20 agosto 2014

DOIS PERDIDO NUMA NOITE SUJA

A EMBLEMÁTICA HISTÓRIA DE DOIS HOMENS SOLITÁRIOS CONFINADOS PELA FRAGILIDADE HUMANA, CUJO VALORES, DESEJOS E EMOÇÕES SE CONFRONTAM EM BUSCA DAS SUAS EXISTÊNCIAS.

PARA TODA JACOBINA E REGIÃO NO CENTRO CULTURA ÁS 20 HORAS DO DIA 30

17 agosto 2014

DIA DO ESTUDANTE POLI VALENTE


Na cidade de Miguel Calmon Bahia, o Colégio Estadual Poli Valente comemorou a sua semana do estudante com muita cultura, diversão e entretenimento nesse dia 15 de agosto de 2014. O colégio sob a direção do professor Djalma vem fazendo um diário escolar diferenciado, exemplo para qualquer escola que tem como compromisso educar dentro dos parâmetros dos valores humano, cultural, social e identidade tornando seus alunos mais preparados para a vida mesmo sendo os alunos de foco dos olhares perversos da divisão social.


Dentre as apresentação foi contatada e apresentada a peça teatral Amor por Anexins pela Companhia de Teatro Encenações além de uma matinê com os palhaços Chureque, Boneca e Totoi. A noite alunos que nunca tiveram a oportunidade de ver a uma peça teatral se encantaram e se divertiram com a comédia romântica Amor Por Anexins que teve sua 11ª apresentação para os diversos públicos em toda região.

Escola inteligente regida por pessoas inteligentes faz assim, sempre busca apesar das dificuldades trazer o melhor para seu currículo os mais diversificados meios de atrair seu público ao conhecimento.

PARA VER AS FOTOS DO EVENTO
CLICK AQUI

12 agosto 2014

QUEM DEBATE TEATRO INFANTIL NO BRASIL?

Ator, diretor e produtor teatral, Dramaturgo, Contador de Histórias, Professor de Teatro e Música, Músico Independente. Principal contribuidor
A pergunta não é nova, mas continua válida. Teatro Para Crianças continua visto como gênero menor - para muita gente, trampolim para o teatro adulto e para a TV. Teatro-Educação continua visto como apoio para as outras matérias, não como matéria autônoma. E essas questões poucas vezes são abordadas no ambiente profissional, seja o das Artes, seja o da Educação.
Como tornar esse debate permanente e, mais que tudo, CONSEQUENTE?

Para colaborar na sugestão de temas, meu livro "O QUE É TEATRO INFANTIL" (Editora Brasiliense, 1994) está disponível para free download, em formato pdf, no link:

http://depositfiles.org/files/mbx1ogq4w

Deposit Files depositfiles.org

 

FONTES 

LINKED IN 

05 agosto 2014

DIFUSÃO DA DANÇA BAIANA

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convoca grupos, artistas e produtores para se candidatarem à composição da 1ª edição do Catálogo Dança Bahia – Difusão da Dança Baiana 2014, material promocional que vai reunir informações sobre uma lista de espetáculos de dança baianos, no intuito de estimular a difusão e a visibilidade desta produção no Brasil e no exterior. A ação, que integra o Programa de Difusão das Artes, tem inscrições abertas até o próximo dia 27 de agosto. O regulamento e o formulário de inscrição podem ser acessados AQUI.

Podem participar espetáculos de temática livre e dos mais diversos formatos, que tenham estado em cartaz entre os anos de 2011 e 2013 e que permaneçam em atividade, representados por pessoas físicas ou jurídicas do campo artístico-cultural de toda a Bahia. As inscrições são efetivadas tanto presencialmente, na sede da FUNCEB, em Salvador/BA, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, quanto por via postal, unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento, com a apresentação, em envelope lacrado, dos documentos listados no regulamento.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O SITE

FONTES DA FUNCEB
Inscrições Catálogo Dança Bahia – Difusão da Dança Baiana 2014
Quando: Até 27 de agosto de 2014
Inscrições presenciais ou via Correios: endereços descritos no regulamento
Quanto: Gratuito
Informações: 71 3324-8514 / 71 3324-8515
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

02 agosto 2014

O OLHAR DO PEIXE

MAIS UM VÍDEO DO "É NÓIS", O PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO DA COMAPANHIA DE TEATRO ENCENAÇÕES.

 CONSULTE NOSSOS CANAIS E VEJA O QUE ANDAMOS APRONTANDO

MULTI IDEIAS

É NÓIS

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26 julho 2014

2ª CHAMADA DO CALENDÁRIO DAS ARTES

Até 27 de agosto, estarão abertas as inscrições da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas, com um aporte total de R$ 637 mil para apoiar no mínimo 49 projetos. Nesta 2ª Chamada do ano, o Calendário das Artes se volta a propostas que sejam iniciadas de 1º de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015. As instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis no site 

O edital é aberto a Pessoas Físicas que residam na Bahia e tenham idade igual ou superior a 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com permanência legalizada, e a Pessoas Jurídicas de Direito Privado, estabelecidas na Bahia e com atuação artístico-cultural definida em seu estatuto e/ou contrato social. Para se inscrever, o proponente deve preencher o Formulário de Inscrição, apresentando sua proposta, e enviá-lo via Correios, apenas por correspondência registrada ou serviço Sedex e com Aviso de Recebimento, para a sede da Fundação Cultural, em Salvador, conforme orientações descritas no edital.

Fontes de e-mail da FUNCEB

ACESSE:


PARA INFORMAÇÕES GERAIS DO SITE DA FUNCEB CLICK AQUI

22 julho 2014

METAPRAXIS TEATRAL

 Quando um ator entra em cena ele deve estar livre de si para ser usado pela sua inspiração transcendida na prática cotidiana do palco na ação da personagem. Para isso ser possível, o ator deve estocar em si um vasto repertório vocal e emocional que deve estar de livre acesso na hora que desejar, assim e necessário se livrar do vasto aglomerado de costumes, hábitos, e tensões interna e externas que lhe são impostos durante toda sua vida dentro e fora do teatro.

 O ator para buscar suas individualidades busca os diversos exemplos na natureza, nas artes diversas, no esporte e principalmente em seus semelhantes, com esses faz-se sensível a perceber em casa, na rua, no trabalho ou onde quer que seja suas fontes de técnicas internas da vitalidade que simplesmente é o homem e o seu comportamento natural. A sociedade vive as diversas máscaras para organização do convívio coletivo e contenção de seus impulsos, mas, por traz dessas máscaras está a essência de cada indivíduo, é nessa essência que o ator deve se encontrar, independente de seus afetos, costumes, tabus, pudores e derivados que impedem de fluir sua inspiração criativa, desbravando o mundo da criação espontânea, o existir aqui agora, sem ação pré estabelecida, planejamento, coreografias mas sim o espontâneo, a inspiração interna, a ação da sua vitalidade mais profunda obedecendo todos os seus instintos revelando tudo que se esconde por traz das máscaras, em cima do que Jacob Levy Moreno chama de METAPRAXIS.
(VER LIVRO PALAVRAS DE JACOB LEVY DE ROSA CUKIE).

 Para melhor entender a METAPRAXIS, é melhor que estude também o PSICODRAMA. Que é uma terapia também criada por Jacob Levy Moreno médico romeno por volta de 1892. O PSICODRAMA e ou SOCIODRAMA formam uma terapia de grupo que se divide suas técnicas em:

O CENÁRIO - Se forma um mundo interno como no mundos dos sonhos, nele se constrói todos os elementos necessários para formação da cena.
O PROTAGONISTA - É o indivíduo ou os indivíduos que formarão o centro da cena, esses protagonizam seu próprio drama de forma espontânea mantendo sua história tornado-a cada vez mais real.
O DIRETOR - Psicoterapeuta metaprático que proporciona o drama com sua história guiando mas, deixando fluir a inspiração dos atores ou dos pacientes.
OS EGOS - São as atores ou profissionais tearapeutas que participam da cena complementando as vontades do protagonistas vivendo juntos seus impulsos.
O PÚBLICO - São as pessoas que assistem a cena com o intuito meio que dos egos em vontades dos protagonistas, mas, que tem por função senso crítico pós cena.

A MetaPraxis inspira o homem em seus instintos mais naturais: quando uma criança nasce ninguém ensina mamar, mas ela aprende por si só, quando estamos em situação de perigo sem querer nosso cérebro descarrega adrenalina no sangue, logo o coração acelera, os nervos se agitam e agente fica preparado para correr ou combater, sem ninguém nos ensinar fazer sexo mas já sabemos, mesmo sem nunca termos visto. Então a metapraxis, é o teatro espontâneo da vida, a ilusão e a realidade em um só, a busca de que o ator deixe fluir de dentro de si, sem bloquear o que estar por vir, por qualquer motivo em qualquer que seja sua emoção ativa mesmo aquilo sendo uma cena, é o conteúdo do psicodrama.

(...a polaridade entre a ilusão e a ilusão é indispensável a metrapraxis do teatro; a ilusão de um mundo real é igualmente tão importante quanto a realidade de um mundo ilusório, o triunfo mais elevado da imaginação e da realidade é mudar a superfície do mudo de tal modo que ele pareça mais belo, independente de toda existência e e toda dor que possa continuar existindo... MORENO 1984)

17 julho 2014

A MINHA ARMA




A MINHA ARMA
Eu tenho uma arma
Quando uso o estrago tá feito...
Eu aponto no alvo
Quando aperto o dedo
Vai bater no coração
Dilacerando o peito,
A emoção é tão grande
Que quem ver quer chorar
Por remoço do que ja foi feito
E não tem mais volta.

Eu aponto no alvo
Quando eu aperto o dedo
É bem na cabeça
Vai bater na consciência
Que o culpado esconde a cara
Pra não ver o estrago,
Porque passa a enxergar....
Tal vez de tudo entre bem e mal
A vergonha cai sobre si.

Essa minha dá pra mudar o mundo
E ninguém vai notar a cor do sangue
De tudo ela queima deixando só as cinzas
Eu aponto no alvo
Quando aperto do dedo
Minha caneta revela o que penso.


NALDÃO.ARTES
MORRO DO CHAPÉU BAHIA 2008

11 julho 2014

O PRONATEC E A CULTURA

Escola de Dança da FUNCEB abre inscrições para cursos de arte e cultura pelo PRONATEC 

Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Escola da Dança, unidade do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), estarão como ofertantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Ministério da Educação (MEC), numa ação conjunta com o Ministério da Cultura (MinC). Com quatro cursos (Assistente de Produção Cultural, Fotógrafo, Operador de Câmera e Editor de Vídeo) e um total de 100 vagas, profissionais relacionados aos campos da arte e da cultura terão oportunidade de qualificação de habilidades específicas, além da ampliação de conhecimentos gerais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no CFA, no Pelourinho, até 15 de julho, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. 

08/07/2014

08 julho 2014

POESIAS NOS ÔNIBUS DE SALVADOR


 É comum hoje em dia você estar viajando nos ônibus da capital baiana e topar com um artista ou uma trupe de artistas declamando poesias ou fazendo apresentações diversas dentro dos ônibus que cruzam a cidade. Essa tradição até onde se tem informação, começou com os repentistas e alguns atores com outras modalidades artísticas por volta dos anos 80 ao anos 90, até mesmo já trazida de outros estados. Quando foi no final do ano de 2001 até o início do ano de 2002, os atores Artur Augusto e Naldão. Artes começou também a declamar cordéis nos "bulzão" da cidade. Esses dando uma pausa, e, retornaram a fazer o mesmo trabalho no ano de 2004 e depois no ano 2006, distribuindo a nossa literatura em vários percursos.


 Nos dias de hoje tem diversos artista fazendo esse mesmo trabalho tornando a capital da Bahia mais atraente, mais artística e mais divertidas para as travessias da cidade , apresentando tanto poesias como fazendo esquetes (pequenas peças) de ônibus. 
Esses artistas tornam muitom mais interessantes as viagens em Salvador, como, depoimento de pessoas do público que já disse descer mais distantes do seu ponto para ficar ouvindo e curtindo as apresentações que aparecem de vez em quando dentro dos ônibus.

"Adoro quando vc entra, ganho a viagem..."

26 junho 2014

A HISTÓRIA DO CIRCO

 A muito tempo essa arte erudita, agradável e gostosa de se ver vem sofrendo decadências, o circo, apesar de viver sob pressão do rádio, da TV e da internet ainda encanta muita gente tanto quanto desde sua origem á milhares de anos.
 Fora encontrada na China ah 5.000 anos pintura de contorcionistas, acrobatas e equilibrista, no Egito foi encontrado em pirâmides registros em gravuras malabaristas, Na Índia, os números de contorção e saltos fazem parte dos milenares espetáculos sagrados, junto com danças, música e canto, já em Roma por volta do século VII antes de cristo foi inaugurado o "CIRCUS MAXIMUS" onde apresentavam corridas de carruagens, domação de animais, pessoas com habilidades estranhas e depois gladiadores, com capacidade de para até 250.000 pessoas. 

Destruído posteriormente por um grande incêndio no lugar do "CIRCUS MAXIMUS" foi construido o que até hoje é o grande cartão postal do mundo o COLISEU, assim Roma tem um papel muito importante na história do circo. Com o fim dos Césares os artistas começaram fazer apresentações em praças, feiras, portas de igrejas nascendo com esses as primeiras famílias Saltimbancos. Tanto na Europa como na Ásia, esse mambembes faziam contorcionismo, malabarismos, acrobacia, contavam histórias com muita animação como uma espécie de Anfiteatro, com mais detalhes que valem a pena se pesquisar no que segue a pré-história da arte circense.

 Só em  1768 foi que surgiu o circo que temos até hoje: um tenda de lona de forma circular imitando as grandes arenas romanas. A palavra circo vem do formato de circunferência seguindo de forma padrão no seu exterior e interior. Um circo é formado por um picadeiro de frente arredondado, em torno uma arque bancada seguindo a circunferência e em volta coberto por uma lona formando assim uma grande tenda. Esse formato foi dado pelo ex-militar Philip Astley que inaugurou em 1768 em Londres Inglaterra o "ROIAL ANPHITEATRE OF ARTS", o "Anfiteatro Real das Artes", que para quebrar o gelo e atrair principalmente o público mais popular aderiu as apresentações de palhaços, malabaristas e acrobatas.
O sucesso de Astley foi tamanho que meio século depois o circo inglês ganhou a Europa e espalhou pelo mundo todo, e, segue até os dias de hoje com o nome CIRCO.

FONTES
WIKIPEDIA, 
BRASIL CULTURA
INFO ESCOLA

23 junho 2014

2º FESTIVAL DE FORRÓ MORRO DO CHAPÉU BAHIA

 Do dia 21 ao dia 23 de junho deste ano de 2014 aconteceu em Morro do Chapéu o segundo Festival de Forró. O evento foi cheio de atrações dos manifestos juninos, entre eles foi apresentada pela primeira vez na interpretação da Companhia de Teatro Encenações um texto de Simário Seixas
 "O Casamento de Raspúdio".
 A apresentação foi proposta pela secretaria municipal de cultura, onde o grupo encenações criou a peça que é uma retratação de um casamento na roça e foi apresentada as 22 horas do dia 22 no mercado cultura da cidade, a peça encantou o público presente, como durante a representação tem tem intervenções com o público quem se destacou foi uma figura considerada folclórica da sociedade morrense na pessoa de "Bau Boca de Balde".


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13 junho 2014

XV ARRAIÁ DO CEJUC

 Nos dia 10 e 11 de junho 2014, foi realizado com festa e animação o XV Arraiá do Colégio Estadual Jubilino Cunegundes.
 Acompanhado por uma gincana junina, o arraiá foi dinâmico e produtivo para o teor educativo para aquela comunidade estudantil, ao anoitecer do dia 11 teve grande festa com bandas locais (de Morro do Chapéu), inclusive banda com alunos do próprio colégio como a "VAIBE POSITIVA" além de NEIDE VITAL e participação de EXPRESSÃO RASTA.



Na parte cultura para animar o evento veio a tradicional quadrilha junina "CEBO NAS CANELAS" e o mais esperado o casamento na roça com a peça "O CASAMENTO DE RASPÚDIO
 "O CASAMENTO DE RASPÚDIO" foi uma peça fruto de um curso de teatro oferecido pelo colégio aos seu alunos com cobertura do projeto "SOLIDARIEDADE É O CAMINHO organizado pela professora Goreth, o curso que ainda segue suas aulas é ministrado pelo ator e diretor Simario Seixas, sendo a peça o primeiro contato dos alunos com texto e público na dinâmica do teatro de rua.


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10 junho 2014

A HISTÓRIA DO TEATRO NO BRASIL

Quando chegou o teatro no Brasil? Essa pergunta poucos fazem e muitos se esquecem.
 O teatro chegou no Brasil pelo jesuítas, padres que formava "Companhia de Cristo" por volta de 1540. O propósito era catequizar os índios e os colonos aqui chegado, os texto eram religiosos e as apresentações eram feitas nas ruas e colégios. O principal organizador e criador desse teatro era o padre Anchieta, e era uma cultura totalmente cristan com texto na maioria das vezes retirado da bíblia ou contando fábulas entre o divino e a humanidade escritos em Tupi, Espanhol, Latim além do português, os atores eram muitas vezes índios domesticados que se tornavam futuros padres.

Só por volta do século XVII é que começa acontecer outros manifestos mais parecido com os ditirambos só que em vez de ser dionisíacos eram da cultura local, usavam adereços, cantavam, dançavam pelas ruas e o uso de máscaras peças com situações cotidianas, questões políticas, políticos e outros. Só no século XIX em 1808 com a chegada da família real no Brasil é que o imperador Dom João VI vê a necessidade de construir um teatro de grande porte, mas para nobreza, o povão não tinha acesso. Nesse as peças eram estrangeiras especificamente da Europa grandes espetáculos para os aristocratas. 
Vide site: - EDUCAÇÃO DIA A DIA

 O teatro brasileiro ganha força no mesmo século XIX com a chegada do romantismo mais especificamente em 1838, com os escritores das comédias de costumes como Martins Pena, Gonçalves Magalhães, o ator João Caetano, Luis Carlos. Depois dessa época começa surgir os movimentos do teatro realista brasileiro, mais rebuscado aos problemas da sociedade e da vida cotidiana como adultérios, traições, ambição. Os dramaturgos dessa época temos tantos como: Artur Azevedo, Joaquim Manoel e tantos outros. O apogeu vem no século XX em 1943 com a estreia da peça "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues que foi um grande choque contra a sociedade da época com a direção de Ziembinski.


Textos dos jesuítas nos tempos Brasil colônia:
"ALTO DA PREGAÇÃO"
"NA FESTA DE SÃO LOURENÇO"

 Textos do século XIX que mais se destacaram entre eles foram:
"O JUIZ DE PAZ NA ROÇA" de Martins Pena
 "A MORENINHA" de Joaquim Manoel de Macedo
"AMOR POR ANEXINS" de Artur Azevedo.

Além desses tem diversas obras dessas épocas que encantaram e elevaram o teatro do Brasil em busca do seu espaço nos diversos setores da sociedade, chegando para lutar pela democratização da arte teatral até os dias de hoje, apesar de que cresceu muito com os meio de mídia atual e programa dos governo estaduais e o governo federal, o teatro do Brasil ainda precisa melhor chegar até as comunidades que mais precisam de uma arte que identifica tanto o indivíduo.

04 junho 2014

ALTA DA CULTURA E O PIB

Você sabia que a cultura no inteiro vem fazendo uma intervenção significante no PIB mundial? Pois é, o PIB é toda a produção de um pais durante o ano, e antes não se ouvia falar da participação da cultura nessa medida.

 No Brasil tem números significantes da cultura dentro do PIB brasileiro; veja pelos números captados pelo IBGE:

A cultura pode ser usada para incentivar o desenvolvimento econômico justo e sustentável de um país. As atividades culturais são estratégicas e geram trabalho, emprego e renda, além de promover a inclusão social, especialmente entre jovens.

Pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam uma participação de 7% de bens e serviços culturais no PIB mundial, com crescimento anual previsto em torno de 10% a 20%. No Brasil, o crescimento médio anual dos setores criativos (6,13%) foi superior ao aumento médio do PIB nacional (cerca de 4,3%) nos últimos anos. 

Segundo organização feita recentemente pela Secretaria da Economia Criativa, no Ministério da Cultura, o Brasil tem cinco setores criativos:
Patrimônio (materiais e imateriais, museus e arquivos); 
Expressões culturais (artesanato, artes visuais, culturas afro, indígena e populares);
Artes e espetáculo (dança, música, circo e teatro);
Audiovisual, livro e literatura (cinema e vídeo, e publicações);
Criações funcionais (moda, arquitetura, design e arte digital).
Mais detalhes desta organização podem ser verificadas no  
 
Além de incentivos da participação governamental como:






No Brasil, 320 mil empresas estão voltadas para a produção cultural (quase 6% do total de empresas no País). Empregam formalmente cerca de 3,7 milhões de pessoas e são responsáveis por 8,5% dos postos de trabalho, segundo levantamento recente feito pelo IBGE.

A média salarial paga pelo setor é quase 44% superior a da nacional. Ainda assim, a área aguarda uma alavancagem das produções nacionais e a construção de espaços de lazer – atualmente apenas 21% das cidades brasileiras contam com salas de teatro e apenas 9% possuem salas de cinema, segundo o instituto.
 FONTES PORTAL BRASIL.