.
Promovendo fundamentais mudanças na estrutura
do jogo criamos um tipo de desafio que motive cada pessoa e o grupo para
realizar um objetivo comum.
- Você consegue
imaginar 80 pessoas sentadas em uma cadeira?
Um dos principais
eixos dos jogos Cooperativos é o vinculo entre:
PARTICIPAÇÃO DE TODOS
↔ OBJETIVOS COMUNS
Para a “Dança das Cadeiras Cooperativas”
colocamos em círculo, um número de cadeiras igual ao número de participantes.
Em seguida propomos um “Objetivo Comum”:
Terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que
sobrarem!
DESENVOLVIMENTO:
Colocamos música e
todos dançam girando em torno das cadeiras. Quando a música para, todos devem sentar usando os
recursos que estão no jogo – cadeiras e pessoas. Podem sentar nas cadeiras, nos
colos uns dos outros, ou de alguma outra maneira criada pelos participantes. Em
seguida, todos levantam. Tiramos algumas cadeiras, ninguém sai do jogo e
continuamos a dança.
- Dá pra continuar?
- Dááá!!
- Está confortável
para todos?
- Estáaa!!
Aquele que está por
baixo, já com umas 10 (dez) pessoas no colo, responde com um ar de satisfação:
- Táááh! Mas, vamos
logo!!!
Na medida em que se desprendem dos antigos
hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão de “potencial cooperativo”
para jogar e viver:
- Ver as cadeiras
como ponto de encontro. (visão de abundância)
- Movimentam-se em
todas as direções. (Flexibilidade, auto-mútua-confiança)
- Curtir a música.
(Viver plenamente cada momento)
- Dançar livremente.
(Ser a gente mesmo é Lindo!)
O jogo prossegue até
onde o grupo desejar. Em geral, a motivação é tão intensa que, mesmo depois de sentarem
TODOS em uma única cadeira, o jogo continua com uma cadeira imaginária. Daí em
diante, é só dar asas a imaginação e... DANÇAR EM COMUNIDADE.
"JOGO DOS CEGOS"
OBJETIVO –
Desenvolver criatividades dos participantes, a atenção de quem tá no jogo e o
trabalho em grupo.
INÍCIO
Vamos dividir a turma em
dois grupos cada grupo vai escolher o nome do seu time e escolher os seus
jogadores:
Vamos ter um campo normal
com duas traves e uma bola, a diferença, é que os jogadores vão estar com os
olhos vedados e serão guiados apenas com as seguintes palavras, esquerda,
direita, frente e trás falado pela torcida de cada time, a torcida pode chamar
o jogador pelo nome que é o time.
A partida devera ser apenas
com um jogador de cada time, que pode ser substituído a cada gol, a duração do
jogo é o juiz (o clown) quem estipula.
OBSERVAÇÃO:
Não
é tão simples como parece guiar uma pessoa apenas com palavras quando ela esta
em movimento.
"BANDEIRINHA"
OBJETIVO:
Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e
obstáculos.
MATERIAIS:
bandeirinhas, espaço amplo giz para marcar o campo.
DESENVOLVIMENTO: Formam dois grupos ou dois times, com o mesmo
número de crianças. Podem ser do mesmo sexo ou não. Uma linha é traçada
dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha ( que pode ser também um
pedaço de pau) em cada campo. As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da
linha central, a bandeira do grupo A fica no campo do grupo e vice versa.
Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer a sua bandeira de volta. O time que conseguir primeiro é o vencedor.
Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer a sua bandeira de volta. O time que conseguir primeiro é o vencedor.
Durante o jogo a criança que for pega dentro do campo adversário será "colada" (fica parada). Se for pega com a bandeirinha na mão, ficará "colada" no local onde a bandeirinha estava fixada, se a criança colada não estiver com a bandeirinha na mão, ficará colada no lugar onde foi pega. No início do jogo se decide se é do.
A criança pode ser deslocada por outro jogador do seu time que por acaso chegue ao campo adversário e conseguir tocar nela.
FORMANDO
GRUPOS
OBJETIVOS:
vivenciar as individualidades e as diferenças
dentro do grupo.
MATERIAL:
aparelho de som e CD.
DESENVOLVIMENTO:
As crianças se movimentarão pelo
espaço enquanto toca uma música de fundo, o palhaço pede para que formem
duplas. para a musica e forma as duplas e vê que ficou de fora. Em seguida
solta a musica, depois, o palhaço pede para que eles formem em trio ou
quartetos, em seguida grupos de oito e assim por diante até a formação de um
único grupo, lembrando que pode ser variado o pedido da formação dos grupos, e
não especificamente na sequencia.
"CORRIDA
DE BALÕES"
OBJETIVO:
Integração de grupo onde trabalha a ajuda e a Cooperatividade
DESENVOLVIMENTO:
Forma-se grupos,
cada pessoa do grupo com seu balão e com um abanador, cada um vai abanando seu
balão sendo de uma linha de partida até a outra, sendo vencedor grupo que
chegar primeiro. Lembrando que devem chegar todos os participantes do grupo
OBS. É necessário que
tenha balão de reserva, se um dos balões estourar pode ser trocado, na
lembrança de que estamos trabalhando com crianças.
"BOLEADO"
OBJETIVOS:
A
importância do trabalho coletivo.
MATERIAL:
Bola.
DESENVOLVIMENTO: Faz-se
um jogo de boleado convencional, a diferença é que esse a medida que vai
boleando ninguém sai, o boleado vai para o time do adversário
OBJETIVO
O
objetivo é o time (A) acertar a bola nos jogadores do time (B) e os do time (B)
acertar a bola nos jogadores do time (A)
Os lideres de cada time pode estar passando a
bola para os seus jogadores e vice versa, se o participante conseguir segurar a
bola que foi jogada para lhe bolear ele não sai e pode tentar acertar um do
outro time, mas se a bola escapar de suas mãos e cair no chão o participante vai
para o outro time que lhe acertou. Ganha
a partida o time que conseguir bolear todos os participantes do time
adversário.Obs. (todos participam sem parar).
TERREMOTO
OBJETIVO:
O
objetivo é trabalhar o companheirismo, o trabalho em grupo, reflexo e atenção.
DESENVOLVIMENTO:
Faz-se grupo de três crianças, duas dão as
mãos fazendo uma casinha e a terceira criança o morador dentro da casinha,
quando o palhaço grita:
-
Morador!
As
crianças de dentro da casinha correm trocando de casa, quando o palhaço grita:
-
Casa!
As
casas trocam de morador e se o palhaço grita:
-
Terremoto!
Todos
trocam os parceiros de brincadeiras.
BARRA MANTEIGA
OBJETIVO:
Perceber
estratégias para não perder no jogo
DESENVOLVIMENTO:
Divide-se
a turma em dois grupos, divide o espaço em dois campos com uma linha riscada no
chão e pega 2 crianças 1 de cada grupo tira no par ou impar, o que ganhar
começa a brincadeira.
O
grupo A fica de frente com o grupo B, digamos quem ganhou foi do grupo B, ele
(a) vai até o grupo A escolhe alguém e toca na mão falando "barra manteiga"
e corre, quem foi tocado corre a traz se pegar antes da linha ou seja no seu
campo o que falou barra manteiga vai pro grupo A se passar da linha não vale
mais, depois a pessoa que correu pra pegar é quem vai tocar na mão de alguém do
grupo B, e assim sucessivamente.
"REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA"
Wikipédia,
a enciclopédia livre.
Brincadeiras populares
Livro “Educação Física no Cotidiano Escolar
Corpo & Movimento - Origem e Evolução da Dança através do Te.htm
Corpo & Movimento - Tipos de Dança.htm
Caderno Encenações
Curso de Clown Juan Luca
Postila Teatro de Tábuas
Curso de básico de teatro encenaçõesteatro.com
Brincadeiras populares
Livro “Educação Física no Cotidiano Escolar
Corpo & Movimento - Origem e Evolução da Dança através do Te.htm
Corpo & Movimento - Tipos de Dança.htm
Caderno Encenações
Curso de Clown Juan Luca
Postila Teatro de Tábuas
Curso de básico de teatro encenaçõesteatro.com
FRANCISNALDO SILVA DE SOUZA
NALDÃO
PALHAÇO "GURI"
ATOR E DIRETOR DRT BAHIA - 33
38
CIA DE TEATRO ENCENAÇÕES
MORRO DO CHAPÉU BAHIA
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