DELIBERAÇÃO DO ANO DE 2017
O projeto Caravana Teatro Itinerante é uma iniciativa teatral que vem acontecendo no interior da Bahia, mais especificamente no território de identidade da Chapada Diamantina desde o ano de 2009. De lá pra cá, foram mais de 20 eventos em que reuni diversas cidades em uma só fazendo um encontrão de grupos teatrais apresentando suas peças, poesias, danças e demais linguagens que os grupos tem e ofertam gratuitamente ás cidades que quando sediam no momento o referido encontro.
No dia 22 de janeiro deste ano de 2017, organizadores do projeto reuniu-se na cidade de Morro do Chapéu BA para deliberar assuntos referente ao destino da Caravana, metas e regras na busca por melhorias e desenvolvimento da mesma. Na reunião foi criada a comissão organizadora de todo o projeto, essa irá organizar, desenvolver, ampliar a prática e dar informação de que existe esse grandioso projeto teatral do interior da Bahia nas instituições públicas, privada e jurídicas, levar também ao conhecimento do público de forma mais relevante.
Essa comissão foi montadas pelas cidades de Bonito, Morro do Chapéu e Utinga, em que esteve presente as pessoas de:
Cássio Jack - Bonito
Diomário - Utinga
Eugênio Rodrigues - Morro Chapéu
Jilmar Orgânico - Morro do Chapéu
Josete Alves - Utinga
Juciano Teles - Morro do Chapéu
Lucas do Carmo - morro do chapéu
Lucas do Carmo - morro do chapéu
Naldão - Morro do Chapéu
Com esses presentes montou-se a seguinte estrutura organizadora das Caravanas:
Cássio Jack - Coordenador de Comunicação e Desenvolvimento
Jilmar Orgânico - Coordenador de Projetos e Andamentos
Josete Alves - Coordenadora Administrativa
Naldão - Coordenador Geral
Ficou nas entre linhas dos que não puderam se fazer presentes, fazer em próximas reuniões mais coordenação e ou diretorias que for necessário para assim complementar essa comissão e fazer o melhor que puder pelo grande projeto regional Caravana Teatro Itinerante, que se sentia ameaçado sua existência devido o desânimo por falta de recursos e outras condições para sua continuidade, na luta e na esperança da continuação foi criada a citada estrutura de organização.
A comissão já depois de criada começou trabalhando logo em seguida criando regras e normas para a organização e no pensamento de que fique melhor para todos os envolvidos, por exemplo:
- So haverá 5 (cinco) caravanas por ano. Entre elas 3 (três) são fixas cabendo somente a cidade organizadora passar pra uma outra cidade fazer o evento no seu lugar são elas Bonito, Souto Soares e Utinga, as outras duas caravanas ficam distribuídas entre as outras cidades.
- A cidade que sediar uma caravana em um ano, no próximo ela não poderá sediar dando a oportunidade para outra, exemplo; a cidade que sediar em 2017 quando for em 2018 passará para outra, ou dependerá de acordo para que todas as cidades tenham oportunidade de fazer o evento.
- Os eventos ficaram distribuídos no decorrer do ano entre os meses de março, maio, julho, setembro e novembro.
As outras deliberações foram:
- Discutir taxa para o público para que seja levantado recurso para o projeto e o grupo local
- Taxa dos participantes de cada grupo inserido no processo para trabalha a estrutura dos eventos
- Cadastrar os grupos
- Buscar parcerias e editais
- Levantar material próprio de cenários, luz e som
- Fazer planejamento, reunir e participar junto ao diretor do grupo que sediar o evento
- Organizar com antecedência e discutir a oficina a ser feita em cada evento
- Certificados padronizados com a marca da caravana para as oficinas e demais preparações ou outros que convier.
Depois de diversos levantamento de uma reunião que durou em torno de três horas e vinte minutos, fechou-se a mesma com expectativas de bons ventos neste ano de 2017 para as Caravanas Teatro Itinerante
MORRO DO CHAPÉU
CHAPADA DIAMANTINA BAHIA
JANEIRO DE 2017
5 caravas por ano já e o bastante
ResponderExcluirPara não deixar morrer o movimento Caravana de Teatro intinerante
a organização ficou boa
ResponderExcluirTomei conhecimento da existência deste projeto através do meu amigo e irmão de arte Naldo, quando ele me falou sobre os objetivos da Caravana achei a proposta de suma importância para a difusão da linguagem teatral. Nós artistas precisamos de iniciativas desta natureza que contribua para difundir o teatro e a nossa cultura. Parabenizo a todos os idealizadores e organizadores que fazem o maior esforço para manutenção da Caravana Itinerante.
ResponderExcluirAo meu amigo Naldo e Cimário um forte abraço continuem na luta
Mário Silva
Diretor do Grupo de Teatro Dionísio Arte- Jacobina- Ba
Valeu grande mestre Mário grande teatrólogo e ativista do teatro nas cidades de Jacobina e Ourolândia, é uma honra sua opinião sobre esse projeto eventuoso Caravana Teatro Itinerante.
ResponderExcluirÉ com trabalhos, ardor mas muita satisfação que fazemos para que o teatro do interior sempre cresça assim como voce faz para manter viva as chamas do teatro aí na região do piemonte da chapada mais especificamente em Jacobina e Ourolândia.
valeu obrigado!!
Naldão
ExcluirBom dia meu amigo e irmão de arte Naldão, como pude perceber vocês estão em processo de organização do calendário da CARAVANA deste ano, na oportunidade venho manifestar a vontade do nosso Grupo de Teatro Dionísio Artes em participar.
ResponderExcluirÓTIMO SEJA BEM VINDO!!!
ResponderExcluirMESTRE MÁRIO SERÁ UM PRAZER
NALDÃO!!