5 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CULTURA, CINEMA E DA LÍNGUA PORTUGUESA

O dia 5 de novembro marca grandes comemorações importante para o povo brasileiro, é comemorado o dia nacional da Cultura, o dia nacional do Cinema brasileiro e o dia nacional da língua portuguesa. Todos esses são de grande marco na vida de cada brasileiro, vendo que nosso país é riquíssimo em diversas culturas, o nosso cinema nasce já a muito tempo e teve grandes lutas e avanços no campo e sem contar que o idioma que falamos desde a entrada dos portugueses em que fizeram a implantação dessa língua, é atualmente falada em 9 países.
O DIA NACIONAL DA CULTURA - Foi estabelecido pelo MINC (Ministério da Cultura) a data do dia 5 de novembro como o dia nacional da cultura em homenagem ao nascimento do grande jornalista jurídico, depois presidente da Academia Brasileira de Letras Rui Barbosa. A data foi criada em 15 maio de 1970 pela lei 5579. Nesse dia o MINC homenageia pessoas que contribuíram consideravelmente para a cultura brasileira, é a ORDEM DO MÉRITO CULTURAL (OMC), a cerimônia acontece preferencialmente no dia cinco, tendo mudanças do dia somente quando é preciso ajustar o calendário de acordo com a semana.

No estado da Bahia nesse ano de 2018, haverá grandes manifestações entre elas o Concerto Ecumênico realizará o Coral Gótico no Museu de Artes Sacras da UFBA com entrada franca, Contações de história com o projeto Viagem Pela Literatura em Vitória da Conquista, o espetáculo será na biblioteca municipal.

DIA NACIONAL DO CINEMA BRASILEIRO - Comemorado também no dia 5 de novembro marcando a primeira exibição no ano de 1896 na cidade do Rio de Janeiro, em outras versões o dia também é comemorado no dia 19 de junho que comemora o primeiro dia de filmagens em terras brasileiras, de qualquer forma, o cinema brasileiro é contemplado com duas datas cada qual com sua causa específica. Hoje em dia o Brasil muito já avançou nessa tecnologia e faz tanto projeções como produções em 3D que é a sensação do cinema moderno mundial.

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA - Criado sob o decreto 11.310 do dia 12 de junho de 2006, o dia foi estipulado para o 5 de novembro, essa também foi em homenagem ao escritor baiano diplomata Rui Barbosa Águia de Haia, fundador da Academia Brasileira de Letras a qual presidio de 1909 a 1919, também foi grande pesquisador da língua mais falada do mundo, hoje a língua portuguesa é falada por mais de três milhões de pessoas em nove países do mundo. 
 O baiano Rui Barbosa nasce em Salvado aos 5 de novembro no ano de 1849 e faleceu em Petrópolis Rio de Janeiro em 1º de março de 1923.

IMAGENS DO GOOGLE IMAGENS

CONHEÇA MAIS SOBRE RUI BARBOSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

DESTAQUE

IV CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE MORRO DO CHAÉU

Nos dias 05, 06 e 07 de abril acontecerá a quarta Caravana Teatro Itinerante de Morro do Chapéu, no Teatro Belarmino Rocha no centro Cultu...