CACHOEIRINHA DAS FIGURAS RUPESTRES

 

     A arte em Morro do Chapéu é tão ancestral que não é novidade quando se ouve falar que a pintura nasce na idade da pedra, as famosas pinturas rupestres, em torno do município tem diversos sítios arqueológicos que estudam só essas especiarias, o que não é novidade encontrara entre as diversas formações rochosas em que podem terem sido usados como abrigo novos painéis demonstrando o tanto que viveu gente no município durante essa hera.

    As pinturas rupestres eram as primeiras formas de expressão e informação, uma ancestral da arte plástica registrada em paredões de serras, tocas e locais onde comunidade deixaram seus primeiros registros em toda a Chapada Diamantina, em Morro do Chapéu já foi encontrada milhares de pinturas em dezenas de painéis em diversos sítios, e ainda tem mais que aparece de forma surpreendente pela qualidade da pintura e a diversidade de informação.

      Dentro dessa diversidade os aventureiros Naldão Artes e Fabiano Artesão, desbravadores e curiosos com as artes em geral além de apreciadores da natureza, saíram a procura de uma cachoeira  de pequeno porte até então desconhecida, e informada que tinha figuras na região dessa cachoeira, encontraram a cachoeira que precede com várias quedas d'água que são de tirar o fôlego e três painéis de pinturas rupestres intactas com uma boa nitidez milenar, na borda superior da cachoeira tem pintura mesmo muito próximo da água por isso denominou a nova cachoeira de: CACHOEIRINHA DAS PINTURAS RUPESTRES.









O FRRÓ AGORA É PATRIMÔNIO NACIONAL

 

    A  Associação Cultural Balaio Nordeste, em nome da sua presidente e autora do pedido do registro de certificação das matrizes culturais do forró como patrimônio cultural imaterial brasileiro, Joana Alves, parabeniza aos que de forma direta e indireta contribuíram para esta certificação. 

    O processo foi aberto em 2011 e a definição aconteceu no (09) de dezembro de 2021, numa reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o qual também considerou a expressão musical como “super gênero”. Segundo o Iphan, o forró é considerado assim, por agrupar ritmos e expressões musicais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.


Viva o forró!


IMAGENS DA INTERNET TEXTO WHATS APP

CARAVANA TEATRO ITINENRANTE 2022

Nesse sábado dia 04 de dezembro 2021, pós o complicado período de pandemia que deixou o mundo parado e o setor cultural o mais afetado por ter sido o primeiro que parou e o último que começou a se movimentar, os organizadores da Caravana Teatro Itinerante se reuniram  presencialmente pela primeira depois desses quase três anos de isolamento social.

A reunião foi na cidade de Bonito com a presença das cidades de:

  • BAIXA GRANDE - Representante teatral FLORIVALDO do grupo de teatro D'CARAS
  • BONITO - Representantes teatrais CASSIO JACK e HELEN CARREGOSA integrantes  e diretores do grupo de teatro BOM'NARTES    
  • JACOBINA - Representantes teatrais MÁRIO SILVA e ROSA MARIA diretores do grupo de teatro DIONÍSIO ARTES
  • MORRO DO CHAPÉU - Representante teatral NALDÃO ARTES integrante e diretor do grupo de teatro ENCENAÇÕES.
  • PONTO NOVO - Representante teatral NEIDSON integrante e diretor do grupo de teatro ATUARTE
  • SENHOR DO BOM FIM - Representante teatral NOEMI REIS integrante do grupo teatral TRUPE DA SAÚDE
  • UTINGA - Representantes teatrais DIOMÁRIO integrante e diretor do grupo de teatro CORTINAS QUE ABREM e PAULO LINS representante do grupo de teatro RENASCER ARTE.
  • WAGNER - Representante teatral RAUMI integrante e diretor do grupo de teatro ESTÁTUAS AMBULANTES.


    Entre as pautas foi discutido e pré estabelecido que o registro da ACOARTI (Associação Comunitária Comissão Organizadora da Caravana Teatro Itinerante) sai pra no máximo o mês de janeiro, assim, será a legalização documental da instituição que comanda e organiza o evento.

    Decidiu que as Caravanas de 2022 serão hibridas, ou seja estará acontecendo o evento presencial com a metade dos grupos interessados e quem não poder comparecer presencialmente poderá participar por transmissão pela internet nos canais da Caravana.

Foi também decidido o calendário do evento para o ano de 2022 com a seguinte programação:

  • NO MÊS DE MARÇO - Ficou decidida que a primeira cidade para abrir o ano será MORRO DO CHAPÉU, Será a primeira Caravana do ano nos dias 25, 26 e 27 de Março (sexta a domingo) de 2022, com o tema O TEATRO DO ABSURDO.
  • MÊS DE MAIO - As datas do mês de maio ficaram entre SEABRA ou OUROLÂNDIA, fincando para SEABRA decidir com o tempo estipulado até o dia 17 deste mês de dezembro.
  • MÊS DE JULHO - Ficou com a cidade WAGNER também com a data estipulada para os dias 15,16 e 17 com tema ainda a decidir
  • MÊS DE SETEMBRO - Com data propriamente fixa para a cidade de UTINGA, como será no fim do mês ficou para 30 de setembro, 01 e 02 de outubro.
  • MÊS DE NOVEMBRO - Na tradição de quando começou as caravanas no planejamento do ano seguinte na cidade de BONITO, os dias estipulados foram 25, 26 e 27 de novembro onde decidirá o próximo calendário de 2023.

    Pós decisões do cronograma foram os informes e proposta de montar um documentário sobre as caravanas, o documentário tem por finalidade organizar registros de informações sobre o evento para ser distribuído e servir como complemento para projeto e parceria com o evento, deixando claro as suas ações e natureza.

    No final foi entregue os troféus da participação da Caravana Virtual premiando os grupos atores e atrizes que participaram.

    Foi distribuído livros do grupo Galpão do estado de Mi nas gerais que foram citados nas oficinas na Caravana Virtual e junto o livro A Partitura do Ator.

CONCERTO DE NATAL DA MINERVA


A Sociedade Filarmônica Minerva faz uma grande turnê de apresentações com a boa música sinfônica denominada CONCERTO DE NATAL, o trabalho em parceria com a ENEL GREEN POWER e a colaboração de todos os músicos e alunos de música que cada qual se doa para fazer essa manifestação social.

O trabalho tem o proposito de levar alegria e uma boa simbolização aos moradores de todos os recanto da sede de Morro do Chapéu, haverá uma presença de Pernas de Pau do grupo Encenações fazendo animação pelas ruas, o primeiro bairro será o Pedra Grade começando no dia 15 desse mês ás 19 horas como mostra o cartaz.

JUDHT ARLÊGO MEMÓRIA CULTURAL EDUCACIONAL DE MORRO DO CHAPEL

 

25 de novembro, uma significativa data para Morro do Chapéu

25 de novembro, é a data do nascimento da inesquecível Prof.ª JUDITH RIBEIRO ARLEGO, a mestre dos mestres, que nasceu no ano de 1917, portanto, hoje ela faria 104 anos. Essa insigne morrense era filha do italiano Ângelo Arlego, que veio trabalhar, estabeleceu-se e constituiu família na nossa cidade, e de D. Josephina (D. Fininha) Ribeiro Arlego, que foi agente dos Correios e Telégrafos. 

Depois de ser alfabetizada por suas irmãs mais velhas, ela fez o primário com a professora Amélia Mansfield Fernandes dos Santos e ao concluir o curso continuou na escola como assistente.  E no ano de 1931, por ocasião da visita a Morro do Chapéu do cardeal Augusto Álvaro da Silva, o vigário Cônego Tolentino Celestino da Silva e a sua tia Adélia Ribeiro Paraguaçu, D. Pombinha, solicitaram-lhe que a ajudasse a continuar os seus estudos. E no mês de dezembro do mesmo ano, ela foi estudar em Salvador e como aluna interna do curso normal no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, diplomou-se professora em 25/11/1938, coincidentemente, dia do seu 21º aniversário.

Em setembro do ano seguinte, ela prestou concurso, galgou aprovação e foi nomeada agente efetiva da Escola da Vila de América Dourada, onde permaneceu por seis anos. Em 31/03/1947, foi transferida para uma escola recém-criada em Morro do Chapéu, da qual passou a ser diretora em 1955. Naquele ano, ela iniciou a lecionar na Escola Coronel Dias Coelho, tendo sido sua  diretora e foi também nomeada Delegada Escolar do município. Em 1957 ela deixa a regência de classe e a direção do grupo escolar e, no ano de 1960, pediu dispensa do cargo de Delegada Escolar. Com a fundação do Ginásio, hoje Colégio Nossa Senhora da Graça no ano de 1961, do qual foi uma das suas fundadoras, foi a sua vice-diretora por algum período e uma das suas professoras por 18 anos, lecionando língua portuguesa, didática geral, psicologias geral, infantil e social nos cursos ginasial, pedagógico e científico. Em 1973 ela voltou ao cargo de Delegada Escolar e aposentou-se em 1979,  depois de 39 anos na carreira de magistério como uma exemplar educadora de Morro do Chapéu.

A Professora Judith Arlego, a pequena notável da educação, foi uma das personalidades mais influentes na cidade e uma das figuras mais participativas no segmento social de Morro do Chapéu, ao atuar no teatro desde jovem até a sua terceira idade, ao participar e sendo regente do coral da Igreja, e depois, ao fundar e reger o Coral Orfeão Carlos Gomes do CNSG, o qual, a partir de 1989 passou a ser chamado Morro em Canto. E ainda, além de ter sido professora e regente de canto, foi a autora das letras dos hinos do Colégio Nossa Senhora da Graça, do Colégio Estadual Teotônio Marques Dourado Filho e do município de Morro do Chapéu.  Em 10/10/1988, merecidamente, ela foi homenageada pela gestão municipal do prefeito Wilson Mendes, ao ser dado  o seu nome ao recém-inaugurado Centro Educacional, complexo composto do Auditório Belarmino Bulcão da Rocha e da Biblioteca Municipal Carneiro Ribeiro, cujo espaço infelizmente foi fechado (ou abandonado) faz alguns anos.

 

Particularmente, da minha grande mestra, lembro que quando ainda criança na Palmeira, ela na condição de Delegada Escolar ir lá a cavalo visitar a escola estadual do lugar; e mais adiante na cidade, tenho a lembrança dela indo elegantemente para o Colégio usando uma sobrinha para proteger-se do sol; de assisti-la atuando no palco da Minerva em peças teatrais (comédias e dramas); de vê-la participando de bailes dançantes e sendo a dama alternada de muitos cavalheiros; e, sobretudo, ao assistir as suas aulas da Língua Portuguesa, já que eu tive a sorte dela ter sido minha examinadora na banca do examinador no  Exame de Admissão e por eu ter sido o seu aluno no curso ginasial.  Por outro lado, a tristeza foi muito grande, quando no dia 07/05/1998 soube do seu falecimento em Salvador. E tão logo eu fui comunicado da sua partida da vida terrena, dirigi-me ao hospital e encontrei o seu corpo ainda no leito da morte e até aquele momento com o seu semblante como sempre foi em vida. E muito consternado, até ajudei a colocar o seu corpo no veículo que o levou para a sua terra natal, onde uma multidão de Deus familiar, ex-alunos, colegas professores e admiradores do povo acompanharam o cortejo do seu sepultamento.

A professora Judith Arlego, foi mesmo uma cidadã ímpar, de fato, uma exímia maestrina e, inquestionavelmente, uma educadora sem par em Morro do Chapéu. Por isso, ela é merecedora de todas as homenagens e honrarias póstumas, cujo  singular nome não pode jamais sair dos anais da história da nossa terra.

 

Salvador, 25 de novembro de 2021

 

Octaviano Gonçalves de Oliveira

Morrense e ex-aluno do CNSG

Fonte de pesquisa: www.adourado.com.br

PAINEL DE FOTOS

Foto 1: ela criancinha com o seu pai

Foto 2: aposentada e na terceira idade


CAMINHADA AXÉ MORRO DO CHAPÉU

 

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECULTE) realizará nesse sábado dia 20 de novembro uma Caminhada Axé em comemoração do dia da Consciência Negra através do seu projeto POVO DE VALOR, com a colaboração do Grupo Raízes Baianas e a FAAASCIBA, que farão diversas apresentações artísticas como:

CORTEJO - Sairá da FAAASCIBA as 16 horas com músicas de axé e som de percussão, em direção da Passarela das Flores (novo calçadão no centro da cidade). 

ZUMBA - Será um encontro da Zumba Fitness e o Programa A Saúde Em Movimento, o encontro é aberto pra qualquer pessoa presente fazer as atividades.

RECITAL - Haverá logo em seguida um recital de poesias livre e dentro do tema da consciência negra e apresentação de swing poi.

SAMBA DE RODA - Terá também uma roda de samba raiz com grupos tradicionais dos povoados e da sede do município.

CAPOEIRA - Final com uma roda de capoeira com vários grupos de capoeira de várias cidades que estarão presentes já esquentando para o batizado e troca de cordas no dia 21 (DOMINGO).  

Todo o evento tem o apoio da SECULTE, vereadores e o comercio local que contribui com sau parte social para as tradicionalidades, história e identidades de nosso povo.



EDITAL DE PATROCÍNIOS PARA PROJETOS


A Companhia de Gás da Bahia lança edital de patrocínio para projeto no ano de 2021, serão selecionados projetos em diversas linguagens e categorias como rege o edital público da empresa com os seguimentos:

CULTURAL - Dança, Teatro, Música, Artes Plásticas Artes Visuais e diversas linguagens da área cultural.

SOCIAL - No âmbito de saúde, serviços sociais de apoio a crianças adolescente e adultos

ESPORTIVOS - Para eventos, compra de equipamentos, reformas de equipamentos e apoio á atletas

AMBIENTAL - Projetos que visam promover atividades de conscientização ambientais, preservação do meio ambiente, reciclagem de resíduos sólidos e que promova criatividades econômicas ecológicas sustentáveis.

CIENTÍFICOS - Palestras, seminários e criação de processos inovadores de gases naturais em diversas escalas como aprimoramentos de energias.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de, no máximo, R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), sendo até R$ 1.280.000,00 (um milhão, duzentos e oitenta mil reais) no orçamento de 2021 e até R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) alocados no orçamento de 2022 da BAHIAGÁS.


PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE


EDITAL

INSCRIÇÃO

CHAMADA PÚBLICA DO EDITAL JOMARITO GUIMARÃES

 


A SECULTE (Secretaria Municipal de Cultura Turismo Esportes e Lazer) de Morro do Chapéu abri chamada pública por curto prazo de tempo do edital Jomarito Guimarães, o edital é a continuação dos restos á pagar dos recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, da parte que ficou esperando decisão do governo federal e depois de diversas lutas da Comissão Especial da Cultura no congresso, os artistas e parlamentares da comissão conseguiram organizar as emendas e decretos que deram condições aos municípios e estados da federação se organizarem.

Em Morro do Chapéu depois de fazer a adequação LOA do município construiu o edita Jomarito Guimarães como continuidade dos editais que houve na primeira chamada, traz como prioridade quem ainda não foi contemplado nos outros editais, apesar de ser um valor bem menor, com o objetivo de contemplar mais pessoas.

O edital ficará aberto para todos os munícipes morrenses até o dia 14 de outubro com inscrição direto no formulário de inscrição em anexo no edital completo disponibilizado no site oficial do  município e no link á baixo separadamente o edital e formulário.


                   EDTAL                   

CRIAÇÃO DO COMPAC


 A SECULTE Secretaria Municipal de Cultura Turismo Esporte e Lazer realizou nessa segunda feira a primeira reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural (COMPAC) de Morro do Chapéu Bahia. Com o objetivo de montar o conselho pela primeira vez no município a secretaria contou com a presença de seis instituições da sociedade civil sendo elas: a ABAM, a A VILA, REPRESENTANTE DE PROFESSORES DO ESTADO, a MINERVA, RÁDIO DIAMANTINA e a FAAASCIBA.

Já á muito tempo que o município vem tentando montar e legalizar esse conselho sem conseguir avançar, segundo o Diretor de Cultura Naldão e o Diretor de Patrimônio Público Laenio China a SECULTE vai lutar para conseguir consolidar esse órgão da sociedade civil e poder público o COMPAC que faz essa função tão importante para a conservação da identidade de Morro do Chapéu que são os tombamentos patrimoniais da sua história material e imaterial.

O grupo presente nessa primeira reunião saiu animado e com a cobrança já de novos encontros para conseguir levar a frente a proposta e cobrando a presença dos que faltaram para dar o próximo passo que é já montar o colegiado e formular regulamento interno e os procedimentos devidos para iniciar os processos de tombamentos dos primeiros patrimônios já que o município ainda não tem nenhum patrimônio tombado.

FAMTOUR EM MORRO DO CHAPÉU

 Nessa segunda dia 20 e terça dia 21 deste mês de setembro o FAMTOUR SEBRAE visitou com um grupo de agentes de vigaens de Salvador Bahia os empreendimentos agroturísticos de Morro do Chapéu, com algumas empresas e familiares a comitiva passou por vários locais de comercialização da cidade descobrindo e com o intuito de promover o turismo no município.

Iniciando com um almoço no quilombo de Barra II com a presença da prefeita municipal, do vice prefeito e autoridades locais degustando a feijoada de dona Nelzita.

    VINÍCOLAS - Passando pelas Vinícolas VAZ e pela Vinícola Reconvexo degustando e promovendo os vinhos produzidos em Morro do Chapéu entre eles vinhos seco, semi seco e os espumantes também os tintos e os brancos, vendo desde a produção á plantação da uva e descobrindo a adega subterrânea da Reconvexo que foi um dos últimos pontos a ser visitados pela caravana que está dando uma volta na Chapada Diamantina.



Foi apresentada na vinícola Vaz a produção de queijos da Gurgalha, com  exposição e degustação de queijo harmonizando com os vinhos produzidos no município de Morro do Chapéu, essas produções estão ao ponto de comercialização prevendo um avanço na economia da cidade.



Outro empreendimento visitado foi a fazenda de óleos essenciais AKÃ, uma empresa que extrai das plantas óleos naturais 100% puros e terapêuticos.
Passou também pela cafeteria Café Carol, onde se concentraram para apresentação da Secretaria Municipal de Cultura Turismo Esporte e Lazer (SECULTE) em que foi apresentado turismo da cidade com suas diversidades e potenciais. Dr. Ronei explanou o projeto queijos da Gurgalha.

OS 10 CLASSIFICADOS DO 1º CONCURSO MUNICIPAL DE POESIA NA TELA

Nessa sexta feira dia 20, sábado dia 21 e domingo dia 22 foi realizado em morro do Chapéu o 1º Concurso Municipal de Poesia na Tela, o concurso foi organizado pela SECULTE (Secretaria Municipal de Cultura, Turismo Esportes e Lazer), com o apoio da empresa de energia eólica RIO ENERGY, tendo como  homenageado com o nome no troféu EURYCLES BARRETTO e com 29 poesias inscritas, 19 poetas entre elas e foram 10 poesias classificadas selecionada na sexta e no sábado com a grande final no domingo, todos os participante receberam certificado de participação.

  Durante os dias de sexta e sábado tivemos as aberturas com a apresentação da esquete do Grupo Encenações EM VERSOS DE EURYCLES, uma peça montada com três poesias do homenageado em que carrega o nome do troféu EURYCLES BARRETTO, e duas poesias de Naldão: uma sobre o próprio Eurycles e outra sobre Morro do Chapéu com a sua diversidade Ode a Morro do Chapéu, sendo interpretada pelas atrizes juvenis Adriele Passos e Jennifer Maciel. Assim como também fora rodado vídeos dos familiares de Eurycles que reside em outros estados além dos da Bahia.


Para selecionar as 10 poesias finalista o concurso contou com o competentíssimo jurado formado na sexta e sábado por:

  • MARCIO JOSÉ BRITO - Marcio Brito da Biblioteca
  • MARCELO AZEVEDO DE MELO - Marcelo Azevedo
  • MARIA DO CARMO MATTOS DANTAS - Pró Cau

No domingo a dinãmica de avaliação mudo para quatro jurados sendo eles:
  • JAILDA MIRANDA
  • ROBERTO FRANCISCO RIBEIRO LEITE - Chico Leite
  • TARCÍSIO COUTINHO COSTA - Professor Tarcísio
  • ZUARTE NEIVA BARBOSA JÚNIOR - Zuartinho

Entre os os poetas e poesias classificados que abrilhantam as três noites além das demais tivemos:

    10. TROFÉU POETA MAIS VELHO - Elias Guimarães com a poesia O CANTO DA ARACUÃ
      09. TROFÉU POETA MAIS NOVO - Ícaro Serafim com a poesia POEMA DA VIDA
        08. TROFÉU REVELAÇÃO - Ademária da Silva com a poesia TODAS PELA VIDA
          07. TROFÉU MELHOR FI GURINO - Artur Augusto com a poesia A VIDA ME FEZ DE PALHAÇO
            06. TROFÉU MELHOR TEXTO - Vera Lúcia com a poesia MENINOS EU VI
              05. TROFÉU QUINTO COLOCADO - Augusto Santos com a poesia PÁTRIA AMADA
                04. TROFÉU QUARTO COLOCADO - Artur Augusto com a poesia ODISSÉIA DA ILUSÃO
                  03. TROFÉU TERCEIRA COLOCADA - Mariana Brito com a poesia VERSOS BRANCOS
                    02. TROFÉU SEGUNDO COLOCADO - Artur Augusto com a poesia A VIDA ME FEZ DE PALHAÇO
                      01. TROFÉU PRIMEIRO COLOCADO - Ícaro Serafim com a poesia POEMA DA VIDA



                      RELANÇAMENTO DO LIVRO A PARTITURA DO ATOR


                      O teatrólogo Naldão Artes presenteia as escolas do município de Moro do Chapéu nesse mês de Agosto no aniversario dos 112 anos da cidade, com 50 exemplares da sua obra teatral A PARTITURA DO ATOR, a obra vem com a sua segunda edição financiada com recursos da Lei Aldir Blanc do município no edital Judite Arlêgo.

                      A PARTITURA DO ATOR é um módulo de técnicas, históricos e conceitos teatrais. São estudos que o autor juntou durante 20 anos em sua jornadas de teatro nas suas interpretações, direções, textos escritos, peças montadas e dirigidas, grupos formados, cursos participados e cursos ministrados. 

                      Dentro dessa jornada  Naldão observou que os conhecimentos mais práticos de teatro são distantes e distintos um do outro, que muitas vezes o estudante de teatro pode passar por aquele conhecimento ou nem chegar nele, cabendo por inventar seu modo por não encontra onde buscar uma solução do que precisa. Assim Naldão colocou desde históricos á técnicas criadas e ou modificadas, cada uma tem um simbolo para marcar no texto, tem um conceito para fundamentar e toda uma teoria que liga todos os conhecimentos fazendo com que o ator se encontre dentro de um contexto geral.

                      A PARTITURA DO ATOR pode ser estudada por quem já faz teatro, por quem já tem experiencia com as artes cênicas e também por iniciantes, esse último já começando dentro da metodologia da partitura sentirá mais facilidade para concluir os estudo proposto pelo módulo. É também muito indicado por professores de arte e educação nas escolas em que as "técnicas especiais"  servem para dinâmicas de interação e interpretação de texto com as pontuações e os "laboratórios de pesquisas" servem para buscar fundamento e qualidade nas apresentações escolares.


                      PARA ADQUIRIR A PARTITURA DO ATOR ENTRE EM CONTATO PELO:

                      TELEFONE - (74) 98847 9471 (WHATSAPP)

                      EMAIL: nalda.artes@hotamil.com OU emcenaacao@hotmail.com

                      PRIMEIRO CONCURSO MUNICIPAL DE POESIA NA TELA

                       
                      A SECULTE Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Lazer de Morro do Chapéu, realizará nos dias 20, 21 e 22 de agosto deste ano de 2021 o primeiro concurso municipal de poesias da cidade. Estão abertas as inscrições para 30 poesias que passarão pela fase eliminatória e depois pela classificação de 10 poesias para serem escolhidas as 5 (cinco) finalistas.

                      O concurso tem como objetivo de estimular, valorizar e descobrir novos poetas da cidade tanto na sede como no interior, vem também promover essa linguagem como uma forma  de educar através da arte de prestigiar o belo abrindo os leques da criação e da apreciação.


                      AS INSCRIÇÕES

                      1)    As inscrições serão abertas no dia 26/07/2021, encerradas no dia 13/08/2021 e poderão ser realizadas com ficha de inscrição, anexando copia(s) da(s) poesia(s) disponível na recepção da SECULTE (Casa da Arte), localizada na Praça Augusto Públio, S/N, Centro, Morro do Chapéu-BA, CEP 44850-000. No horário de funcionamento das 08 ás 17 horas

                      DA AVALIAÇÃO

                      1)    – Será montada uma comissão julgadora será formada com 03 (três) pessoas assim distribuídas:

                      ELIMINATÓRIAS

                      ·         01 técnico em poesias de referência;

                      ·         01 representante da sociedade;

                      ·         01 representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

                      CLASSIFICATÓRIAS

                      ·         01 técnico em poesias

                      ·         1 técnico de literatura

                      ·         01 representante do conselho;


                      AVALIAÇÃO

                      1)    A avaliação dos artistas será realizada com base nos seguintes critérios:

                      ·         Texto;

                      ·         Interpretação;

                      ·         Caraterização (figurino).

                      2)    Cada jurado irá avaliar, com notas de 0 (zero) a 10 (dez) cada um dos 03 (três) itens em suas avaliações;

                      3)    Após cada avaliação, os envelopes serão lacrados;

                      4)    A nota final do candidato, será a somadas avaliações dos jurados;

                      5)    Após todas as apresentações, serão escolhidas as 10 maiores notas para compor a etapa final;

                      6)    Os 10 candidatos classificados para a final serão divulgados no segundo dia de apresentações classificatórias 21/08/2021.

                      PREMIAÇÃO

                      1)    A premiação do evento, acontecerá após a final, com a seguinte destinação:

                      ·         1º colocado(a): R$ 300,00 + Troféu

                      ·         2º colocado(a): R$ 200,00 + Troféu

                      ·         3º colocado(a): R$ 100,00 + Troféu

                      ·         4º colocado(a): Troféu

                      ·         5º colocado(a): Troféu


                      PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI


                      ANIVERSÁRIO HISTÓRICO DA BIBLIOTECA DE MORRO DO CHAPÉU

                       Biblioteca Pública Municipal Carneiro Ribeiro 

                      PARABÉNS À NOSSA BIBLIOTECA!  

                      106 Anos.

                       Uma Biblioteca, seja ela pública, privada, universitária ou escolar, é de suma importância em uma comunidade ou cidade, pois, as Bibliotecas exercem um papel social determinante para a inclusão dos indivíduos, tendo como divisa a fomentação do conhecimento.

                       Dito isso, e se nos fosse possível hoje, 11 de julho de 2021, adentrarmos em uma “engenhoca” do tempo de certo pousaríamos na Morro do Chapéu do ano de 1902, portanto, a 119 anos atrás, quando movido pelo farol da cultura, da educação e pelo desejo latente de “desenvolver o gosto e o cultivo literário...” bem como “...proporcionar aos seus associados a leitura de jornais e livros deleitantes e instrutivos”, um dos filhos ilustre desse chão - o professor estadual licenciado Antonio Gabriel de Oliveira, nascido nesse torrão em 1860, e falecido em 19 de fevereiro de 1945 – cria o Grêmio Literário da Vila do Morro do Chapéu, aos 05 dias do mês de outubro de 1902, que funcionava onde hoje é o prédio dos Correios e Telégrafos.

                       Neste Grêmio, além da biblioteca, funcionava uma filarmônica e uma sala de jogos. O Coronel Francisco Dias Coelho, então Intendente Municipal, foi o grande interessado para que transformasse a biblioteca do Grêmio Literário em Biblioteca Pública Municipal, o que ocorreu em 11 de julho de 1915. Na época a denominação era apenas Biblioteca Pública e só em 1942, na administração dos Senhores Teotônio José de Souza e Joel Modesto, é que passou a chamar-se Biblioteca Pública Municipal Carneiro Ribeiro.

                       E foi assim, que a exatos 106 nascia em nossa terra a nossa Biblioteca Pública, filha do Grêmio Literário de outrora. 

                       A biblioteca é mais uma das nossas riquezas/patrimônio que resiste ao tempo e ao descaso de tantas administrações incompetentes (salvo poucas exceções) passadas em nossa terra e que nunca tiveram a sensibilidade e o compromisso, especialmente com os nossos jovens, apanágio dos sonhos concretizados outrora por essa figura impar de nossa História – Professor Antonio Gabriel de Oliveira.

                       Farol do conhecimento, a Biblioteca Pública Municipal Carneiro Ribeiro, por meio dos seus funcionários do ontem (Oldegar Alvim, Gildeth Guimarães (Dona Detinha), Dália Rocha, Neide Montenegro).

                      Não obstante os percalços encontrados em sua longa caminhada de disseminadora da informação. Por tudo isso, nesse instante desejo render minha homenagem a todos os funcionários que por lá passaram e especialmente aos atuais, felicitando-os na figura de MARCIO BRITO, que assim como o idealizador lá do inicio do século, sempre foi e é, um sonhador e disseminador do conhecimento.


                      APANHADO  HISTÓRICO - MÁRCIO BRITO BIBLIOTECÁRIO LOCAL E PESQUISADOR

                      PROJETO DE LEI VER REGGAE COMO PATRIMÔNIO DA BAHIA

                       


                      REGGAE – PATRIMÔNIO IMATERIAL DA BAHIA

                       

                      Para resgatar e preservar o Reggae raiz originário do Recôncavo da Bahia, apresentamos o Projeto de Lei Nº 24.235/2021 que reconhece o gênero musical Reggae como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. A iniciativa nasceu da construção e da luta do povo do Recôncavo baiano, tendo como alicerce o projeto “Batida do Paraguaçu” e tem como justificativa, da perspectiva cultural, a necessidade de maior difusão da cultura deste gênero que surge na década de 80 no Recôncavo baiano e sua influência no ritmo reggae no país.

                      Sendo assim, este Projeto contribuirá para a educação patrimonial musical, reconhecimento da importante referência do Recôncavo para historicidade do povo preto no país e para o fortalecimento da luta pelos direitos étnicos e territoriais. O território possui grandes nomes do reggae como Geraldo Cristal, Édson Gomes, Quinho Batera, Sine Calmon , Tim Tim Gomes , Nengo Vieira , Marco Oliveira, Wilson Tororó, Beto Souza e João Teoria.

                       

                      Desta forma, entendemos que a Região do Recôncavo baiano e, sobretudo, a cidade de Cachoeira, necessita deste apoio e até mesmo resgate cultural e de preservação e valorização das raízes do Reggae Brasileiro. Por todo exposto propomos o Projeto, que com certeza contribuirá para a valorização das raízes do Reggae brasileiro. Viva!


                      FONTE DO FACEBOOK

                      CADASTRE SEU PROJETO NO FAZCULTURA 2021

                       Neste ano, o Governo da Bahia assegurou 15 milhões de reais para o Fazcultura. A legislação do programa autoriza propostas de qualquer segmento cultural, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas sediadas no estado da Bahia. A iniciativa tem gestão compartilhada entre a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e SecultBA.

                      A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre, a partir desta quinta-feira (1º), as inscrições para o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura). Propostas culturais podem ser apresentadas até 1º de dezembro de 2021, pelo Sistema de Informações e Indicadores em Cultura (SIIC), disponível no endereço https://siic.cultura.ba.gov.br/ .

                      O  mecanismo de fomento Fazcultura tem efetivamente contribuído para a dinamização cultural do estado apoiando projetos em vários segmentos e práticas culturais. Sua principal finalidade é apoiar financeiramente projetos e atividades que se enquadrem na Política Cultural do Estado, a partir da Lei Orgânica de Cultura da Bahia (Lei de nº12.365/2011), ao tempo que possibilita empresas patrocinadoras apostarem na cena cultural diversa do estado, valorizando a marca e a responsabilidade social da empresa.

                      Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o Fazcultura segue investindo em projetos com metas ou etapas que não comprometem as medidas de distanciamento social. No total, nove propostas das áreas de teatro, música, dança e audiovisual já foram executadas pelo programa, por meio de ações em redes sociais e plataformas digitais, neste período de crise sanitária.
                      As iniciativas em execução e desenvolvidas foram: Prêmio Braskem de Teatro; Russo Passapusso e Antônio Carlos e Jocafi - Alto da Maravilha; Jadsa - Olho de Vidro; Feira Noise Festival - Entroncamentos; Mateus Aleluia, o Afracanto das Nações - Etapa I - Nação Gêge; Ta Batenu; Afrobapholab - Bahia is Burning; Cabokaji e Rolê das Artes.




                      FONTES DO SITE DA SECULT BA

                      IRECÊ SAI NA FRENTE E CRIA O AME - AUXÍLIO MUNICIPAL EMERGENCIAL

                       

                           Como todos vimos o setor mais prejudicado durante todo o período dessa pandemia do COVID 19 foi o setor cultural, foi o primeiro que parou e com certeza será o último que recomeçará, com isso os artistas são mais prejudicados de todas as formas: social, financeira e expectativas.

                         A cidade de Irecê Bahia sai na frente, uma das mais articuladas no campo da música na região, inclusive tendo uma associação que trata dos assuntos e das políticas públicas para essa linguagem artística, a música, Irecê foi provocada pela categoria e sensibilizada criando com lei aprovada na câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito Elmo Vaz que garante um auxilio municipal de emergência para os artistas da música que não teve vinculo empregatício nos últimos seis meses, que não tem outro benefício, são 3 parcelas de 400 reais para cada artista e precisa comprovar pelo menos 3 anos de atividades musical.

                          Segundo explicação do secretário municipal de Cultura Esporte e Lazer Solon no Whatsapp, o auxilio foi garantido ao pessoal da música primeiramente por que a BARI (Associação de Banda e Artistas da Região de Irecê) foi quem provocou mostrando a situação dos artistas que só vivia da música, teve algumas bandas que não foram contempladas com a Lei Aldir Blanc, com isso essa linguagem artística saiu na frente, porém o município de Irecê vem com muitos projetos e realizações na cultura como por exemplo criação de núcleo de Áudio Visual, Teatro Municipal e o já pronto pra inaugurar o Mercado Municipal do Artesanato e trabalha para que o auxilio se estenda ás outras linguagens.

                      NALDÃO É ELEITO VICE PRESIDENTE DO CMPC DE MORRO DO CHAPÉU


                      Nessa terça feira dia 11 de maio desse ano de 2021 as 19 horas e 45 minutos, iniciou-se de forma online a reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Morro do Chapéu (CMPC MC), o que se chama popularmente de Conselho de Cultura. 

                      A principal pauta da reunião foi a eleição de vice presidente em que o conselho vinha funcionando sem ter esse cargo ocupado, por necessidade do presidente se afastar temporariamente houve a eleição nessa ordinária e foi eleito por unanimidade o senhor Francisnaldo Silva de Souza, ator, diretor, poeta, dramaturgo, educador físico e arte educador.

                      Naldão como é popularmente chamado foi um dos precursores do conselho em Morro do Chapéu, esteve presente em todas as etapas da criação do colegiado e se reservou em representar seguimento na conjuntura de formação. Agora está como Diretor Departamento de Cultura (Diretor de Cultura) do Município locado na Secretaria Municipal de Cultura Trismo Esporte e Lazer (SECULTE), acabou sendo representante da secretaria no conselho como parte do poder público e ocupando o cargo de vice presidente assumindo como presidente no período que for devido.

                      A CANTORIA DE SÃO GABRIEL COMPLETA 30 ANOS


                      Com tanto brilho e história que marca a cultura musical e diversificada do sertão, o Festival de Cantoria de São Gabriel completa 30 anos de essência nordestina.

                      Um evento de tanta representatividade de nomes de artistas da cultura popular brasileira mais especificamente baiana, orgulha seu povo com a resistência de se manter por 3 décadas de arte e cultura

                      PARABÉNS CANTORIA DE SÃO GABRIEL COM A ARTE NA VEIA.


                      IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

                      DESTAQUE

                      SEÇÃO DE CINEMA INFATIL

                      Aconteceu na FAAASCIBA nesse sábado dia 12 de outubro, uma seção de cinema para crianças com o filme DIVERTIDA MENTE 2. Além do ...