Nesse ano de 2015 o dia das crianças na cidade de América Dourada foi estendido começando no dia 11 deste mês de outubroaté o dia 12, com a extensão, foi contemplado os povoados de Ipanema, Lagoa dos Borges e Prevenido, alem dos lugares de costumes como Soares, Nova América e América Dourada. Para atender todos esses lugares foi chamado mais pessoas das animações como foi no caso das animações com palhaços do grupo Encenações.
O dia como já de tradição foi recheado com apresentações locais, o trenzinho da alegria, palhaços com brincadeira, pernas de pau, bonecos gigantes, malabaristas e a tradicional distribuição de brinquedos para as crianças carente do município.
Através do baluartes das crianças de América Dourada, uma pessoa de grande coração conhecido popularmente por Chico da Cenoura, da direção de cultura com a Pessoa de Antônio Marcio (Pirirí), a secretaria de educação, escolas e demais pessoas da comunidade o dia se torna uma mega festa com as criaturinhas de maior energia e esperança da especie humana, as crianças, tudo no seu dia onde elas brincam aprendem se divertem contagiosamente. Essa atitude de América Dourada nos levou a uma grande reflexão chegando virar até poesia:
EU ERA FELIZ E NÃO SABIA
Tenho certeza que o todo poderoso
Deu conta de me achar
Depois me disse com franqueza
Que o mundo é obra dele
E nós somos a sua riqueza
Isso é a razão da vida
Ele é a fonte de tudo
A razão do nosso viver
Tenho lembranças do passado
Quando eu mesmo ia fazer
Quando eu era criança
Morava numa fazenda isolada
Meus brinquedos eu mesmo fazia
Das vitrolas aos carrinhos de lata
E os tantos que eu mesmo produzia
Meus pais não tinham condições
Eu carregava tudo na esperança
Não aproveitei mais porque não via
Que o hoje o mundo me esperava
Lá, eu era feliz e não sabia.
Nos caminhos sem rumo do destino
Como recado aos cheios de avarezas
Isso hoje venho mostrar
É uma morte ao invés de vida
Uma criança não poder alegrar.
AUTOR CHICO DA CENOURA
AMÉRICA DOURADA 2015