11 setembro 2015

CARAVANA TEATRO ITINERANTE DE ANDARAÍ PROGRAMAÇÃO

XV CARAVANA DE TEATRO ITINERANTE ANDARAÍ Programação:



Dia 11 Oficinas as 18:00. Horas:

  • Clown - Naldão.
  • Improvisação - Carlos Alberto.
  • Expressão Corporal e linguagem Corporal - Velho Urso, João Pedro.

Dia 12
  • 08 horas - Cortejo Cênico.
  • Das 12 ás 14 horas - Almoço.

18 horas - Apresentações:

  • Cidade de Iraquara
  • Solto Soares
  • Bonito - O Pileque da Morte
  • Euclides da Cunha - Sonhos de Um Palhaço
  • Seabra – A Árvore Generosa
  • Andaraí - Sonata para Três Personagens
  • Canudos - Guerra de Canudos
  • Morro do Chapéu - O Psicanalista

Dia 13
  • Pela manha confraternização dos grupos balneário do Paraguaçu.
A programação está sujeita a mudanças de acordo com a realidade de chegada das cidades, disponibilidades e ou imprevistos relevantes.

ORGANIZAÇÃO GRUPO TEATRAL VIVAR'T

08 setembro 2015

7 DE SETEMBRO DE MORRO DO CHAPÉU

 Os dias 7 de setembro da cidade de Morro do Chapéu Bahia já foi uma grande festa cívica da região, atraia pessoas de diversas cidades vizinhas com o brilho do desfile trazidos pelas fanfarras das escolas Teotônio Marques Dourado Filho, Nossa Senhora da Graça, Escola Coronel Dias Coelho, Antônio Gabriel de Oliveira e outras do município e do estado na sede e no interior. 


 Por volta do início da década de 90 o desfile foi perdendo sua força, de lá pra cá teve ano de nem ter o desfile com uma expressão de forma nenhuma. Nesse ano de 2015 as escolas municipais fizeram um desfile mais com a cara de Morro do Chapéu, contava a história da Bahia de uma forma mais cultural: com seus carros alegóricos, representações dos rios, das faunas, as diversas etnias e entre elas as personagem que marcaram e o folclore da cidade. O desfile começou na rua Joel Modesto e terminou na popular praça da bandeira onde houve as representações de cada ala que trouxe manifestação representativa.



PARA VER AS FOTOS DO DESFILE CLIK AQUI

05 setembro 2015

AGITAÇÃO CULTURAL DINAMIZAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS


Apoiar propostas de dinamização cultural em espaços públicos e privados é o objetivo do Agitação Cultural: Edital de Dinamização em Espaços Culturais, que foi lançado nesta terça-feira (01), no Palácio Rio Branco, em evento que contou com a participação do governador Rui Costa, do secretário de Cultura Jorge Portugal, de autoridades e da comunidade cultural. O investimento será de R$ 15 milhões, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e contemplará ações de qualquer segmento cultural que aconteçam com frequência mínima de uma vez por mês, em um período de três a seis meses, sendo o teto de apoio por proposta de R$ 150 mil. Os projetos devem ser realizados de janeiro a julho de 2016. As inscrições contemplam pessoas físicas e jurídicas e podem ser feitas de 02 a 30 de setembro, pelos sites pelos sites.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O SITE DA SECULT BA

EDITAL

POSTAGEM NO SITE DA SECULT BA

FONTE DO EMAIL DE VINÍCIUS MORENDE

03 setembro 2015

EDITAIS ABERTOS Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2015

inscrições somente pela internet



Estão abertas até 11 de setembro as inscrições para o  Edital do Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2015. 

Neste ano as inscrições devem ser feitas na plataforma digital Salic Web.
Com recursos do Fundo Nacional de Cultura, no valor de R$ 4,35 milhões, serão contempladas  52 iniciativas direcionadas à área teatral.

 Os prêmios estão divididos em duas categorias:
A-Circulação de Espetáculos;
B-Montagem de Espetáculos  ou Manutenção de atividades teatrais de coletivos, grupos e companhias.
Neste ano de 2015 tem uma novidade, estão habilitadas a participar do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz pessoas físicas e jurídicas.



DADOS: SITE DA FUNARTE


Read more:http://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-de-teatro-myriam-muniz-2015-inscricoes-a-partir-do-dia-29-de-julho/#ixzz3khxQNFG4
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01 setembro 2015

APRESENTAÇÃO DE O PSIQUIATRA


A Companhia de Teatro Encenações apresentou a peça teatral O PSIQUIATRA no teatro Odilon Costa. A peça depois de ter sido apresentada no mesmo teatro pela Cia de Artes Dramáticas Esquisocênicos, trouxe o público ao êxtase da graça mais uma vez naquela casa de espetáculos.
 O texto foi escrito por Naldão . Artes e Simario Souza no ano de 2009 no proposito de formalizar mais uma história do cotidiano social daquela época no encanto da arte. Israel Queiroz o diretor juntamente com seu codiretor Jilmar Orgânico pegou a  peça neste ano de 2015 e refez a história com uma linguagem atual e dando uma roupagem de luz e sons na criatividade peculiar do teatro.

 Os destaques da peça foi ator juvenil Izaias Queiroz por ter sido o ator revelação, a primeira vez que o adolescente entra em cena no palco numa peça de cunho profissional e encantou todo o público com sua seriedade em trabalho, Yane Marques tambem adolescente, Francicleber Macário, Jéssica Silva e Eugênio Lima, todos vindos da conclusão do curso ministrado pelos diretores Israel Queiros e Jilmar Orgânico.
 MAIS INFORMAÇÃO CLIK AQUI

29 agosto 2015

SER BRASILEIRO

SER BRASILEIRO NADA MAIS É QUE SER COMPLETO DE COSTUMES, ARTES, ALEGRIAS, HUMANIDADE E ACIMA DE TUDO FIEL EM SI


Como ascensão do projeto "Solidariedade é o Caminho", surge o projeto dirigido pela professora Goreth "SER BRASILEIRO". O projeto vem com uma identidade totalmente do povo que é a raiz do brasileiro, com a expressões do índio, do negro, do mulato e todas as raças que compõe a miscigenação do Brasil, foi mostrado com arte e exibição de diversos costumes desse povo que nada mais é também da região da Chapada Diamantina.

Dentre essa mostra nessa data de 28 de agosto do deste ano, teve capoeira, dança afro, maculelê, hip hop com  grupo RAISES MORRENSE, dança indígena, palestras, stands expondo comidas, artesanatos e tantos outros que fizeram mais um dia de atração diferenciada na praça de Morro do Chapéu. Dessa vez os protagonistas do espetáculo foram os alunos do CEEP Jubilino e escolas da cidade de Jacobina, quem roubou a cena também foram os índios das cidades de Jacobina, Wagner e Utinga Bahia.


Foi comparecido no evento vários professores de diversas matéria disciplinar que entende que a arte realmente conta a identidade de um povo junto dela como sua cultura integra os valores que jamais devem ser perdidos, dentre os professore estava a professora e vereadora Sheila Cristina que fez um discurso sensato e coerente sobre sua identidade (indígena), ou brasileira como assim prefere chamar a professora Goreth. Sheila falou sobre a evolução nos costumes dos povos dos quilombos, aldeias e comunidades que antes não tinha segurança de se mostrar como tal e com eventos e projetos dessa natureza, hoje essas pessoas se veem seguras e de cabeça erguida mostrando quem ele ou ela realmente é por cima de qualquer barreira.












25 agosto 2015

VINHO O NÉCTAR DOS DEUSES


 O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo. Sempre foi uma bebida mística, sagrada que vem desde os faraós no Egito, os romanos, os deuses do olimpo na antiga Grécia, nas índias até aos antigos médicos que receitavam acreditando com freqüentes provas que ele curava diversas doenças, cruzando toda a história das civilizações humana até hoje em dia é receitado pela medicina como uma bebida saudável que evita doenças, bebida essa que vem desde mais de 20 séculos A.C. É a bebida mais presentes em todas as religiões mesmo com suas divergências ideológicasO que se sabe é que o vinho tem diversas propriedades medicinais benéficas ao corpo como: 
  •  Flavonóides que são antioxidantes que protege as células dos radicais livres,
  • Glicose e frutose que são fontes de energia,
  • Vitaminas A propicia na retina dos olhos,
  • Vitamina C desenvolve os colágenos e fortalece os tecidos da pele
  • Complexo B que desenvolve o metabolismo, 
É diurético natural alem dos minerais:
  • Potássio que estimula os nervos
  • Cálcio fortalece os ossos
  • Magnésio regula a pressão sanguínea
  • Silício atua no colesterol,
  • Ferro facilita o transporte de oxigênio
  • Zinco fortalece o sistema imunológico
  • Cobre auxilia as reações enzimáticas e
  • Cromo que ajuda na utilização das glicoses.


 Portanto é justificável achar que o vinho é realmente o NÉCTAR DOS DEUSES, com tantas propriedades em uma só bebida natural. É perambulado entre o sagrado e o profano em quase todas as civilizações em seus rituais, é degustado entre os grandes intelectuais, é de grande aceitação entre a plebe e a nobreza. É uma bebida viva desde a fermentação do suco da uva ao ser degustado, ele molha o espírito aliviando as dores da alma, é misterioso, com seu sabor e aroma, exala os mais sutis contato com o espírito descarregando todas as tensões, não deixa duvidas nenhuma de que realmente é divino.


Porque é O NÉCTAR DOS DEUSES? Se observarmos Jesus Cristo o transformou da água em Canaã, era oferecida na antiga Roma pelas donzelas aos seus imperadores como a bebida consagrada pelo deus Baco, foi trabalhado e ensinado os segredos dele aos mortais pelo deus Dionísio na antiga Grécia, era a chave da liberdade consagrada pelo deus italiano Liber Parter (o pai da liberdade), era tomada como referencia e unção pelos faraós aos seus deuses no antigo Egito, em quase todo lugar do mundo o vinho é o protagonista dos rituais sagrados. Então juntando suas propriedades medicinais que são tantas e presente em quase todos os rituais no mundo, não deixa nenhuma duvida de que veio do seio dos deuses como o seu néctar.

19 agosto 2015

XV CARAVANA TEATRO ITINERANTE *ANDARAÍ*

Pela decima quinta vez a RCCB (Rede Cênica e Cultural da Bahia) estará apresentando mais uma

CARAVANA TEATRO ITINERANTE. 

 O evento dessa vez é na cidade de Andaraí na Chapada Diamantina sob a organização de Homero Vieira (o Velho Urso) e sua equipe do grupo VivArt'e, a caravana como sempre terá apresentações de rua no DITIRAMBO MODERNO, apresentações de caixa e diversas intervenções no campo da cultura. Tem a colaboração dos integrantes da RCCB que a cada dia cresce mais ainda com o maior  empenho do presidente Carlos Alberto (Kawzão). Será três dias começando na sexta feira dia 11, sábado dia 12 e domingo dia 13. A Caravana de número XV acontecerá com a participação de 18 cidades e vinte grupos teatrais, entre eles, como sempre estará presente o Grupo Encenações.

Local Colégio Estadual Edgar Silva (centro) Andaraí

PROGRAMAÇÃO:

 Dia 11 de Setembro.
  • Recepção das cidades participantes da caravana. 08 horas
  • Abertura.  Apresentação das cidades participantes 17 horas
  • Apresentação Grupos locais 20 Horas Vivar’t Andaraí – Peça Sonata para Três Personagens.

Dia 12 de Setembro
  •  08 horas Cortejo Cénico nas ruas do centro de Andaraí.
  • 18 horas Apresentações das cidades com seus grupos

Dia 13 de Setembro 
  • 08:00 horas Passeio dos grupos ao Rio Paraguassu

15 agosto 2015

O PSIQUIATRA

HISTÓRICO
 A Companhia de Teatro Encenações estará apresentando nos dias 29 e 30 agosto deste ano de 2015 a grande comédia "O PSIQUIATRA". A peça foi escrita Por Naldão . Artes e Simário Silva e apresentada pela cia de teatro Esquisocênicos no fim do ano de 2008 até o meado do ano de 2009. Com o texto vindo da sequencia de um outro texto  "UMA DENÚNCIA MALUCA", O Psiquiatra segue a mesma sequencia lógica transferindo uma característica de teatro do absurdo.


SINOPSE
   O Psiquiatra conta a história de um bandido (Camarão) que ao estar fugindo da polícia e adentra um consultório psiquiátrico, ao receber informação que o prédio esta cercado ele resolve ficar escondido dentro do consultório no horário do expediente médico. Sem saber, do que se passa no interior do prédio os pacientes do doutor Iranildo começam chegar, Camarão disfarça do médico para sair sem ser notado e dá de cara com o primeiro paciente, desse, ele fica até passar por mais cinco cada qual com uma característica diferente.

RELEASE

  A peça é um retrato da natureza humana escondida dentro de cada um de nós, dentro de cada loucos tem uma parte das nossas fantasias esquecidas pela conveniência coletiva que nos oprime a liberdade ser. Camarão, é assassino frio com uma larga história de atrocidade, mas também o retrato de uma sociedade doente que prefere acusar alguém ao invés de assumir sua parcela de culpa na contribuição do declínio da sobrevivência. Dentre demais situações a peça trata de assuntos profundo de forma cômica e divertida bastante bizarra com fatos que nem sempre temos coragem de tratar de tal forma.

ELENCO

  • Francicleber Macario - Camarão
  • Eugênio Lima - Doutor Iranildo
  • Iane Marques - Cecília e Polcial
  • Juciano teles - Soldado Pereira
  • Isaias Queiroz - João Suruco
  • Lucas do Carmo - Militado 
  • Jéssica Silva - Maria machão

DIREÇÃO 
  • Israel Queroz
  • Jilmar Oragânico

12 agosto 2015

POESIA Á MORRO DO CHAPÉU

ODE A MORRO DO CHAPÉU

Andando por várias terras
Chegando em um lugar
Observando o tanto que tinha
Vi nela poder de encantar

Era um lugar encantador
Cores e variedades fascinantes
Naturalmente transmitia
Visões e encantos deslumbrantes

Cores e sons variados
De aves, serras e cachoeiras
Animais, plantas orquidárias
E arvores como as gameleiras

Pessoas alegres, acolhedoras
De contos histórico e muito mais
Se orgulham em expor o legado
Dos seus heróicos ancestrais

Artistas plástico e dramáticos
Expande sua odisséia cultural
Do conjunto erudito ao popular
Fixa seu pinacoteco literal

Das sobrálias, cactos, colibris
Dos rupestres que fixam no novo
Dá atração aos seus visitantes
Dos sagrados ao profano intorvo

Pelas sombras do sol poético
Ás águas doce que reflete o céu
Exponho tão ancorada na alma
Esta ode a Morro do Chapéu




Naldão . Arte poesia criada
Morro do Chapéu  no ano de 2009

05 agosto 2015

HISTÓRICOS AO CORREIO DO SERTÃO

 COMO HISTÓRIA DA CIDADE E DO SEU MAIS ANTIGO JORNAL, ENCONTRAMOS UM PRESENTE EM FIGURA VIVA. NA UTILIDADE DA CULTURA, INFORMAÇÃO E IDENTIDADE DESSA TERRA. 

Filha de Ana Rufina da Silva e Antônio Lemos. Antônio Lemos ficou viúvo de dona Izalta a mãe de Honório Pereira, depois casou-se com Ana Rufina, ela é a irmã mais nova por parte de pai de Honório, Cicero e Messias. Estudou dos 9 aos 12 anos de idade, ou seja, até a 3ª série do ensino fundamental com a professora Maria Amélia esposa de Augusto Ribeiro, foi o suficiente para aprender ler e escrever e ainda ser professoras dos próprios filhos, até hoje em dia tem apreço por crianças inclusive de colo como mostra a foto.


Perdeu seu pai com 11 anos de idade, aos 15 em 1933 foi chamada por seu próprio irmão Honório Pereira para trabalhar no jornal criado no ano de 1917, o segundo mais antigo da Bahia, sua função era distribuidora de tipos depois das publicações dos redatores: o próprio Honorio, Tota e Zezé filho de Zé Gringo como assim lembra ela. 

Hoje com 96 anos ainda assinante do jornal, é fiel leitora junta com sua filha Lindenice Lemos. Estamos falando de dona 

GELÁSIA LEMOS DE SOUZA

Que, nasceu no dia 20 de dezembro de 1918 no distrito de Boca do Cedro nesta Cidade de Morro do Chapéu, é a atual funcionária mais antiga do CORREIO DO SERTÃO.

Fã do cangaço, conta dona Gelásia em uma entrevista dada ao seu neto Laênio Alves (Laênio China), que carregou no colo seu sobrinho também o atual redator mais antigo do jornal PAULO GABRIEL, que o jornal na época reportava noticias da cidade, falecimentos, aniversários, versos, poesias (que são ainda encontradas nos livros armazenados na biblioteca municipal Carneiro Ribeiro), alem desses, tinha ainda uma brincadeira publicada no jornal que era a ADIVINHA DE PERFIES. Era colocado (em escrito) todo o perfil de uma pessoa da cidade para que os leitores adivinhassem quem era a pessoa ali descrita nos dados.

Dona Gelálisia aos 96 anos de idade mora com sua filha Lindenice, conversa com seus parentes sobre sua própria história, toma vinho com seus netos, desenha e cria a história do desenho e lê junto com outros o Correio do Sertão.

VERSOS DE DONA GELÁSIA


"Nada te pertubes
Nada te espantes
Tudo passa
A paciência tudo alcança
Quem a Deus tem
Nada lhe falta
Só Deus basta".

"A oração por aqueles que no odeiam
Tem um efeito maior do que se pode imaginar".

"Curai os enfermos... 
Disse Jesus: o perdão é a cura".



Arquivo de reportagem
adquirido por seu neto 
Laênio China, como arquivo
de armazenamento, cultura e história ao 
ENCENAÇÕES TEATRO.COM.

28 julho 2015

MORRO DO CHAPÉU 106 ANOS



   No dia 8 de agosta de 2015 a cidade Morro do Chapéu, uma das mais velhas da região, mãe da maioria das cidades circunvizinhas estará completando seus 106 anos de emancipação politica. A cidade é o berço da cultura em toda região com grande destaque em suas expressões artísticas culturais, exportadora de talentos (seus filhos que se preparam em suas expressões e vão trabalhar as mesma em outro municípios).


    Nesses 106 anos acontecerá diversas atrações entre mais ou menos 6 inaugurações de obras (apesar das criticas da população), mas, é o previsto pelo prefeito Cleová Barreto cuja gestão com o logon "Novos Tempos Dias Melhores", em fôlder da programação está previsto também em torno de 11 entre bandas e conjuntos musicais locais. provavelmente também grupos de dança, filarmônicas e demais expressões aqui não lembrada, mas todos da cidade.


 No entanto, o teatro que começou antes mesmo da emancipação, sendo essa uma das manifestações mais antigas do município, também exportadora de talentos entre eles instrutores, atores, figurinistas dramaturgias e tantos outros, quem virá representar teatralmente o centésimo sexto aniversário do município é o espetáculo "PALHAÇO NA ESTRADA" da FUNARTE. A Fundação Nacional de Artes é uma instituição governamental criada em 1975 em Brasilia com seu foco maior no Rio de Janeiro, no entanto, que ironia ao teatro morrense, onde no subtexto a cidade que a sua arte cênica brilhanta aniversário de outras cidades diversas em toda Bahia, é incapaz de representar-se com o seu teatro em seus próprios aniversários, e olha que o resumo do aniversário é: "Uma festa feita por nosso povo, para o nosso povo!".


 A emancipação de Morro do Chapéu se deu em 8 de agosto de 1909 pelo coronel Dias Coelho, antes desse tempo por volta do final do século XIX (1890 mais ou menos) já havia teatro na localidade que era ainda levada a categoria de vila, as peças vinham algumas em francês e aqui era traduzida para o português e hoje é esse o tratamento, e lembrando, não é por falta é por descuido. 

24 julho 2015

VIVENCIA DOS FATOS

VIVENCIA DOS FATOS

Assim é no Brasil

Lugar onde o povo
Para o governo trabalha
Povo que sustenta a corja
Que de lá só acumulando
E o pais fica as tralhas

O que o cidadão tem em troca?
Impostos tarifas e taxas
Um pouco disso, um pouco daquilo
Leis e políticas medíocres
Que só os burgueses encaixa

Hipócritas que lideram
Excelentíssimos sangues sugas
Extorquindo toda nação
E essa nação ignorante
Iludida por promessas fajutas

Um país que está sofrendo
Mas aprendeu só reclamar
Pra reagir todos esquecem
Só reclamam e se lamentam
Não adianta só chorar.

Se já ta feito não tem jeito
Pensem antes de votar
Outra situação tal vez seria
Vivenciando os fatos
E uma atitude vir tomar.

Não falo mais nada pra não se condenado.


Eugenio Rodrigues

22 julho 2015

"CORREIO DO SERTÃO CADA DIA MAIS NOVO"

 Correio do Sertão cada dia mais novo! Esse foi o tema do aniversário de 98 anos do segundo jornal mais antigo da Bahia. Em Morro do Chapéu habita a casa de imprensa criada em 19 de julho de 1917, teve seu nonagésimo oitavo aniversário recheado de atrações culturais, informativos e animadora exibição para uma nova atualização agora se adequando as mídias do momento, o evento aconteceu no Teatro Odilon Costa com sua organização se procedendo da seguinte forma:

  •  Entre os novos comunicadores do correio tem Heitor Figueredo, morrense dedicado ao jornalismo e disposto a cuidar da casa que segundo Noedson Valois faz parte do tripé centenário de Morro do Chapéu.
  •  Entre as manifestações artísticas houve no evento recitais poéticos com atriz do grupo de teatro Emocionarte e Lucas do Carmo do grupo de teatro Encenações, show musical com "A Pérola Negra" Neide Vital, contos de causo com Nonói (Noédson Valois) e a participação de Silas e seu Trompete. 
  • No campo literário lançamento do livro "O Menino Queria Ser Doutor" da autora Maria Tereza Reis, com o intuito de cariar recursos para o jornal com as vendas, o livro conta uma história referente ao senhor Joaquim Coutinho que ao se aposentar como servidor público foi estudar direitos.
  •  No campo histórico estava os seu Ex-Diretor Paulo Gabriel, figuras ilustres da cidade falando da importância do jornal para toda região na projeção de vídeo e as considerações da atual presidente da centenária Sociedade Filarmônica Minerva, Maria do Carmo Dantas manifestando-se ao jornal.
  •  No fechamento do evento um suculento coquetel oferecido aos presentes.




 TEOR DE POSTAGEM
LAÉNIO ALVES


14 julho 2015

BACO OU DIONÍSIO QUAL É O DEUS DO TEATRO?

LIBER PARTER
Deus da vinha, da fertilidade, das plantações, das rebeliões, da virilidade, proteção contra a inveja e principalmente da liberdade inclusive das mulheres. As adorações ao deus Líber eram chamadas de liberálias ou liberatos, geralmente eram festas com bebedeiras de vinho, danças, músicas que afrontavam aos seus governantes dando o sentido de liberdade e rebeldias em aqueles que os lideram, sexo e sacrifícios de animais. Era um deus romano que aparece antes do deus Baco mas com a mesma característica, nas suas adorações apareciam dramatizações em que os camponeses desobedeciam os seus senhores. Historiadores informam que Baco é uma confusão em Roma entre Liber e Dionísio da Grécia.
 Liber era também adorado na Itália como o filho da deusa romana Ceres e irmão de Líbera (que quer dizer livre). Com a contração de diversas culturas e etnias dos países invadidos pelo império romano, na sua diversidade surge uma confusão ao longo da história entre Liber e Dioníso no nome de Baco.

 As adorações ao deus Líber começam a atingir exageros chegando a serem proibidas pelo estado já que o mesmo temia um certo descontrole com a plebe facilitando rebeliões. Em 186 a. c. o estado decreta a proibição dos cultos ao deus Líber Partero pai da liberdade” como assim foi chamado.


Em, imagem se ver Liber diferente de Dionísio e Baco, ao em vez de jovem ele aparece um senhor com barbas grandes, com um grande órgão genital, segurando uma balança e ou com um cacho de frutas sobre o pênis.

 BACO
 O deus Baco é uma divindade adotada até mesmo pelos imperadores romanos, é o deus dos exageros da fertilidade, do vinho,  da ebriedade e especialmente do sexo. O deus Baco em Roma é filho do deus Júpiter (referente a Zeus) com a mortal Sêmele. Segundo a história quando Sêmele ainda estava grávida Juno (referente a Hera) com ciúmes enganou Sêmele pedindo que a mesma pedisse a júpiter que aparecesse em seu esplendor original, quando isso aconteceu Sêmele não suportando ficou só as cinzas, júpiter pegou o feto e terminou a gestação em sua coxa esquerda até o nascimento.

 Quando adulto Juno ainda com ciúmes cega Baco, e, ele vaga pelo mundo até a deusa Cibelle curar e lhe ensinar seus cultos e ele descobre os segredos da vinha, com o suco da uva transforma em vinho.

 Curado, ele sai pelo mundo ensinando seus ritos e os segredos do vinho passa pela Itália, Ásia e pela índia. As festas em seu nome eram chamadas de bacanais ou bacanalhas; geralmente com músicas, danças, sexo, comidas diversas, ebriedades, os seus adoradores eram chamados os bacantes; as festas eram também chamadas de festas bacantes. 

 Os bacanais foram proibido depois do cristianismo, Roma era uma terra politeísta e com a entrada do cristianismo foi taxado todo os seus deuses como pagãos e os ritos de sacrilégicom ameaça da pena de morte.Com tudo o maior apogeu do deus era mesmo em Roma.
 Assim, mesmo as escondidas, ainda era praticado os ritos tanto a Baco quanto a outros deuses mas  em Roma.
Baco geralmente aparece um jovem nu ou apenas com um manto, segurando um cântaro,  alguns cachos de uva e frutas.


DIONÍSIO
Deus grego, é um dos únicos ou se não o único dos deuses da antiga Grécia venerado até hoje, por atores de teatro, de cinema e outros, o mais próximo do teatro devido sua história, forma de adoração e o surgimento das tragédias e comedias durante os coros dos ditirambos em seus cultos.

 Dionísio é filho do rei dos deuses o grande Zeus com uma mortal, a princesa de Tebas Sêmele filha de Cadmo o rei e fundador da cidade estado e da rainha Harmonia.

Zeus seduziu Sêmele se passando por homem, lhe prometeu qualquer coisa jurando pelos votos do Estige, juramentos esses que nem as divindades poderiam descumprir,  ao engravidar Sêmele, a deusa Hera irmã e esposa de Zeus  com ciúmes, se passou pela ama de Sêmele e no sexto mês de gestação pediu a ela que fizesse um teste a Zeus, pedindo que o mesmo aparecesse em sua forma de Deus, assim Sêmele fez, Zeus sabendo que Sêmele não suportaria tal evento tentou dissuadi-la, mas ela insistindo e o juramento foi pelo Estige, Zeus se fez. Sêmele não suportou seu esplendor, Zeus pegou o feto de dentro das cinzas e terminou a gestação em sua coxa.

Ao nascer, daí a origem do nome Dionísio, nascido duas vezes (referente hoje em dia ao ator de teatro “nascer novamente”), duplo nascimento Dio = dois, niso  referente a nascimento. Depois do nascimento Zeus entregou o bebê aos seus tios maternos, sabendo, Hera os – enlouqueceu. Para evitar nova investida de Hera, Zeus levou o bebê  para ser criado no asilo das dríades, dos sátiros, das ninfas e do tempo onde nem os deuses podem invadir. Depois de grande quando sai do asilo, Hera cega Dionísio e o mesmo sai vagando pelo mundo até encontrar - se com a deusa Cibelle ou Réia, uma deusa titã da cultura, da natureza e da fé, é filha de Gaia (terra) e Urano (céu) na Frígia, a deusa lhe curou e lhe ensinou seus ritos, depois Sileno lhe ensinou a arte da fermentação do vinho, da natureza, da fertilidade. Dionísio ficou responsável em ensinar os segredos do vinho para os mortais ficando sobre si o poder da fermentação, daí ficou conhecido como o deus do vinho.

 O vinho como o nécta dos deuses, proporciona a ebriedade que lhe leva ao seu íntimo mais profundo, onde mora a natureza dos homens, assim o vinho é a chave e a ebriedade é a porta para o contato com os deuses. Por isso Dionísio é um deus presente.

Depois de passar pela Ásia, implantar o cultivo da uva e do vinho, passa nas Índias retorna a Grécia, peregrinou muito mas tendo sucesso até se tornar um deus do Olimpo e se reunir entre as assembleias sagradas, conquistou esse posto com sua popularidade, porque no olimpo só quem subiria eram os deuses titãs que eram os vencedores da guerra dos titãs e consequentemente os mais fortes, sábios e adorados. Dentro dessa perspectiva o grande fenômeno que quem fortalece um deus e seu mito é a quantidade de adoradores, quanto mais pessoas tem fé em um deus, mais esse se torna o mais poderoso, conquistador de crenças, de emoção e delírios por uma causa, várias causas ou todas as causas em seu nome, é esse o seu terreno e império, que o-faz ainda mais forte. Logicamente quanto mais um deus perde fieis mais esse se torna mais fraco até ser esquecido, o esquecimento é o único veneno que mata um deus. Todo deus para ser forte depende da sua quantia de adeptos, crentes e adoradore, quanto mais pessoas que dizem que mata e morre pelo seu deus como extremo da fé, mais isso torna seu deus mais forte, quanto mais a pessoa busca a esse deus acreditando na sua ajuda de qualquer forma, mais torna-o mais forte. Consequentemente os milagres acontecem quando um deus tem muita gente em seu nome, e, quanto mais milagres acontecem em nome desse deus mais ele conquista mais gente ainda que vai em busca dessas dádivas que esse deus oferece, ele se torna mais forte ainda por ser o mais conhecido e venerado, é como uma bola de neve.

Foi isso que aconteceu com Dionísio em relação a ebriedade do vinho, as fertilidades dos campos nas plantações e das pessoas, o prazer nas festas (DITIRAMBO), vendo que esse prazer festeiro aliviava a angústia e os sofrimentos da alma, e isso vira uma cura na alma, um milagre atribuído.


Outra forma que um deus aumenta sua popularidade se tornando mais forte e mais poderoso, é quando esse tem a sorte de ter um grande imperador ou grandes líderes de pessoas como seus adoradores, isso porque esse líder faz com que seus súditos adorem ao seu deus junto com ele, ao acontecer algo que tenha sido grandioso na vida desse súdito, é automaticamente atribuído ao deus como poder fazendo o deus mais ainda acreditado. Quando é do império a obrigação de adorar a esse deus, sob castigo até de morte o descumprimento, com o tempo e gerações as pessoas passam a não conhecer um outro deus, sofrendo assim uma alienação e rejeitando qualquer outra proposta de adoração. Era dessa forma os deuses se perpetuavam dentro dos seus feitos por séculos. 

Os ritos a Dionísio eram chamados de dionisíacas, as dionisíacas eram perambuladas em uma procissão de nome ditirambos, os ditirambos eram grandes odes musicais tocadas com tambores, liras, flautas e puxado por coros oníssono de 50 homens divididos em 5 por aldeia. Era presentes vinho, máscaras e vestimentas representando sátiros e  ninfas carregando um grande falo referente ao sexo, a fertilidade, a natureza e ao prazer. Durantes os coros eram soltado os gritos de evoé que era grito de saudação, evocação de alegria ao deus (os evoés também eram atribuídos a Baco em Roma). Os coros evoluem a categoria de dramas (o mesmo que ações). Por aí, os coros são organizados com os coreutas ou corifeus em perguntas e respostas, no fim da procissão era sacrificado um trago (bode), os coros eram referentes a morte do trago (bode) e esse dá-se o nome de tragoedias ou tragosoidés (o que se chama de tragédia), cantos ao bode, trago = bode, odia ou ode = canto. Os cantos ao bode eram acontecidos principalmente em Atenas e no monte do Timelys para ser visto e ouvido por todos, que em grego thea tron (teatro) “para ser visto” as dramatização com as odes ou cantos contavam o sofrimento dos grandes líderes, reis e até mesmo deuses, a história conta uma catarse, a catarse é uma purificação através do sofrimento, com o tempo as tragédias (tragoedias) evoluem chegando aos grandes tragediólogos que contam histórias de grandes heróis em que a proeza e o sofrimento se fundem.

Diferente das tragédias, as comédias cantavam os contos do povo mais simples chegando a evoluir também com os grandes comediólogos, com sua característica e máscara específica. A palavra comédia deriva da palavra komoidé que quer dizer atos burlesco, mas religioso. A máscara da comédia é um rosto alegre, rudimentar representando a ebriedade, o prazer do sofrimento daqueles que os oprime por ser superior, a em prantos representando é a da tragédia, é o efeito do destino inevitável que para uma purificação ou métron, um sofrimento a catarse. 

Aristóteles diz que a comédia surgiu dos cortejos fálicos, em que os jovens saiam nus com máscaras as vezes de animais, brincando com as pessoas em suas casas. Teria sido Suzárion o primeiro a organizar os coros cômicos em Icária um distrito da cidade Megária, dionisíaca rural.

Os ditirambos tinha as grandes dionisíacas urbanas e as menores rurais.


Geralmente Dionísio é representado como um jovem de grandes cabelos loiros, as vezes nu como a maioria das representações gregas aos deuses, as vezes com um manto cobrindo parte do tronco, meio embriagado, alegre com uma taça de vinho junto a uma Sátiro com cachos de uvas.

REFERENCIAS: