MEU BOI BUMBÁ NO FOLCLORE

O FOLCLORE é um conhecimento popular de um povo trazido das duas palavras folk = povo e lore = conhecimento por Willian John Thoms, se refere a tudo que faz parte de um povo de uma região ou país, desde suas práticas, trabalhos, danças, artesanatos, artes, manifestações, lendas, histórias, mitos, costumes, linguagens e muitos mais.

O Brasil é um país de um folclore muito rico, se somar todas regiões que no Brasil tem daria folclore para mais de cem outras nações, devido que cada estado tem uma gama de tradições e peculiaridades muito grande. 

Em meio essa tradicionalidade temos os festejos do BOI BUMBÁ, festejo esse que cada região e estado brasileiro faz de forma diferente. Foi assim que o grupo de de Animação Teatral OS RISOLETOS apresentou mais uma vez MEU BOI BUMBÁ, na linguagem do teatro de arena, a peça foi apresentada no Colégio Nossa Senhora da Graça para o público infantil. Geralmente as escola faz como comemoração a Semana do Folclore, dessa forma não tem um dia específico para ser o dia, isso serve como uma forma de valorização.

Essa apresentação OS RISOLETOS combinou o rodar o chapéu já que a peça foi como peça de rua, na verdade "Rodou o Boi" (uma pequena maquete de um Boi Bumbá feita pela escola), na organização da professora Andreia, quem fez o convite para assim melhorar a emoção e o entusiasmo no conhecimento de seus alunos como da escola toda. Dessa forma foi apresentada na condição de que cada aluno contribuísse com sua parte para ver a peça como pôde e achou melhor.


Os festejos dos BOIS BUMBÁs são de uma tradicionalidade riquíssima, que o grupo vem resgatando em Morro do Chapéu Bahia. O RISOLETOS é um grupo que tem a principal característica do palhaço, mas sempre sai desse tema e faz o teatro com outros gêneros. Os bois tem nome diferentes em cada estado a maioria dos nomes são TROVÃO (nome pelo qual os RISOLETOS apresentam), MIMOSO, BOI DA LUA, BOITATÁ e outros tantos nomes de uma mesma manifestação, sendo cada uma dessa um folclore diferente.


O folclore brasileiro foi decretado como lei no ano de 1965 no dia 17 de agosto pelo congresso nacional que através da lei de nº 56 747 foi escolhido como o dia do folclore brasileiro 22 de agosto. O dia ficou sendo lembrado em todo o território nacional e principalmente nas escolas que passam a importância da data que figura a identidade e cara do Brasil para as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...