12 abril 2017

COMEÇOU O MAIS EDUCAÇÃO DA EMAP


Nesta segunda feira dia 10 de abril deste ano de 2017, foi feita a abertura do MAIS EDUCAÇÃO da Escola Municipal de 1º grau Adalberto Pereira. A escola já é pioneira no programa do governo do federal criado para a ampliação da educação nas escolas públicas e dessa vez vem com uma grande diversidade oferecida para os alunos da mesma. Com o tema "EM QUE VOCÊ CONTRIBUI PARA MUDAR O MUNDO", o mais educação da EMAP vem oferecendo aulas de Letramento, Numeralização, Teatro, Capoeira, Dança, Percussão e futebol de salão. As aulas acontecerão no contra turno, como é a proposta do programa MAIS EDUCAÇÃO, abrangendo alunos de series estratégica segundo a escola.



O Programa Mais Educação, foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas nos macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. 


De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano, no universo de possibilidades ofertadas. Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampo acompanhamento pedagógico. (fontes do site do ministério da educação)



A Escola Adalberto Pereira convida pais e alunos para ver e assistir as atividades do programa como um acompanhamento da família em relação aos seus alunos



08 abril 2017

A CAPOEIRA DE MORRO DO CHAPÉU



Na cidade de Morro do Chapéu dentre tantas outras linguagens socioculturais que tem, entre elas temos a Capoeira. A Capoeira do Morro, vem desde o final dos anos de 1970 e mais específico nos anos 80. na construção dessa história, como destaque alem dos demais tivemos diversos mestres como o mestre Paulo o propulsor da Capoeira Regional na cidade, da Capoeira de Angola tivemos o mestre Peba e mestre Lua Santana. Esses mestre marcaram a historia da capoeira de Morro do Chapéu montando seus clubes e formando alunos que entre esses alunos alguns chegaram a serem mestres também, entre eles o grande e atual mestre NEI. O mestre Nei desde os anos 90 criou o seu próprio clube chamado TOCA DO LEÃO.

Nessa sexta feira dia 7 de abril do corrente ano, os alunos do mestre Nei, fizeram uma grande confraternização de aniversário ao mestre com muito axé e considerações que emocionaram o mestre. Tanto os alunos como a anfitriã do espaço Escolinha Chave do Saber, na pessoa da senhora e guerreira professora Vera Lúcia, ou como todos á conhece "Pró Bena".

Essa confraternização foi com a iniciativa dos professores alunos do mestre Nei, Darlan Alves e Adailson o popular "Orêa", que estão montando um novo grupo da Toca do Leão no bairro do Alto da Chapada no espaço do Parque de exposição da cidade, ambos convidaram mais amigos da capoeira como o professor Gonçalo Carmo que foi com seu grupo Raízes Baianas Morrense localizado na FAAASCIBA (antigo sopão).

A confraternização em comemoração ao aniversário do mestre Nei foi no espaço da Escolinha Chave do Saber, localizada na avenida Joel Modesto. Na mesma teve roda de capoeira, entrega de buquê, mensagem de homenagens, samba de roda e tantos outros que fizeram do encontro um consagrado evento em homenagem a um mestre que segura a capoeira na cidade até hoje em dia.


//NÓS DO ENCENAÇÕES TEATRO.COM TAMBÉM DESEJAMOS FELICIDADES AO MESTRE NEI E A TODOS OS ANIVERSARIANTES DO MÊS//



02 abril 2017

AS CARPIDEIRAS APRESENTADAS EM MORRO DO CHAPÉU


NO DIA 01 DE ABRIL DESTA ANO DE 2017, O GRANDE ESPETÁCULO DO GRUPO TEATRAL "LAMPARINAS DO SERTÃO" FOI APRESENTADO NA CIDADES DE MORRO DO CHAPÉU NO TEATRO ODILON COSTA (MINERVA).

 MESMO COM A ABENÇOADA CHUVA QUE CAI EM TODA A REGIÃO INCLUSIVE EM MORRO DO CHAPÉU, NA HORA DA PEÇA CHOVIA NA CIDADE MAS A PEÇA ACONTECEU COM TODO ENTUSIASMO PASSANDO A FORTE E DIVERTIDA MENSAGEM SOBRE A NOSSA CULTURA SERTANEJA (PRINCIPAL PROPÓSITO DOS LAMPARINAS DO SERTÃO). A PEÇA PASSA UMA MISTURA DE COSTUMES E A BUSCA INCANSÁVEL DE DUAS CARPIDEIRAS, QUE CANSADAS DOS SERVIÇOS DE UMA SITUAÇÃO TÃO COMPLICADA QUE A REZA PELOS FALECIDOS, PROCURA SEMPRE UM LUGAR QUE A MORTE NÃO CHEGUE, MAS SUAS ANDANÇAS SÃO GRANDES AS ATRIBULAÇÕES.


É UMA PEÇA QUE REMONTA DESDE AS SANTAS ATÉ AS "QUENGAS DO NORDESTE", DOS VALENTÕES AOS COVARDES E DOS ANJOS AOS DEMÔNIOS QUE ASSOLAM OS VIVENTES. DENTRO DE UM RICO QUADRO NORDESTINO COM UM APANHADO MUSICAL EXEMPLAR.

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27 março 2017

AS CARPIDEIRAS

COM A INTERVENÇÃO ARTÍSTICA DO GRUPO ENCENAÇÕES, UM GRANDE ESPETÁCULO SERÁ APRESENTADO NA MINERVA.

AS CARPIDEIRAS

NESTE SÁBADO DIA 01 DE ABRIL ÁS 20 HORAS

AS CARPIDEIRAS eram mulheres contratadas para rezar, chorar, fazer lamúrias em velórios, mesmo que o defunto não merecesse, eram as profissionais mais importantes em uma certa época que inclusive sitadas na bíblia em Jeremias 9 : 17. No nordeste Brasileiro fazem parte do folclore da época do coronelismo, em que eram submetidas ás vontades dos coronéis, nessa contratações eram regradas de muitas bizarrias, porque no auge da dor da perda, os coronéis obrigavam aquilo que eles decidiam na hora, era quando as mulheres do choro teriam que se virar e trabalhar muitas vezes da pior forma, pagar grandes micos para não sofrerem repressões violentas.


É assim que o grupo "LAMPARINAS DO SERTÃO" vem trazendo essa grandiosa comédia para alegrar o fim de semana de Morro do Chapéu, a peça é uma montagem de toda essa diversidade, desde a referencia bíblica até os nossos costumes. O grupo LAMPARINAS DO SERTÃO espera todos e todas para prestigiar esse espetáculo que trará conhecimento e diversão para todos os presentes.

23 março 2017

FEIRA DE ARTESANATO EM MORRO DO CHAPÉU

No Mercado Cultural de morro do chapéu localizado no centro da cidade na praça Augusto Públio, está acontecendo até o dia de sexta feira 24 deste mês de março 2017 uma grande feira com artesanato e artefato de diversos modelos e espécie de objetos.

A feira é uma iniciativa da secretaria municipal de cultura de Morro do Chapéu, teve seu início no dia  20 e vai durar até o dia  24 deste mês de março com diversas peças expostas e a venda.

PORTANTO QUEM ESTIVER PASSANDO NO MORRO PASSE NO MERCADO CULTURAL E LEVE SUA LEMBRANÇA


12 março 2017

MANHÃ CULTURAL EM SÃO RAFAEL


No povoado de São Rafael aconteceu nesse domingo dia 12 de março de 2017, um grande encontro com os alunos de capoeira e dança do formado Gonçalo. O evento teve a ilustre presença do mestre de capoeira Mario Guaraná que fez aula com todos os alunos e alunas, junto com os  do Ponto de Cultura Fogueira Cultural da Associação de Moradores De São Rafael e puxou roda de capoeira, em seguida, a turma da dança do Ponto de cultura apresentou diversas coreografias, produto das aulas de dança que acontece no mesmo programa.
Nesse fim de semana o formado Gonçalo fez uma seção de aulas diferentes, convidou o Metre Mário e o Contra Mestre busca Longe. O contra mestre Busca Longe deu aula e puxou roda para a turma da sede de Morro do Chapéu na sexta feira na FAAASCIBA, e o mestre Mário deu aula e puxou roda de capoeira no Mercado Cultural no sábado e fez o mesmo trabalho no Povoado de São Rafael no domingo.

Uma ação, um exemplo em que se ver que realmente a arte muda, agrega pessoas, uni, socializa e livra todos os envolvidos das armadilhas perversas que os desequilíbrios sociais oferecem para as crianças, jovens, adolescentes e adultos de todas as classes, é preciso governos de todas as instancias integros, visionários e sem demagogias políticas para ter essa visão em todo o Brasil e no mundo.






10 março 2017

REUNIÃO DO COLEGIADO TERRITORIAL DA CHAPADA DIAMANTINA



    Nesta quinta feira dia 09 de março de 2017 foi realizado o segundo encontro do colegiado do Território da Chapada Diamantina na cidade de Seabra no auditório do hotel Nélio. Nesse foi tratado diversas pautas em que tornou o encontro produtivo e decisivo entre as jornadas de o seguir do ano que se inicia. Em seguida o representante geral do colegiado falou dos avanços que já foram alcançados no território, as instituição que se beneficiaram, os municípios que aderiram políticas de desenvolvimento através do território principalmente na agricultura, planejamento para  o ano em curso e as dificuldades a se enfrentar.

  Nesse fórum do território foi com os seguimentos como o núcleo diretivo, câmaras técnica e demais seguimentos que compões todo o colegiado. Nessa remontagem foi mudado cargos de pessoas físicas que compõem as cadeiras da estrutura do núcleo diretivo, foi movido e mudado também entidades, ou seja, pessoas jurídicas que compõe o mesmo. Foi também remodelada as câmaras técnicas ou temáticas, comitês e concelhos para um recomeço de atividades nas diversas áreas que fazem as diversidades da Chapada Diamantina.

      Dentre essas pautas também houve alguns informes que veio avisando avanços oriundos da política de território como:

     A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA - Referente a câmara técnica de cultura que deve orientar aos municípios que faz parte do território a fazer o trâmite para sua adesão no sistema que é uma organização do estado. 

     CNPq - Que é o convenio que financia os territórios, está sempre vinculado a alguma instituição vinculada ao território no se núcleo diretivo, e agora para o Chapada Diamantina já está em faze de término sendo consolidado até o mês de maio.

    UNEB - Que trouxe a informação sobre o projeto Universidade Para Todos que estará se instalando em breve, inclusive Morro do Chapéu é uma das cidades que se inclui dentro dos beneficiados.

    Entre essas e mais do decorrer de discussão e reajuste, ficou marcado para recomposição das câmaras temáticas no próximo encontro, mudanças nas que já tem, remontar algumas e criar outras se preciso.


08 março 2017

MEU BOI BUMBÁ

O Grupo de Animação Teatral OS RISOLETOS estará reapresentado no fim de semana nos dias 25 e 26 de março deste ano de 2017 seu grande espetáculo MEU BOI BUMBÁ no espaço do MERCADO CULTURAL ás 19 horas.


A peça teatral é uma grande comedia que reconta a história de Catarina que tem desejo de comer lingua de boi e pede ao seu marido Chico para matar o boi que é tradição da fazenda onde moram, quando a dona da fazenda sabe do feito ameaça chico e esse tem que se virar pra trazer o boi de volta mesmo depois de morto, se não morrerá junto com o boi.  É uma remontagem da história dos folguedos do Bumba Meu Boi contada de forma teatral.

A peça é montada com atores e atrizes adolescentes e pre adolescentes que compões o grupo OS RISOLETOS, o texto foi criado por Naldão . Artes e é aberto á todas as idades, é um grande espetáculo esperando pelo público de Morro do Chapéu e demais localidades de qualquer canto ou recanto do mundo.

Os ingressos estão a vendas na: 
CASA DA MODA com luciana Mota na rua  Coronel Dias Coelho (rua das Arvores).

No SALÃO FASHION com Gorete Santos no bairro da Caixa D'Água
e
Com todos os integrantes dos RISOLETOS

ESPERAMOS TODOS E TODAS LÁ!!

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01 março 2017

O QUE É UM LABORATÓRIO TEATRAL?


        Por que é chamado de laboratório? Porque realmente funciona igual um laboratório. É no laboratório que o teatrólogo seja ele ator, diretor, dramaturgo, produtor e demais, se orientam da melhor maneira e da forma mais científica no campo das artes cênicas.
O laboratório teatral acontece de diversas formas e em vários lugares um por vez ou em todos ao mesmo tempo, qualquer coisa de preparação que se faça no teatro geralmente é chamado de laboratório, esse termo foi difundido mais depois de Jerzy Grotowiski por conta do seu grupo que era chamado de teatro laboratório, e, o próprio criou uma pedagogia para o próprio grupo que ficou conhecida no mundo todo.

É no laboratório que o teatrólogo faz suas:

PESQUISAS
INVESTIGAÇÕES
EXPERIMENTOS

     No objetivo de transformar, elaborar, montar e descobrir da forma mais consciente e evolutiva possível. É no laboratório que tudo se muda ou, que tudo surge da forma mais qualitativa, com o auxilio dos questionários mágicos “ o que”, “por que” e “como”, são perguntas que impulsiona o fazer sem colocar limites pequenos na busca.

  O QUE – É relacionado ao que deve ser feito ou vai ser feito? Qual o objeto que quero desenvolver? Qual é a forma que ele se desenvolve? Qual a sua natureza? Então vamos buscar como realmente é esse objeto, o que é o eu trabalho a se desenvolver?.

PORQUE – É relacionado ao questionário do porque que é assim? Por que tem esses elementos? Por que não é diferente? Depois de descoberto tanto esses por quês como diversos outros que possam ser acrescentado, vem o próximo requisito: por que estou fazendo isso? Para que vai servir? Ou simplesmente se faz, desde que não saia do contexto da busca.

  COMO – Está relacionado ao como é feito? Como vou repassar isso para o espectador? Como cada pessoa vai compreender isso? O que devo fazer para sentir isso e passar o que senti para cada pessoa lá no público que vai ser pega de surpresa dentro desse assunto? Como é que desenvolve cada coisa? É nessa hora que entra as pesquisas, os experimentos e as investigações.

       Um laboratório bem feito coloca o artista de teatro numa dimensão diferenciada dentro das expectativas que ele nem se quer imaginava que seria tanto, por isso é chamado de laboratório. É realmente uma fonte de transformação e construção, é nele que tem os experimentos, as descobertas desenvolvendo as experiências com o conhecido e o desconhecido.
O laboratório é um só, mas se divide em varias partes, essa partes servem para não bagunçar as buscas, e o ator, diretor se ser mais especifico no que busca, entre essas partes as mais principais são:

  LABORATÓRIO DE PESQUISA – Com a pesquisa o teatrólogo busca o conhecimento das diversas faces da vida, do assunto e ou da questão que ele ou ela está trabalhando, a pesquisa não se resume só naquilo que está a procura, muita vezes um assunto puxa outro assunto que precisa ser sabido para que haja uma compreensão mais completa daquilo que a pessoa de teatro foi buscar, por exemplo, eu vou  fazer um laboratório de pesquisa sobre poesia, eu não fui só pesquisar poesia, eu fui fazer um laboratório de pesquisa sobre a poesia, então eu vou pesquisar como se escreve poesia e seus diversos estilo, vou ver desde sua história extensa como desde os menestréis europeus, os sonetos, suas mudanças ao longo do tempo, os autores poetas, os elementos que origina a poesia e que originam da poesia, onde eu posso ver poesia, como ator eu posso ver poesia numa criança, numa mãe que amamenta seu bebê, como eu posso passar essa poesia física para o espectador somente através do corpo. Então nesse caso eu comecei um laboratório de poesia para formação do meu trabalho como um teatrólogo.

  LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO – Esse é dos laboratórios mais complexo para se compreender, primeiro porque pode se confundir com o laboratório de pesquisa e depois por onde começar a investigação do objeto em questão. O laboratório de investigação começa pela pesquisa mais depois ele vai para um campo mais direto e especifico. Por exemplo eu pesquisei toda a história e diversas formas de poesia, agora eu vou ver como é o comportamento dos poetas, como eles declamam, quais elementos cada um busca para sua escrita, do que realmente um poeta gosta para chegar á tal pensamento, vou entrar em contato conviver com ele pegar todos os seus trejeitos, gírias, buscar saber o que ele pensa para escrever tais poesias, o que tem nele que posso encontrar em mim. Depois dessa investigação eu começo a criar uma memória para minha personagem.

  LABORATÓRIO DE EXPERIMENTOS OU EXPERIMENTAL – Esse é o mais comum, é nele que se tem por costume a ideia que muitas vezes um alongamento de ginástica para começar um ensaio mais confortável já é um laboratório, de alguma forma é! Mas o laboratório experimental vai muito mais longe que isso. É nesse que vamos cuidar das quebras de pudores, dos desdobramentos corporais e psicológicos, é nesse que o ator soa a camisa, se estiver com camisa.

          O experimental geralmente é feito em ambiente fechado em que só deve está presente pessoas do fazer teatral, é nele que são elaborados os exercícios que desafia os atores dentro das suas diversas situações, mexendo muitas vezes até mesmo no seu íntimo, com coisas que desfia suas crenças, seus bloqueios, seus lixos psicológicos. No laboratório experimental o ator sofre uma catarse, ou seja, uma purificação pelas de diversas quebras de barreiras sociais que lhe foram impostas até ele chegar até ali e se deparar com cada uma delas, depois dessa catarse ele começa a se esvaziar para caber o novo, é quando ele começa a morrer e nascer de novo dando sentido ao termo nascido pela segunda vez, 
DIONÍSIO.

       É nesse sentido que o laboratório experimental vai de uma fase mais leve com exercícios físicos de entretenimento até a mais pesada com os desdobramentos físicos e psicológicos. Os desdobramentos são atividades que eleva uma carga até o limite das resistências tanto físicas quanto psicológicas, leva o ator a exaustão da atividade, durante ou depois dessa exaustão ele vai encontrar um canal de energia transformadora em que ficará alheio ao mudo do consciente total, dentro desse estado o ator se encontrará com si mesmo sem qualquer mascara social, onde devido o estado de não resistência todos os seus pudores, conceitos, preceitos estarão esquecido, aberto para qualquer ação sem resistência alguma, por isso é chamado de desdobramento.


        Para um ator chegar a essa fase do laboratório experimental, ele precisa já ter um tempo como ator, deve já ter passado por outras iniciações em que vai lhe preparando á tal condição de experimento, é uma coisa que não funciona com ansiedade, sua má pratica pode causar danos, um desdobramento dentro do tempo errado com um indivíduo de acordo com o seu psicológico pode causar trauma ao em vez de benefícios. Por isso se deve ter responsabilidade dentro do que se faz.


25 fevereiro 2017

AMÉRICA DOURADA ANIVERSÁRIO DE 32 ANOS


Neste dia 24 de fevereiro de 2017, a cidade de América Dourada comemorou seus 32 anos de emancipação política municipal. O evento foi animado com as diversas linguagens artísticas fazendo a diferença e garantindo sua animação saudável formal e popular envolvendo todos.

 Foi realizada uma cerimônia em frente a prefeitura municipal onde as filarmônicas lapõense e minerva executaram os hinos nacional e do município, as autoridades deram seus discursos, Paulo Erson cantou algumas marchinhas lembrando os antigos carnavais e saiu um cortejo pelas ruas da cidade com a animação dos palhaços e pernas de pau do grupo encenações. O cortejo foi animado pelos pernas de pau e o palhaço "Guri", fazendo a receptividade das pessoas em suas próprias portas para ver a fanfarra local passar, junto vinha um regimento mirim do exercito brasileiro, um projeto social com crianças e adolescentes, entre todos a prefeita Rose Maria Dourado Lopes acompanhando toda a animação, finalizou na praça central da cidade com muita alegria e o prazer de mais um aniversário independência política para o povo americano.

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ESTÁ DE PARABÉNS A PREFEITA ROSE POR FAZER DIFERENTE, SAUDÁVEL, BAIXO CUSTO E VALORIZANDO AS SUAS DIVERSIDADES LOCAIS.

20 fevereiro 2017

REALIZAÇÃO DO IV FESTIVAL DE CIRCO DIAMANTINO


Foi realizado pelo circo do Vale do Capão, o Festival Internacional de Circo Diamantino que começou no dia 10 e foi até o dia 19 de fevereiro deste ano de 2017. No festival houve diversas atrações nacionais e internacionais passando perlas ruas e vilas de dentro da mata, fazendo o maior evento circense do estado da Bahia. As apresentações acontecem dentro da lona e fora dela nas ruas passeando em ditirambo artístico por todos os cantos povoados pelo vale. É A COISA MAIS BELA DE SE VER onde acontece a maior higiene do corpo e da alma na perspectiva de evolução do ser.

No evento teve números de trupes de palhaços vindo dos outros locais do Brasil e do resto do mundo, teve apresentações solo, junto aos dos diversos no picadeiro embaixo da lona do circo, teve a exibição do filme "OS RIDÍCULOS", uma ficção que mostra uma iniciação de palhaço com um dos personagens, nessa iniciação mostra como ser humano é preparado para ser humano um palhaço e ficar tão inocente, agradável, sem perceber nenhum aspecto de maldade, onde o palhaço toca profundamente uma pessoa e desafias todas as suas máscaras, suas armaduras e suas infâncias perdidas . No fim do filme teve uma debate com parte do elenco muito rico e bastante esclarecedor.

O festival aconteceu com a cara e a coragem dos artistas circense do vale, os quais fizeram uma campanha para que as pessoas simpatizantes da arte pudessem doar e ou contribuir com algumas coisas e quantias para juntar o mínimo possível para a realização, os artista presentes vieram gratuitamente de diversos cantos do Brasil, da América e do mundo para brilhantar o evento.


O Vale do Capão mais do que merece atenção do governo do estado em todos os aspectos entre eles o cultural. A vila é praticamente isolada na questão de estradas, infraestrutura, a cultura que é cartão postal internacional está a mercê das dificuldades, é uma das maiores visitas turísticas da bahia, devido a visão degradativas do descaso público, o povo de lá vive como pode. o festival de circo exportou um bom quadro do Brasil para o mundo a fora, o Vale está dentro do parque nacional de preservação, tem uma associação que toma conta da mantida e preservada flora e fauna e tudo por doação dos visitantes que se sensibilizam.


16 fevereiro 2017

ENCONTRO DE GESTORES DO TERRITÓRIO DA CHAPADA DIAMANTINA



O CODETER (Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina) organizou o encontro de gestores, secretários e representantes de 21 dos 24 municípios do Território de Identidade da Chapada Diamantina. A reunião aconteceu neste dia 15 de fevereiro de 2017 no espaço auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) da cidade de Seabra Bahia, iniciando por volta das 8 horas.

 O encontro teve diversas participações mais voltada para o desenvolvimento de produção da agricultura familiar, no qual esteve presente o secretário estadual de planejamento (SEPLAN) Tiago Xavier, esteve também o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ações Regionais (CAR), além das representantes do Consorcio Chapada Forte. Todos esses trouxeram propostas para fechar parcerias com os prefeitos novos e reeleitos que estão iniciando seus mandatos onde os mesmos passam tomar ciência do território de identidade da Chapada Diamantina e a sua importância para cada município. Entres esses esteve as representações da economia solidária, meio ambiente e diversos outros da diversidade da Chapada Diamantina

Foi citado também as realizações, as intenções de melhorias, novas propostas e a extensão do território por um dos diretores do diretório o professor Henrique, em tempo com a mesa composta por representantes da CAR, do CONSÓRCIO CHAPADA FORTE e o secretário da SEPLAN, a plateia composta por prefeitos, vice prefeitos, secretários, representantes da sociedade civil e as câmaras técnicas, estrutura dos diversos seguimentos que compõem o território.


12 fevereiro 2017

É UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA

CAMPANHA AMBIENTAL

É MUITO COMUM SE VER NA REGIÃO INCLUSIVE EM MORRO DO CHAPÉU, O POVÃO LEVAR MUITO LIXO PARA OS PONTOS TURÍSTICOS E LÁ DEIXAR, MUITOS ACHAM QUE SOMENTE O FATO DE JUNTAR O LIXO NUMA SACOLA E DEIXAR LÁ ENSACADO JÁ FEZ SUA PARTE DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. MAS NÃO É ASSIM.

QUANDO SE COLOCA O LIXO DENTRO DE UMA SACOLA, SACO, CAIXA DE PAPELÃO OU COISA PARECIDA, VOCÊ SÓ FEZ O ATO DE JUNTAR O LIXO, MAS SE VOCÊ DEIXA ESSE LIXO JUNTO LÁ NO MESMO PONTO TURÍSTICO, FICOU O LOCAL SUJO DO MESMO JEITO, COM UM TEMPO O SACO, SACOLA PLÁSTICA RASGAM E O LIXO VOLTA A ESPALHAR PELO MEIO FAZENDO A MESMA SUJEIRA.

O CORRETO É QUE TODOS PEGUEM SEU LIXO JUNTE TUDO E TRAGA DE VOLTA PARA A CIDADE E COLOQUE NUM LOCAL DE COLETA, LÁ NAS CACHOEIRAS, SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS, GRUTAS, SERRAS, RIOS, BALNEÁRIOS, E OUTROS DIVERSOS DENTRO DO MATO NÃO TEM COLETA, POR TANTO SE O LIXO FICAR LÁ O LOCAL ACABA VIRANDO UM LIXÃO DO MESMO JEITO.




POR ISSO TRAGA SEU LIXO DE VOLTA!!!



07 fevereiro 2017

JORNADA PEDAGÓGICA MORRO DO CHAPÉU 2017


 Nesta semana de fevereiro iniciando no dia 6,  deste ano de 2017 aconteceu na cidade de Moro do Chapéu no espaço do Colégio Nossa Senhora da Grassa a jornada pedagógica Morro do Chapéu 2017, promovida pela secretaria de educação do município agora no comando da secretária municipal de educação Ana Lúcia.

A jornada pedagógica é um momento único em que profissionais da educação de Morro do Chapéu irão se encontrar para compartilharem ideias e saberes, ensinar e aprender de forma coletiva, planejar aulas e projetos, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo.
A participação ativa dos pais neste contexto, fortalece a confiança entre a família e a escola e aproxima o diálogo entre os saberes da sala de aula e os saberes trazidos pelos pais e pela comunidade. Por isso, vamos nos unir em prol do nossos alunos! [fonte diário oficial do município].

 A jornada trouxe como tema "FIOS E DESAFIOS PARA UMA ESCOLA SIGNIFICATIVA", foi comandada na estrutura da empresa de preparação de educadores "Instituto Acrópole Educação e Desenvolvimento Humano" , cujo instituto estruturou a jornada da seguinte forma:

CREDENCIAMENTOS
REFEIÇÕES
ABERTURA OFICIAL - COMPONDO MESA DE AUTORIDADES
 PALESTRA GERAL - Com o seguinte desenvolvimento: "Práticas educativas eficientes, um dos caminhos para transformar a escola em um espaço significativo para os estudantes".
OFICINAS
WORKSHOPS
NUMERAÇÃO DAS OFICINAS POR TEMAS
TENDA DE BELEZA
TENDA DA IMPRENSA
TENDA DE LIVROS

Foi recheada com a animação do grupo de teatro "TECA", como uma forma descontraída para convidar os professores formandos para de volta as salas das oficinas. Finalizou com as atividades e planejamentos diretos nas escolas.


29 janeiro 2017

A SEMIOLOGIA DO ATOR


A semiologia e uma palavra usada no meio da medicina e é uma técnica em que o médico analisa o seu paciente como se encontra de acordo com suas expressões e o estado clinico patológico em que se encontra.
 Como o medico pode identificar isso? Com o seu questionário em seu primeiro contato com o paciente naquela consulta, a sua aparência, as resposta coerente o não de acordo com as perguntas, em fim, uma serie de coisa em que o médico pode fazer para compor sua semiologia ali no momento. É preciso que o médico seja prático para que ele tenha bons resultados na sua analise, a palavra se encontra lógica com um neologismo em que mistura semblante com patologia.

A semiologia do Ator é claro que é diferente e ao mesmo tempo igual na sua área; o ator, diretor, autor ou dramaturgo precisa ter sua analise de percepção do que ele quer passar diante a mensagem, para isso, é preciso um estudo da situação na qual ele quer transmitir essa mensagem, tanto na realidade quanto nas suas inspirações lúdicas.
Essa semiologia tende desde o público de um texto fechado (texto fixo e decorado) a de um público de um texto aberto (texto performático que permite variações de acordo com a situação na que está apresentando). Isso é preciso na hora de uma analise do texto com seu conteúdo, como se encaixa cada complemento, o que tem no subtexto, qual carga psicológica natural, o quanto de energia e necessário para o ator empregar no trabalho como um todo.
 O ator e diretor precisa analisar com cuidados o que cada personagem de um texto ou espetáculo é, como  requer para uma boa montagem, não adianta o ator analisar só a sua personagem, deve ser todas, o que cada uma quer, qual o perfil dessa personagem no texto, de onde ela vem pra onde ela vai, qual a sua função dentro daquela história, quem e o que ela é, em fim, tem que ter uma análise geral de tudo e o que acontece. Um bom ator tem esse olho clinico imediato por prática, outros precisa de mais tempo, mas ambos precisam fazerem sua semiologia completa sem interferência de tempo.
Lembrando que a semiologia do ator não quer dizer que entende o texto como um doente, mas como um seleto desafio descobrindo cada desconhecido nas entre linhas do que está sendo montado, quanto mais vai se descobrindo mais as coisas fluem, dando mais vida aos fatos desde um gesto á um contexto completo, explorar além do que ali tem, quanto mais a obra for rica mais o ator, o escritor, o diretos ou qualquer artista colori sua obra de arte para ser apreciado pelo seu público que é a razão da sua montagem, o público é o destino da mensagem a ser passada pelo ator, e de acordo com o trabalho desse artista é o que seu público vai lhe ter como referencia.
 Outra categoria cênica que deve ter uma boa semiologia é o palhaço, um bom palhaço semiólogo ele mede suas peripécia, piadas, brincadeira e falas de acordo com o público respeitando o ambiente e sendo mais criativo para a satisfação de si mesmo e do seu público, sem constrangimento do que fez ou do que disse matando assim suas inspirações, contemplando sua responsabilidade dentro dos seus ensembles. Nas diferenças entre um público infantil e um público adulto o palhaço é o mesmo, até a apresentação pode ser a mesma, mas a forma como se apresenta varia de acordo com a linguagem para o receptor, fazendo uma harmonia entre os dois ensembles, o ensemble do ator e o ensemble do público, e, isso é válido para qualquer tipo de ator seja ele de teatro, de circo, de arena, de rua e etc.

 Então antes de fazer ou concluir um trabalho lembre-se que a semiologia do ator é de suma importância para cautela e aprimoramento da sua técnica, quanto mais abrangente for suas fontes mais completo será seu trabalho e isso faz a diferença.